ABCSociedade

Coleta de resíduos recebe 86,4% de aprovação e é o melhor serviço público de Santo André

Coleta de resíduos Santo André

Pesquisa do Instituto Indsat traz o melhor resultado desde 2020

O instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) divulgou nova pesquisa que aponta que a coleta de resíduos porta a porta continua a ser o melhor serviço público de Santo André, aprovada por 86,4% da população. Este é o maior índice de aprovação da série histórica, realizada pelo instituto desde novembro de 2020.

No atual levantamento, a coleta – de responsabilidade do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) – recebeu um total de 785 pontos, entre os 16 serviços municipais avaliados, alcançando Alto Grau de Satisfação. O Indsat divide a cidade em setores e realiza a avaliação junto a 600 moradores.

São cinco setores no total, sendo que o setor 3 – composto por Vila Apiaí, Jardim Stella e arredores – foi aquele em que os munícipes ouvidos relataram a melhor satisfação com o serviço da autarquia, com 92,9% de aprovação. A pesquisa considera uma margem de erro de quatro pontos porcentuais sob um intervalo de confiança de 95%.

O superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, comemora o reconhecimento em mais um levantamento. “A coleta porta a porta é um serviço essencial para a nossa cidade e uma prioridade da atual administração, principalmente porque este tipo de serviço é essencial para a saúde pública. Por isso, nos empenhamos sempre para melhorar a qualidade dos trabalhos. Resultados como este demonstram que o Semasa segue sendo referência em gestão de resíduos”, diz.

Coleta de resíduos Santo André (2)

Semasa realiza a coleta de resíduos porta a porta em 100% do município; resíduos úmidos são recolhidos três vezes por semana e secos uma vez por semana

O Semasa realiza a coleta de resíduos porta a porta em 100% do município, recolhendo resíduos orgânicos e recicláveis em dias alternados. Os resíduos úmidos são recolhidos três vezes por semana e os secos uma vez por semana. No Centro e no bairro Casa Branca os dois tipos de resíduos são coletados de segunda a sábado. O lixo úmido é destinado ao Aterro Sanitário Municipal, também gerenciado pela autarquia, e os materiais provenientes da Coleta Seletiva são encaminhados às duas cooperativas de reciclagem.

Além da pesquisa do Indsat, levantamento divulgado no final do ano passado pelo Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) mostrou que Santo André está entre as cinco melhores cidades paulistas em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com o último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu). No ranking, a cidade figura ainda como a primeira da região do ABC e da Região Metropolitana de São Paulo, à frente, inclusive, da Capital.

(Fotos: Divulgação/Semasa)

Leia também:

Exemplo: Idoso de 77 anos volta à sala de aula no ABC para realizar sonho de ter um diploma

COMPARTILHAR: