Baixada SantistaPolítica

Kayo Amado é eleito presidente do Condesb

kayo amado presidente condesb

Prefeito de São Vicente terá como responsabilidade o trabalho em prol do desenvolvimento da Baixada Santista

Na manhã desta terça-feira (20), a 250ª reunião ordinária do Condesb foi marcada pela eleição do prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, em substituição a Márcio Cabeça (Republicanos), chefe do Executivo de Mongaguá. Durante o encontro, no salão do Hotel Mont Rey, José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, também foi reeleito vice-presidente do conselho.

Em seu mandato, que vai até fevereiro de 2025, Kayo Amado terá como principal atribuição a discussão e elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da Baixada Santista. O prefeito vicentino enalteceu o papel do antigo mandatário do Condesb e realçou a importância da integração das nove cidades da região em busca de melhorias em demandas comuns, como vulnerabilidade social e enchentes.

“Tive a oportunidade, ao longo deste período, de conhecer melhor o funcionamento do Condesb, esse trabalho da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista), que vive um novo momento, tendo se reorganizado. Pretendo levar ao Governo do Estado pautas envolvendo habitação e projetos macro, pois precisamos discutir o fato de vivermos numa região à nível do mar e, devido a isso, nossas cidades são constantemente afetadas pela alta da maré. Que possamos nos unir, com apoio dos deputados e vereadores para representarmos os interesses do cidadão e levar políticas públicas de ponta a ponta”, afirmou.

O novo presidente foi saudado pelos deputados estaduais Caio França (PSB) e Solange Freitas (União Brasil), presentes no evento, por representantes do Estado e pelo prefeito de Mongaguá, que reforçaram o compromisso em prol da região metropolitana. “Conseguimos, por meio do Condesb, R$14 milhões para a Baixada. Isso é uma conquista de todos. Os municípios estão vinculados um ao outro. Estamos juntos numa batalha para desenvolver a região metropolitana. Conte com o meu apoio, prefeito”, declarou Márcio Cabeça.

Também compuseram a mesa o secretário de Assuntos Estratégicos de Santos, Júlio Eduardo; o subsecretário de Assuntos Institucionais de Praia Grande, Rui Smith; o secretário de Governo de Itanhaém, Eliseu Braga Chagas; o vice-prefeito de Peruíbe, André de Paula; e o diretor-executivo da Agem, Vagner Bernardo.

Police Neto assegurou o compromisso do Estado em prol da Baixada Santista. “Parabéns pela conquista, prefeito. Trabalharemos juntos para enfrentar os desafios que temos pela frente”, garantiu o vice-presidente. O próximo encontro do Condesb será no dia 30 de abril em local ainda a ser definido.

Condesb

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista é formado pelos prefeitos dos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga, tendo como principal atribuição a busca pelo desenvolvimento da região como um todo, com desafios na mobilidade urbana, saneamento básico e habitação, entre outras áreas.

Leia também:

Aposentados podem pedir desconto de IPTU em Santos a partir desta segunda (19)

COMPARTILHAR: