Coluna do Baena

Ribeirão Pires quer consolidar o turismo de fim de semana

turismo eventos ribeirão pires

Durante encontro com jornalistas nesta semana para falar do Festival do Chocolate e antecipar o calendário de eventos 2023/2024, o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), deixou claro que uma das metas de sua gestão é consolidar a cidade turisticamente e fazer o dinheiro circular em seu território, beneficiando toda uma cadeia de economia criativa (chocolateiras, artesãos etc.) e promovendo a geração de renda. O chefe do Executivo, no entanto, tem muito claro que a vocação do município é para o chamado turismo de fim de semana ou turismo de um dia. “No último fim de semana, por exemplo, o Hotel Pilar teve 100% de ocupação em razão de evento temático que estava sendo realizado aqui em Ribeirão Pires”, destacou. Na esteira da volta de seu evento mais famoso, Guto negocia a instalação na cidade de uma unidade da fábrica de chocolates artesanais Spinassi, de Campos do Jordão – com potencial de gerar 60 empregos. “Isso vai fazer Ribeirão se firmar ainda mais no setor e fortalecer o Festival do Chocolate”, aposta. Em tempo: o Festival do Chocolate 2023 terá dois estandes de cervejarias artesanais do município e, posteriormente, será realizada a corrida Choco Run.

Cortesia

Ramuth recebeu convite e posou para foto ao lado do prefeito e da princesa

Prefeito Guto Volpi e Princesa do Chocolate entregam convite de festival para o vice-governador de SP (Foto: Divulgação)

Na tarde de terça-feira (11), o prefeito Guto Volpi esteve no Palácio dos Bandeirantes, acompanhado da Princesa do Chocolate 2023, Jennifer Rodrigues, para convidar o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), para o 14º Festival do Chocolate, que faz parte do calendário oficial de eventos do Estado e será realizado de 28 de julho a 13 de agosto, em Ribeirão Pires. Jennifer entregou uma caixa de bombons feitos com chocolate artesanal da cidade a Ramuth e deixou outra, além de um convite para o festival, para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que não participou da agenda devido a outros compromissos. Jennifer agora começará a visitar as câmaras municipais e prefeituras do Grande ABC, além dos gabinetes de deputados na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Nova legislação

Treinamento nova lei de licitações - 12 julho 2023 (30)

Prefeitura de São Caetano capacita profissionais sobre a Nova Lei de Licitações (Foto: Letícia Teixeira)

Uma das primeiras cidades do Brasil a já ter iniciado processos de contratação por meio da Nova Lei de Licitações, São Caetano do Sul apresentou o novo Sistema Informatizado de Contratações a 95 profissionais da administração direta e indireta. O treinamento foi realizado quarta-feira (12), no Palácio da Cerâmica, sede da Prefeitura, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos servidores, especialmente sobre a lei nº 14.133/2021, que tem prazo de implantação obrigatória até 30 de dezembro, e o decreto 11.914, de 12 de abril de 2023, que consolida a norma em âmbito municipal. Representante da empresa Smar APD, Hiandro Silva detalhou o funcionamento do sistema e as adequações realizadas para atender às exigências da nova legislação. “O treinamento de hoje foi apenas o primeiro de muitos que estão planejados” projeta a secretária municipal de Gestão e Governo Digital, Carla Nascimento.

Solidariedade

bazar metropolitano

Centenas de pessoas aproveitam ofertas do Bazar da Campanha Metropolitana do Agasalho (Foto: Amauri Pinilha)

Mais de 300 pessoas participaram do Bazar Solidário da 15ª Campanha Metropolitana do Agasalho, realizado na quarta-feira (12), no Palácio das Artes, em Praia Grande. Os Fundos Sociais de Solidariedade das nove cidades da Baixada Santista se reuniram na ação. Toda a renda do evento será usada para a compra de cobertores, que serão divididos entre os municípios participantes. A prefeita Raquel Chini (PSDB) e a presidente do Fundo Social de Praia Grande, Maruca Mourão, recepcionaram os convidados, e a chefe do Executivo até aproveitou para fazer umas comprinhas. A Campanha Metropolitana do Agasalho, que ficou suspensa por três anos por causa da pandemia, será encerrada no dia 30 de agosto durante evento em São Vicente. Até lá, cada cidade segue com seus eventos de arrecadação e distribuição de peças.

Rápidas

Os nomes de Clóvis Volpi (PL), ex-prefeito de Ribeirão Pires; João Veríssimo, o Juiz João (PSD), atual presidente da Fundação Casa; e Átila Jacomussi (Solidariedade), ex-prefeito e deputado estadual eleito em 2022, despontam como prefeituráveis de Mauá para 2024 em disputa com Marcelo Oliveira (PT), que tentará reeleição.

Em São Bernardo, o deputado estadual Luiz Fernado Teixeira já foi oficializado pelo PT como candidato do partido ao comando do Executivo no ano que vem. Em 2022, tanto Lula, para presidente, quanto Fernando Haddad, para governador, venceram as eleições na cidade.

Santos é uma das cidades vencedoras da 5ª Ação de Reconhecimento do Conviva Educação, plataforma virtual de gestão fundada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Também foram selecionados os municípios de Aral Moreira (MS), Olindina (BA), Cachoeira do Sul (RS) e Normandia (RR). Todos participarão do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, de 06 a 09 de agosto, em Cuiabá (MT).

Com o tema Rota do Empreendedorismo, o 5° Meeting Empresarial de Santo André será realizado no dia 02 de agosto,  das 07h30 às 12h30, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. Palestras do prefeito Paulo Serra (PSDB), do navegador e escritor Amyr Klink e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, além de Rodrigo Borges, cofundador do Buscapé e sócio-fundador da Domo Invest, e Vicente Marino, CEO Latam da Bridgestone.

Ribeirão Pires promove o melhor dos anos 50 com o Rock This Town Festival. O evento tomará conta do Paço Municipal neste fim de semana (dias 15 e 16), das 12h às 20h, e reunirá atrações de época com direito a pin-ups, teddy boys e girls, dançarinos embalados por bandas de rockabilly, covers do rei do rock, Elvis Presley, e expositores.

Não procede a informação do prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), de que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município atende mais de 50% da população da vizinha São Vicente, como ele disse durante discurso que desagradou o prefeito vicentino, Kayo Amado (Podemos), e foi relatado por esta coluna. Portanto, é fake, não é fato.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

COMPARTILHAR: