ABCSociedade

São Caetano 145 anos: Auricchio inaugura parque em área das antigas Indústrias Matarazzo

Entrega Parque Municipal Província de Treviso e Inspetoria da Guarda Civil - 28 julho 2022 (112)

Parque Municipal Província de Treviso é o primeiro do Bairro Fundação

Nesta quinta (28), dia em que São Caetano do Sul comemora 145 anos, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) inaugurou o primeiro parque do Bairro Fundação: o Parque Municipal Província de Treviso, resultado de um investimento de R$ 9,5 milhões. Com 20 mil metros quadrados de área verde e de lazer, o local ainda agrega a primeira Inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal) da cidade.

Em parte do terreno das antigas Indústrias Matarazzo, o parque teve suas obras iniciadas em 2020, mas levou 17 anos para se tornar realidade – num processo que incluiu a descontaminação do terreno e a consequente liberação da área pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Auricchio ressaltou a alegria em realizar um sonho que começou a ser projetado em 2005, em sua primeira gestão como prefeito.

“Lembro-me que à época fui criticado por opositores e pessoas que não acreditavam no projeto de implantar um parque aqui no Bairro Fundação. Faço questão de recordar isso, para demonstrar o quanto é complicado levar adiante um projeto como esse na administração pública, principalmente por se tratar deste terreno, que levamos mais de uma década para conseguir aprovação da CETESB. Por isso, é com orgulho enorme que entregamos o Parque Municipal Província de Treviso”, resumiu Auricchio – que definiu pessoalmente o nome do espaço.

Em São Caetano funcionava todo o complexo químico das Indústrias Matarazzo, desativado em 1990, quando o grupo empresarial já estava em decadência. Dois anos depois, à beira da falência, Maria Pia Matarazzo, neta do fundador, abriu mão do controle das principais empresas do grupo, como Cerâmica Matarazzo, Matarazzo Papéis e Matarazzo Embalagens. O fundador daquele que um dia foi o maior conglomerado de empresas da América Latina, com unidades em várias localidades, foi o imigrante italiano Francesco Matarazzo (1854-1937).

O parque

Uma das ações do Programa ReFundação (2020-2025), o Parque Província de Treviso possui sanitários, lanchonete, área para o desenvolvimento da compostagem, ciclovia, pista de caminhada, quadras poliesportivas, espaço pet, academia da longevidade, playground e jardins de chuva. O paisagismo conta com espécies arbóreas nativas e grande parte do local é de vegetação – 250 árvores foram plantadas. Além disso, o parque foi construído com todas as adequações para receber festas temáticas, como a Festa Italiana, que neste ano volta a ser realizada durante todos os finais de semana de agosto.

Inspetoria da GCM

A primeira Inspetoria da GCM de São Caetano será um braço da Secretaria de Segurança no bairro. Com instalação para receber entre 60 e 70 guardas civis municipais, o local foi construído de forma estratégica dentro do parque.

Entrega Parque Municipal Província de Treviso e Inspetoria da Guarda Civil - 28 julho 2022 (72)

“O prefeito Auricchio determinou a implantação de inspetorias da GCM pelos bairros. O objetivo é a descentralização e a otimização dos serviços da corporação, além de interagir melhor com a população. Esta é apenas a primeira de cinco que pretendemos implantar até o fim de 2024”, explicou o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

Bolo

Entrega Parque Municipal Província de Treviso e Inspetoria da Guarda Civil - 28 julho 2022 (93)

Ao final da cerimônia de entrega do Parque Província de Treviso e da Inspetoria da GCM, cerca de 3 mil pessoas puderam se deliciar com bolo de 130 kg oferecido aos moradores.

Missa relembra e homenageia imigrantes italianos

A programação de eventos pelos 145 anos de fundação de São Caetano ainda teve a tradicional missa de aniversário, na primeira igreja da cidade, a Paróquia São Caetano (Matriz Velha), também no Bairro Fundação. A celebração, que lotou a paróquia, contou com as presenças do prefeito José Auricchio Júnior, da primeira-dama, Denise Auricchio, de autoridades civis e militares do município e moradores.

Missa de Aniversário de São Caetano - 28 julho 2022 (33)

A missa foi celebrada pelos párocos Luís Carlos Francisco (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Paulo Borges (Paróquia Sagrada Família), Felipe Cosme Damião Sobrinho (Paróquia Nossa Senhora da Candelária), Flávio Gomes de Alcântara (Paróquia Santo Antônio) e Gilberto Dias Nunes (Paróquia São Caetano).

Antes de iniciar a celebração, foi lido um resumo da história de São Caetano do Sul, desde a fundação da Fazenda São Caetano, até a chegada dos primeiros imigrantes italianos e o início do processo de emancipação político-administrativa, com o surgimento da Sociedade Amigos de São Caetano e do Jornal de São Caetano, criados para lutarem pela autonomia do município, distrito de Santo André até 1948.

(Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS)

Leia também:

ProSaúde Fila Zero já apresenta resultados em São Caetano

 

COMPARTILHAR: