Calendário inclui shows de Fábio Jr., Art Popular, Porão 99 e Luiza Possi, Festa Italiana e entrega de obras; em encontro com jornalistas, prefeito apresentou plano para a cidade seguir no caminho do desenvolvimento
Em entrevista coletiva à imprensa após café da manhã, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) anunciou os festejos pelos 145 anos de fundação de São Caetano do Sul e detalhou o plano para a cidade seguir no caminho do desenvolvimento, após ter superado os momentos mais críticos da pandemia. O evento foi realizado nesta sexta-feira (22), no CECAPE (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona.
“Temos uma missão muito clara, que é melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso com o aprimoramento dos serviços públicos para que a roda desenvolvimentista de São Caetano do Sul não pare”, afirmou o chefe do Executivo, acompanhado pelos secretários Jefferson Cirne da Costa (Governo) e Bruno Vassari (Chefia de Gabinete). Além de ter o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, o município figura no topo do ranking nacional de cidades sustentáveis, que considera o cumprimento dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).
A boa qualidade de vida dos moradores está assegurada com uma Saúde mais humana, uma Educação que garante o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes, um arco de proteção social fortalecido e com geração de emprego e renda. A qualificação dos serviços públicos passa pelo investimento em tecnologia. E assim, com inovação, a Prefeitura trabalha para atender a população em todas as suas necessidades.
Aniversário de entregas
A entrega de grandes obras tem destaque na programação de aniversário. No dia 28 de julho, na sequência da Missa pelos 145 anos, será inaugurado o Parque Municipal Província de Treviso, no Bairro Fundação. Uma conquista histórica, após mais de uma década de atuação da Prefeitura para conseguir a autorização da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em processo que incluiu a descontaminação do solo de parte das antigas Indústrias Matarazzo.
Questionado sobre a escolha do nome oficial do parque, Auricchio – que definiu pessoalmente Província de Treviso em vez de Parque Matarazzo (como já vinha sendo tratado) – explicou: “O critério foi uma homenagem aos primeiros imigrantes italianos que chegaram a São Caetano oriundos da província italiana de Treviso (na região do Vêneto). Mas na prática, não vai ter jeito, todo mundo vai chamar Parque Matarazzo.” No local também funcionará a Inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal).
Já no dia 31 de julho será entregue o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria, a maior obra da história da cidade no setor, onde antes existia a escola municipal Eda Mantoanelli – que já foi uma unidade estadual de ensino. Agora serão duas escolas: a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Terezinha Dario Fiorotti e a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosana Aparecida Munhos, além de ginásio poliesportivo coberto e duas quadras esportivas descobertas.
Em agosto, estão previstas as inaugurações do Atende Fácil Saúde e do CISE (Centro de Integração de Saúde e Educação) da Terceira Idade do Bairro Fundação. Outras grandes obras estão em andamento ou em fase de projetos, como um segundo Complexo Educacional, Esportivo e de Lazer, no Bairro Mauá; o Novo Viaduto Independência; as intervenções do Programa Novo Centro, iniciando pela requalificação urbana da Praça Cardeal Arcoverde e da Rua Santa Catarina; o Pronto Cardio e o Complexo Municipal da Pessoa com Deficiência.
“Estes investimentos em infraestrutura são símbolos da visão de futuro do governo. Mas não podemos nos esquecer de que a população tem carência de lazer, por conta dos dois anos de pandemia. Há a necessidade de nos confraternizarmos, de nos encontrarmos com as pessoas. Por isso, além de comemorarmos os 145 anos de São Caetano, preparamos uma programação de festejos para celebrarmos a vida”, ressaltou Auricchio.
Shows e Festa Italiana
Em quatro noites de julho, o Espaço Verde Chico Mendes será o palco de grandes shows: Fábio Jr. (Dia 28), Art Popular (Dia 29), Porão 99 (Dia 30) e Luiza Possi com a Big Band da Fundação das Artes (Dia 31). Para todos os gostos, do romântico ao clássico e MPB, passando por pagode e rock.
Após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia, a tradicionalíssima Festa Italiana estará de volta, nos quatro fins de semana de agosto, no Bairro Fundação, ocupando a rua (barracas) e a área de shows do novo Parque Província de Treviso (Matarazzo).
(Foto: Letícia Teixeira / PMSCS)
Leia também:
Mercado Oxxo prevê investimento de R$ 80 milhões em Santo André e 50 unidades pela cidade