ABCSociedadeVídeos

Santo André recebe prêmio nacional por trabalho com gestantes em situação de rua

1 - Prêmio Atenção Primária Forte - Caminho Para a Saúde Universal (1)

Iniciativa desenvolvida pelo Consultório na Rua já havia sido reconhecida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

A equipe do Consultório na Rua de Santo André conquistou na noite desta quinta-feira (14) o primeiro lugar na 17ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”, realizada em Campo Grande (MS), e recebeu o prêmio Atenção Primária Forte: Caminho Para a Saúde Universal. A premiação, que chega à terceira edição, é promovida pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo CONASEMS (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde) dentro do 36° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

“Reduzindo Danos e Protegendo Vidas: Cuidado às Gestantes em Situação de Rua, Usuárias de Substâncias Psicoativas na Cidade de Santo André/SP” é o título do trabalho premiado e tem como autor o encarregado técnico Antônio Rinaldo Pagni. Os co-autores são a psicóloga Carla Leonel Rocato, a médica Deborah de Oliveira Mancuso, o agente redutor de danos José Félix de Oliveira, a enfermeira Maureen de Alencar Filone e a técnica de enfermagem Maria do Carmo do Nascimento.

“Foi uma noite muito emocionante. Ser reconhecido por um trabalho que nada mais é que o nosso dia-a-dia é muito especial. Agradeço toda a equipe que esteve comigo nesse trabalho. Estamos muito felizes e orgulhosos”, declara Pagni, que desembarcou em Santo André nesta sexta-feira (15). O profissional estava no congresso na capital sul-mato-grossense desde segunda-feira (11), representando a equipe do Consultório na Rua, que está sob a gestão da Coordenadoria de Saúde Mental do município.

Veja o momento do anúncio do primeiro lugar para Santo André:

“Na semana que o Brasil se chocou com a notícia de que uma mulher foi violentada sexualmente no momento do parto, temos em Santo André o outro lado: a cidade recebendo dois prêmios por uma experiência exitosa, uma linha de cuidado, um modelo de atenção verdadeiramente cuidadoso e humanizado às mulheres de rua, invisíveis no seu cotidiano, discriminadas e violentadas por tantas vulnerabilidades sociais. Os prêmios tornam-se um símbolo de luta, resistência e esperança de um SUS forte, produtor de equidade e direitos humanos”, afirma a coordenadora de Saúde Mental, Marinês Santos Oliveira.

Marines Oliveira e Antonio Pagni - Saúde Mental Santo André

Celebração: Marinês Santos Oliveira, coordenadora de Saúde Mental de Santo André, e Antônio Rinaldo Pagni, encarregado técnico do Consultório na Rua e autor do trabalho premiado

Além do reconhecimento à área de Saúde do município inscrito, o primeiro colocado recebeu certificado e ganhará uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de organização da rede de Atenção à Saúde, centrada na Atenção Primária, ou uma viagem para participar de evento de âmbito internacional a ser indicado pela OPAS/OMS. Também foram premiadas iniciativas das cidades de Laranjal do Jari, no Amapá (3º lugar), e Mâncio Lima, no Acre (2º lugar). Suzano, na Grande São Paulo, recebeu Menção Honrosa.

Destaque

Na mesma noite, os profissionais de saúde andreenses também conquistaram, pelo mesmo trabalho, o prêmio Ideia SUS 2022, em sua primeira edição, concedido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas. Pelo primeiro lugar da região Sudeste, o trabalho será acompanhado por um ano pela Fiocruz, que publicará um livro sobre esse processo de curadoria em Saúde e ainda produzirá um vídeo com as cinco experiências destacadas em cada região brasileira (também os destaques de Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

2 - Consultório na Rua Santo André - gestantes

Antes de ser premiado nacionalmente, trabalho com gestantes em situação de rua, usuárias de substâncias psicoativas, já havia conquistado prêmio estadual

Em março, a equipe já havia sido premiada na 18ª Mostra Experiências Exitosas do COSEMS-SP (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo) e conquistado o Prêmio David Capistrano 2022, em sua 11ª edição. “Santo André mostra ao Brasil o SUS que dá certo. O SUS promotor de equidade. O SUS promotor de vida saudável”, comemora o secretário municipal de Saúde, José Police Neto.

“Com todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, com muitas pessoas que infelizmente perderam plano de saúde e migraram para o SUS, conseguimos avançar e mostrar que o sistema de saúde dá certo, ampliando as ações de cuidado à nossa gente”, completa o diretor da Secretaria de Saúde, Victor Chiavegato.

É possível conhecer o trabalho premiado no vídeo:

Leia também:

São Caetano do Sul é a melhor cidade do Brasil em ranking de cidades sustentáveis

COMPARTILHAR: