ABCSociedade

Santo André conquista prêmio estadual de saúde pelo segundo ano seguido

2 - Prêmio saúde

Município recebeu troféu David Capistrano por trabalho realizado pela Saúde Mental com jovens LGBTQIAPN+

Santo André conquistou pelo segundo ano consecutivo o prêmio David Capistrano, que foi entregue na noite desta sexta-feira (17), no encerramento do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), realizado em São Pedro. O trabalho premiado foi “Saúde Mental Infantojuvenil LGBTQIAPN+ em Cuidado no Território Afetivo de Santo André”, produzido pela equipe da Saúde Mental, que no ano passado também levou a premiação por trabalho realizado com gestantes pelo Consultório na Rua.

“Santo André mais uma vez é referência em políticas públicas e pelo segundo ano consecutivo ganha uma premiação tão importante como essa. Estamos exportando nossa experiência para todo o Estado. Mérito de uma equipe mega competente e que não mede esforços para entregar o melhor para a população de Santo André”, comenta o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior, que participou do congresso.

No trabalho vencedor, as equipes de Saúde Mental de Santo André apresentaram diversas ações realizadas no município para garantir às pessoas e adolescentes LGBTQIAPN+ espaços para expressão de sua identidade de gênero e orientação sexual, como o Grupo DiVeraCidade, que promove encontros em parques e centros culturais, além do Grupo de Família, que promove discussões sobre o tema.

Além de Santo André, outras 14 cidades do Estado receberam o prêmio David Capistrano e mais 15 municípios foram agraciados com menção honrosa. Foram avaliados 1.496 trabalhos de 138 cidades paulistas – no total, Santo André inscreveu 19 trabalhos. Todos os premiados nesta sexta-feira estão garantidos automaticamente na premiação “Brasil, aqui tem SUS”, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorrerá em julho.

“Santo André mais uma vez se destaca pelas iniciativas inovadoras voltadas ao cuidado da nossa gente. Seguimos exportando boas práticas e sendo exemplo de políticas públicas eficientes”, comemora o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Cidade Sede

Durante o congresso do COSEMS/SP, foi realizada uma assembleia entre os secretários municipais de saúde para definir a sede do evento do próximo ano. Santo André, Santos, Ubatuba e Bragança Paulista se inscreveram para receber a edição de 2024. As cidades agora serão visitadas por uma comissão que vai analisar e divulgar até o fim do ano o município escolhido.

(Foto: Divulgação/PSA)

Leia também:

Coleta de resíduos recebe 86,4% de aprovação e é o melhor serviço público de Santo André

COMPARTILHAR: