Baixada SantistaSociedade

Velório de Pelé tem início na Vila Belmiro

velorio-pele-na-vila-belmiro-02012023095402365

Caixão com o corpo do Rei do Futebol entrou no gramado do estádio por volta das 09h30, meia hora antes do início da cerimônia de despedida, que é aberta ao público

Por volta das 9h30 desta segunda-feira (02), o caixão com o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, entrou pelo gramado da Vila Belmiro. Conforme anunciado, as 10h os portões do estádio foram abertos para que o público possa se despedir do ídolo do futebol.

caixao-carregado-02012023094334754

O ex-jogador Zé Roberto, do Santos FC, e Edinho, filho do ídolo do futebol e técnico do Londrina, carregam o caixão para o centro do campo da Vila Belmiro (Foto: Edu Garcia/R7)

Escoltado pela polícia, o carro funerário com o corpo de Pelé chegou à Vila Belmiro perto das 4h. O caixão, na cor preta com detalhes em prata, foi colocado no centro do gramado, na estrutura montada para o velório, e carregado por Edinho, filho de Pelé e técnico do Londrina (PR), pelo ex-jogador do Santos Zé Roberto e por seguranças do clube. Além de familiares, algumas autoridades estavam presentes, entre elas, o ex-ministro e ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e os presidentes da Fifa e da CBF, Gianni Infantino e Reginaldo Rodrigues, respectivamente.

Cerca de 50 coroas de flores já estão na Vila Belmiro, em homenagem ao Rei do Futebol – cujo nome será dado ao Porto de Santos pelo governo Lula e ao novo complexo viário da entrada de Santos pelo governo do Estado. Entre as coroas, a da Confederação Brasileira de Futebol, do Santos Futebol Clube, do jogador Neymar, do narrador esportivo Galvão Bueno, do ex- jogador Romário, do Consulado Geral da Coréia do Sul e do apresentador Silvio Santos.

Por volta das 10h, o melhor amigo de Pelé, Manoel Maria, chegou à Vila Belmiro. Com a camisa do Santos FC, ele entrou pelo acesso do Salão de Mármore e seguiu para o centro do campo, onde está o caixão. O primeiro compromisso de Tarcísio de Freitas (Republicanos) como governador de São Paulo foi comparecer ao velório do Rei Pelé. Ele chegou no local por volta das 11h15.

O enterro do Rei do Futebol está programado para acontecer nesta terça-feira (03), após cortejo do corpo do atleta pela cidade de Santos, com passagem pelo canal 6, onde mora dona Celeste, de 100 anos, mãe de Pelé. O local do sepultamento será no nono andar do cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, no bairro do Marapé, em ato reservado à família.

O tricampeão mundial morreu por falência múltipla dos órgãos. Edson Arantes do Nascimento estava internado desde 29 de novembro de 2022. Sua entrada no hospital ocorreu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

Com informações do G1 Santos e de A Tribuna

(Foto: Diego Vara/Reuters)

Leia também:

Tarcísio de Freitas toma posse como governador de SP após 28 anos de gestões tucanas

Praia Grande torna-se o segundo município mais populoso da Baixada Santista

COMPARTILHAR: