ABCSociedade

Guto Volpi anuncia atrações do Festival do Chocolate e antecipa calendário de eventos de Ribeirão Pires

Coletiva Imprensa - Apresentação calendário 2023 - 2024 - Gabriel_Mazzo (2)

Prefeitura da Estância Turística projeta agenda que supera cem eventos por ano; Feira Literária, Festa Italiana, festivais musicais e gastronômicos integram programação

O prefeito Guto Volpi (PL) apresentou nesta terça-feira (12) o calendário municipal de eventos 2023/2024, na sede da Emarp (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires). Durante o anúncio, o chefe do Executivo da Estância Turística revelou que o planejamento supera cem atividades, entre feiras, festivais culturais e gastronômicos, numa programação extensa e que ocupará quase 50 semanas anualmente.

A volta do tradicional Festival do Chocolate, em sua 14ª edição, depois de um hiato de três anos, é o grande destaque. “Após o período da pandemia de Covid-19, o pessoal volta com força para esse evento, que é a nossa cereja do bolo, com diversidade cultural e a gastronomia assumindo a identidade do festival, com mais espaços para os doces. Teremos ainda mais de 75 atrações culturais, sendo 80% desse número de artistas da região”, declarou Guto.

A expectativa é receber um público rotativo de 40 mil pessoas a cada dia de evento, que será realizado entre 28 de julho e 13 de agosto, no Complexo Ayrton Senna, com shows de nomes como Roupa Nova, Isabella Taviani, Demônios da Garoa, Ana Cañas, Paula Lima, Falamansa, Gian & Giovani, Henrique & Diego e Biquini Cavadão. “Tudo ficará concentrado no Ayrton Senna. Não teremos atividades na Vila do Doce, onde está sendo concluída a revitalização”, explicou o prefeito. O investimento é de R$ 2 mihões, sendo R$ 1,5 milhão da Prefeitura e o restante custeado por patrocinadores.

Mais eventos

Guto revelou que pretende adicionar novos eventos ao calendário ribeirão-pirense, com foco em arte e cultura, além da exploração da natureza que circunda o município. Entre as novidades, o prefeito citou festivais de jazz e chorinho e uma Festa Italiana, além da continuidade da Entoada Nordestina, que teve sua primeira edição neste ano, e da FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires).

“Vamos intensificar o circuito religioso, uma aposta do nosso segmento turístico, também o circuito gastronômico, vamos celebrar os 50 anos do movimento hip hop, sempre prezando pela qualidade das festividades. Ribeirão vive um novo momento, de desenvolvimento econômico, de atrair empresas e de consolidar a cidade turisticamente. Por isso, um calendário dinâmico e eclético de eventos até o final deste ano e para 2024”, complementou o prefeito.

Fazem parte do calendário anual para os exercícios de 2023 e 2024 a Entoada Nordestina, em março; a tradicional Festa do Pilar, entre abril e maio; o Old Classic (encontro de carros antigos e estilizados), Corpus Christi e Festa de Santo Antônio, em junho; Feira Mundo Novo, Rock This Town e Copa Sejel Veteranos e Kids, em julho; Festival Vocacional e Circuito Empreenda Tur, em agosto; Festival Oriental e de Samba Rock, em setembro; Festa Italiana, entre setembro e outubro; FLIRP, em outubro; Feira Vegana e Expo Cães, em novembro; Festival do Cambuci e Natal Iluminado, em dezembro.

Ingressos para o 14º Festival do Chocolate

A Prefeitura divulgará ainda nesta semana a relação dos pontos de troca dos ingressos para as atrações principais do 14º Festival do Chocolate. Além de endereços na cidade, a sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, será ponto de troca. Também outros locais em Mauá e São Caetano.

Cada ingresso para as atrações principais será trocado por 2 kg de alimentos não perecíveis ou 2 Kg de ração para pets. O início da troca está previsto para o próximo dia 18, com limite de cinco ingressos por pessoa. O 14º Festival do Chocolate contará com 30 chalés gastronômicos, 25 expositores de artesanato, área kids e Reino Encantado da Princesa do Chocolate, em espaço estruturado para acolher os visitantes.

Confira os destaques da programação da festa:

JULHO

Dia 28 – Roupa Nova

Dia 29 – Atitude 67

Dia 30 – Show da Luna e Isabella Taviani

AGOSTO

Dia 04 – Demônios da Garoa

Dia 05 – Ana Cañas (canta Belchior) e Paula Lima (canta Rita Lee)

Dia 06 – Bob Zoom e Falamansa

Dia 11 – Henrique & Diego

Dia 12 – Gian e Giovani

Dia 13 – Mundo de Kaboo e Biquini Cavadão

(Foto: Gabriel Mazzo)

Leia também:

Santo André e São Bernardo figuram em lista de campeãs em infidelidade conjugal

COMPARTILHAR: