ABCBaixada SantistaSociedade

Mulheres de Santos e do ABC ganham treinamento de defesa pessoal em março

Leduor 10

Neste Mês da Mulher, Federação Sul Americana de Krav Maga convida público feminino para conhecer eficiente método para vencer o medo e evitar a violência

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Federação Sul Americana de Krav Maga, referência mundial em qualidade e precursora do Krav Maga (técnica de defesa pessoal) na América Latina, vai dar de presente treinamentos especiais para as mulheres durante todo o mês de março. Entre as regiões contempladas estão o ABC Paulista e a Baixada Santista, com aulas programadas para as cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Santos (veja abaixo).

Os aulões especiais serão realizados por instrutores habilitados e são destinados para mulheres maiores de 14 anos, independentemente de porte ou preparo físico, que queiram mudar a sua relação com o medo, sua autoestima e autoconfiança. Além de conhecer sobre a filosofia do Krav Maga, elas terão a oportunidade de vivenciar situações que podem ocorrer no dia a dia, como roubo de bolsa, puxão de cabelo, enforcamento e tentativa de estupro, e experimentar as possibilidades de defesa que o treinamento oferece.

“Nossa intenção é mostrar que quando a mulher adquire autoconfiança ela fica mais atenta aos sinais, se sente mais preparada para evitar a violência e deixa de ser um alvo fácil”, afirma o grão-mestre Kobi Lichtenstein. Presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, o israelense é faixa vermelha e a maior autoridade do método na América Latina.

Segundo o Estudo Global sobre Homicídios de 2023, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil atingiu o ápice do ranking mundial de homicídios e as mulheres representam 54% das mortes em contextos domésticos e 66% das vítimas de homicídios perpetrados por parceiros íntimos. Segundo o Atlas da Violência 2023, houve um aumento de 4,72% na taxa de homicídios femininos em lares brasileiros entre 2011 e 2021.

A partir de treinamentos orientados por profissionais habilitados, o praticante de Krav Maga aprende técnicas simples, rápidas e objetivas, que dão a ele a condição de responder a qualquer tipo de agressão, independentemente se o agressor é maior ou mais forte, ou mesmo se está armado.  O treinamento adequado trabalha tanto a parte física quanto a mental/emocional de quem pratica, simulando situações próximas à realidade, para que a pessoa tenha total controle de suas emoções e reações e saiba como agir, na proporção do ataque ou da ameaça sofridos.

Benefícios para as mulheres

O Krav Maga foi criado por Imi Lichtenfeld (1910-1998), na década de 1940, para que qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, pudesse se defender. Atualmente, 30% dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga são mulheres.

Os benefícios para o público feminino são diversos, segundo os especialistas. Além de melhorar a condição física, o Krav Maga confere aumento da autoestima, da autoconfiança e a mudança na relação com o medo torna as mulheres mais alertas e menos acovardadas.

“Vale ressaltar que é necessário treinar com um instrutor habilitado para que o resultado seja efetivo, porque o Krav Maga não é um esporte e sim uma modalidade de defesa pessoal, sem campeonatos ou competições, no qual o maior prêmio é a vida”, completa o mestre Kobi.

Este ano, a Federação Sul Americana de Krav Maga espera mais de 10 mil mulheres nos aulões, que serão realizados no Brasil, Argentina, Canadá, México e Portugal.

Datas e Horários – Seminário Krav Maga para Mulheres:

ABC Paulista 

Santo André

10/03, das 8h às 12h

Rua Ouro Preto, n⁰ 06, Vila Gilda

Professor Mário Franco

 WhatsApp (11) 94736-0019

 

São Bernardo do Campo

10/03, às 9h

Praça Giovanni Breda, nº 1640 – Bairro Assunção

Instrutora Laura e Instrutor Toni

WhatsApp (11) 98990-8335

 

São Caetano do Sul

10/03, das 08h às 12h

Rua Arlindo Marchetti, nº 338 – Bairro Santa Maria

Instrutor Marthus Daniel

WhatsApp (11) 99737-7962

 

Baixada Santista

Santos

09/03, às 14h; 10/03, às 9h

Avenida Afonso Pena, nº 511, sala 21. Estuário (entre os canais 5 e 6)

Professor Lucas Neves

WhatsApp (13) 99688-0035

Os treinamentos especiais para as mulheres durante o mês de março também serão oferecidos em diversos bairros da Capital, em cidades da Grande São Paulo (Guarulhos, Osasco e Mogi das Cruzes) e do Interior (Jundiaí, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Bragança Paulista, São José do Rio Preto e Taubaté).

Leia também:

Com Tele Dengue, São Caetano orienta munícipes via telemedicina

COMPARTILHAR: