Coluna do Baena

Em reunião com o Estado, Condesb cobra medidas de combate a desastres naturais na Baixada Santista

condesb daee reuniao

Em resposta à solicitação do presidente do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), Kayo Amado (Podemos), prefeito de São Vicente, técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (Daee) se reuniram com autoridades da Baixada Santista para debater medidas preventivas de combate a desastres naturais oriundos das chuvas e da alta da maré na região. Além do chefe do Executivo vicentino, participaram o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSD), e representantes das cidades de Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e Guarujá.

Em seu discurso, Kayo Amado, que havia solicitado o encontro ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu a Região Metropolitana da Baixada Santista e cobrou intervenções do Estado em prol da segurança da população, sobretudo dos moradores que habitam em áreas vulneráveis. “Estamos aqui para pautar a mesa do Governo de São Paulo. Se não tivermos uma força-tarefa para a Baixada, sofreremos assim como o Litoral Norte”, disse.

Inclusão e diversidade

Sandro Dias

Com patrocínio do banco BV, Sandro Dias vai inaugurar seu instituto social em Santo André (Foto: Divulgação)

O banco BV, uma das maiores instituições financeiras privadas do País, firmou parceria com o hexacampeão mundial de skate Sandro Dias para colocar de pé o Instituto que leva o nome do atleta, nascido em Santo André. A cidade do ABC Paulista será sede do espaço, que vai oferecer aulas gratuitas de skate e outras atividades para cerca de 100 crianças e adolescentes — especialmente meninas — em situação de vulnerabilidade social. “O esporte transformou minha vida, abriu portas e me levou a lugares inimagináveis. Com o patrocínio, vou poder dividir com essa nova geração um pouco da minha gratidão pelo skate e apresentar novas atividades e possibilidades que muitas vezes não chegam às periferias”, resume o skatista, conhecido como Mineirinho.

A inauguração está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. “É uma honra unir forças com um atleta de ponta como o Sandro Dias para melhorar a realidade de centenas de pessoas”, explica Tiago Soares, gerente executivo de Marketing Institucional e ESG do banco BV.

Tarde de outono

cha de outono fss scs

Chá de Outono do Fundo Social de Solidariedade é sucesso em São Caetano (Foto: Eric Romero)

O salão do CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade Moacyr Rodrigues, no Bairro Santa Paula, ficou repleto de convidados para o 5º Chá de Outono, evento do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul. A verba arrecadada no evento desta quarta-feira (20) servirá para dar continuidade às atividades da entidade, como os cursos de capacitação e o atendimento às famílias necessitadas.

“Além de criar uma maior interação entre as pessoas, é uma forma de angariarmos recursos para a continuidade dos cursos de capacitação. Por isso, é fundamental a participação de toda a sociedade nestes eventos. O nosso sentimento é de puro agradecimento pela presença de todas e pelo auxílio das nossas voluntárias”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Denise Auricchio. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) marcou presença.

Rápidas

– Com investimento de R$ 3 milhões, foi inaugurada nesta sexta-feira (22) a primeira loja da marca de automóveis elétricos e híbridos BYD em Santo André, no bairro Jardim. Trata-se da nova aposta da concessionária De Nigris no município.

– A Câmara de Santo André realizou, na quarta-feira (20), sessão solene em comemoração aos 75 anos do Educandário Santo Antônio. Iniciativa da vereadora Dra. Ana Veterinária (União Brasil).

– Shows de Luan Santana, Fábio Jr., Nadson O Ferinha, Roupa Nova e Matheus & Kauan integram a programação de aniversário de Cubatão, divulgada nesta sexta (22). O município comemora 75 anos de emancipação político-administrativa em 09 de abril.

– Inaugurado em 11 de março, o Centro de Referência para Dengue de Santo André atingiu neste dia 22 a marca de 1.144 atendimentos a pacientes com sintomas da doença. Deste total, 338 (29,5%) tiveram o diagnóstico positivo e iniciaram tratamento. O equipamento é o primeiro do gênero no Estado.

– O Grande ABC irá decretar estado de emergência para a dengue a partir deste sábado (23). A decisão foi tomada em conjunto após avaliação das secretarias de Saúde dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da região.

– Até 07 de abril, será possível conferir duas caricaturas da designer santista Márcia Okida na mostra “Batom, Lápis e o que Elas Quiserem”, durante o Salão Internacional do Humor de Piracicaba. O evento é o maior do gênero no País. As obras de Márcia representam as cantoras Clara Nunes e Rita Lee.

– Natural de Brasília, a vice-prefeita de São Vicente, Sandra Conti (PSD), foi homenageada nesta semana pela Câmara Municipal com o título de Cidadã Vicentina. Moradora da cidade há 32 anos, ela ingressou na política em 2016.

– A campanha de arrecadação de ovos de Páscoa do Fundo Social de Solidariedade de Santos termina na próxima terça (26). Para doar ovos de chocolate de 150 gramas, que serão entregues para crianças de 117 instituições, basta se dirigir à sede do FSS, na avenida Conselheiro Nébias, 388.

– O programa Moeda Verde, da Prefeitura de Santo André, foi um dos três finalistas do prêmio Smart City Expo, realizado durante a edição brasileira do Smart City Expo World Congress, maior evento de tecnologia do mundo, em Curitiba (PR).

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

COMPARTILHAR: