ABCSociedade

ProSaúde Fila Zero já apresenta resultados em São Caetano

prosaúde fila zero 1

Lançado oficialmente há um mês, programa acelera exames, consultas e cirurgias represados pela pandemia 

O programa ProSaúde Fila Zero, da Prefeitura de São Caetano do Sul, completa um mês de seu lançamento oficial nesta quarta-feira (27) e já apresenta relevantes resultados na diminuição da fila de espera por exames, consultas e cirurgias represados pela pandemia. Com R$ 11 milhões de investimentos, o objetivo é agilizar os procedimentos e, até dezembro, realizar diversos mutirões, além de atendimentos pelo novo serviço de TeleMedicina, iniciado em 11 de julho, e agendamentos de pacientes que aguardam por especialistas nas unidades por meio do Saúde nos Bairros.

Alguns procedimentos do ProSaúde Fila Zero tiveram início no mês de junho, como o mutirão de consultas em Ortopedia, com previsão de realizar mil atendimentos por mês no Centro de Especialidades Médicas do Bairro Fundação (mais de 600 pessoas já receberam atendimento na especialidade); o mutirão de cirurgias ginecológicas, com oito procedimentos por semana (histerectomias, prolapso de útero, câncer de ovário, câncer de colo de útero, câncer de endométrio, prolapso genital, miomatose, cistos ovarianos, sling para correção de incontinência urinária, laqueaduras, entre outros); e o mutirão de consultas e cirurgias urológicas, com previsão de 25 cirurgias e 250 consultas presenciais mensais.

O mutirão de cirurgias urológicas teve início no dia 25 de junho, com a realização de 21 procedimentos, sendo 17 vasectomias, duas cauterizações de HPV, uma de hidrocele (acúmulo de líquido dentro do escroto envolvendo o testículo) e uma prostatectomia. Até dezembro, serão realizadas mais de mil consultas presenciais e de 100 cirurgias, incluindo prostatectomias, vasectomias, cauterizações, cirurgias de próstata, ressecção de bexiga, entre outras.

Também iniciaram os atendimentos extras em Fisioterapia, que ocorrem aos sábados. Nos primeiros mutirões, em junho, 168 pacientes foram atendidos e a expectativa é fechar o mês de julho com mais 840 pessoas atendidas.

Todos os atendimentos são realizados por agendamento, respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias. Um planejamento minucioso estudou as especialidades com maior demanda e definiu prioridades para o programa, que vai realizar 2,3 mil cirurgias; 25 mil consultas; 13,3 mil exames e 4,8 mil atendimentos em Fisioterapia, além dos procedimentos de rotina.

“O ProSaúde Fila Zero reflete todo esforço que a gestão municipal faz para atender às necessidades da população. A pandemia trouxe grandes desafios ao sistema público de saúde. Para atender a demanda e evitar contágio, suspendemos alguns atendimentos e cirurgias eletivas. Hoje, com a estratégia do ProSaúde estamos atendendo em diversas frentes e reorganizando as filas de cirurgias, exames e consultas”, explica a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Saúde nos Bairros

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a Secretaria de Saúde realizou o primeiro mutirão de consultas especializadas do Saúde nos Bairros, ação que faz parte do programa ProSaúde Fila Zero. A atividade ocorreu na UBS Angelo Antenor Zambom, no Bairro Boa Vista, e realizou 734 atendimentos no período.

“Fizemos o levantamento da demanda reprimida da unidade e priorizamos 1.100 pessoas que aguardavam há mais tempo por consultas de especialistas. Desses, 1.035 aceitaram o agendamento para as datas disponíveis e 734 compareceram às consultas”, destacou Regina Maura.

Foram atendidas 11 especialidades: Cirurgia Plástica, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Vascular, Gastroenterologia, Odontologia Buco-Maxilo e Oftalmologia, além dos trailers odontológico e oftalmológico.

As maiores demandas estavam concentradas nas especialidades de Ortopedia (241 agendamentos), Urologia (155 agendamentos), Cardiologia (143 agendamentos), Neurologia (114 agendamentos) e Dermatologia (110 agendamentos).

Até dezembro será realizado um mutirão por bairro, nas seis unidades que têm maior demanda reprimida por consultas com especialistas (e totalizam 14,6 mil atendimentos). Na lista estão ainda as unidades Amélia Locatelli, Caterina Dall’Anese, Nair Spina Benedicts, João Luiz Pasqual Bonaparte e o Centro Policlínico Gentil Rstom.

prosaúde fila zero 2

Mutirão de cirurgias gerais, incluindo endoscopia e colonoscopia, e de cirurgias oftalmológicas tiveram início nas primeiras semanas de julho

Oftalmologia

Entre os dias 11 e 15 de julho, o ProSaúde Fila Zero iniciou as cirurgias gerais, com a realização de 13 procedimentos. A meta é fechar o mês com 80 endoscopias e 60 colonoscopias realizadas (só no dia 09 foram 20 endoscopias e 15 colonoscopias; mais três dias foram dedicados à realização dos procedimentos).

As cirurgias oftalmológicas também foram iniciadas, no Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares, com a realização de 40 cirurgias de catarata, no último dia 09. Nos próximos três meses serão realizadas 320 cirurgias oftalmológicas, sendo: 200 de catarata, 30 de plástica ocular, 45 lasers capsulotomia e 45 lasers de iridotomia, além de 1.800 atendimentos ambulatoriais, todos aos sábados e em horários alternativos.

“Só de catarata serão 200 cirurgias extras, além das que realizamos durante a semana. A cirurgia de catarata leva em torno de 10 a 15 minutos, dependendo da complexidade do paciente. Já as plásticas oculares levam em torno de uma hora”, detalha o coordenador médico do Hospital de Olhos, Guilherme Murrer.

A maior demanda por cirurgias oftalmológicas é a de catarata, que está diretamente ligada ao envelhecimento. Jorge Elisio, 69 anos, foi um dos pacientes que realizou a cirurgia. “A cirurgia é muito rápida, demorei um pouco para ser chamado, por conta dos exames pré-operatórios. Estou tranquilo e sei que logo estarei enxergando tudo.”

Antônio Décio Ambrósio, 80 anos, já realizou o segundo procedimento. “Quando passei por atendimento, logo me encaminharam para a cirurgia. Esperei dois meses para fazer a primeira vista e hoje vim fazer a segunda. A cirurgia é excelente, enxergo bem na claridade, as cores, leio, estou enxergando demais. Aqui o atendimento é nota mil”, comemorou o paciente após finalizar a cirurgia.

“Desde o início do ano estamos adotando diversas medidas para retomada da educação, da área social e da economia. Mas, o que tínhamos mais preocupação era com a saúde no cenário pós-pandemia. Temos hoje o reflexo do setor que, por mais de 20 meses, se dedicou exclusivamente ao combate à pandemia”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

Odontologia

O ProSaúde Fila Zero também abrange o atendimento odontológico, iniciado em 30 de junho. Serão 5 mil consultas, 500 cirurgias e 500 tratamentos de canal, até o final do ano, com mutirões de cirurgias odontológicas, integração disciplinar em especialidades odontológicas, otimizando o tempo final de tratamento, além do Programa Municipal de Pré-Natal Odontológico.

Inovações tecnológicas

Segundo a secretária de Saúde, as sequelas da pandemia vêm sendo resolvidas com a indispensável ajuda da tecnologia. “Estamos trazendo resolutividade em consultas, com atendimento especializado em cinco consultórios virtuais por 12 horas diárias. São 900 consultas por semana em Endocrinologia, Cardiologia, Dermatologia, Neurologia, Vascular, Urologia e Otorrinolaringologia”, conta.

Outra novidade que apoia as ações do programa é a Central de Acesso ao ProSaúde Fila Zero. Desde 1º de julho, uma assistente virtual faz a confirmação de consultas e exames via WhatsApp. Além disso, o serviço disponibiliza um canal direto com a Central de Agendamentos, para que o morador tire suas dúvidas sobre agendamentos, exames e procedimentos.

Oncologia 

Nenhum atendimento de urgência foi paralisado durante a pandemia. Consultas, exames, cirurgias e tratamentos de diversas especialidades foram mantidos. A Oncologia, por exemplo, registrou aumento de 25% nos atendimentos.

Leia também:

Fábio Jr. abre Festa de Aniversário de São Caetano nesta quinta

 

 

 

COMPARTILHAR: