Coluna do Baena

Em Paranapiacaba, autoridades do setor fomentam turismo ferroviário em SP

turismo ferroviario sp

Em uma viagem de Litorina (trem de passeio de luxo), que partiu da Estação da Luz, na Capital, rumo a Paranapiacaba, em Santo André, começou a ser formulado nesta semana, por autoridades do setor, o Programa Estadual de Turismo Ferroviário. Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, classifica o projeto como o maior do gênero no Brasil, com oportunidades para o desenvolvimento regional. O objetivo é acrescentar pelo menos 10 trens turísticos à malha ferroviária paulista – com mais de 12 mil quilômetros -, como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista e Tambaú-Ribeirão Pires. “Podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso Estado. Atualmente, temos apenas 250 quilômetros sendo utilizados para o turismo e esse número pode aumentar. Precisamos, literalmente, colocar São Paulo de volta nos trilhos”, afirmou Lucena.

Vila Ferroviária

Após o desembarque em Paranapiacaba – o destino não poderia ser mais apropriado -, o secretário estadual visitou alguns pontos turísticos da antiga vila ferroviária, ao lado do vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL), e do secretário de Meio Ambiente do município, Fábio Picarelli, que fará parte de um grupo de trabalho criado durante a viagem para apresentar, em até 60 dias, documento com as metas de curto, médio e longo prazos que servirão de base para o programa. “Paranapiacaba merece ser priorizada pelo poder público por toda história e beleza que possui, sendo assim, o turismo ferroviário só irá trazer ainda mais brilho para a região”, comentou Picarelli. Com mais de 50 intervenções realizadas pela atual gestão andreense para promover a vila, Roberto de Lucena manifestou apoio do Estado para que Santo André se torne um Município de Interesse Turístico (MIT).

Meio Ambiente

Circuito das abelhas (1)

Prefeitura de Ribeirão Pires lança o Circuito das Abelhas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, lançou nesta quinta-feira (06) o Circuito das Abelhas. O projeto, que faz parte do Condomel – Abelhas da Mata, visa divulgar à população local e aos turistas colmeias de espécies nativas sem ferrão ao redor da cidade, além de ampliar o conhecimento sobre esse tipo de inseto. “O Circuito das Abelhas é uma iniciativa para promover a conscientização sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e incentivar a preservação dos polinizadores. Ao proteger as abelhas, estamos cuidando da biodiversidade e contribuindo para a manutenção dos ecossistemas”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente, Andreza Araújo.

Pódio

O Brisamar Shopping, de São Vicente, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), na categoria Eventos e Promoções – para até 30 mil de ABL (Área Bruta Locável). É a primeira vez que um empreendimento da Baixada Santista recebe o troféu, considerado o Oscar do setor varejista. O case apresentado foi “Brisageek SV – Edição K-Pop e Cosplay”, evento que precisou esperar a pandemia passar para ser colocado em prática. “Sentimos que entregamos o melhor e agora podemos ficar ainda mais orgulhosos de todo nosso trabalho”, comentou a gerente de marketing do estabelecimento, Viviane Morimoto. O evento geek do Brisamar Shopping tem previsão de voltar agora em julho com novidades.

Mestres e Doutores

Campus Conceicao USCS_Divulgação

USCS abre inscrições para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado; cursos são oferecidos no Campus Conceição (Foto: Divulgação / USCS)

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) está com inscrições abertas para seus programas de Mestrado em Administração, Comunicação, Educação e Saúde, além do Doutorado em Administração e Pós-Doutorado em Comunicação e Educação. As aulas ocorrem no Campus Conceição (rua Conceição, 321 – São Caetano). Mais informações sobre os cursos oferecidos e as áreas de concentração podem ser obtidas no site da universidade. As inscrições podem ser feitas neste linkEm tempo: a USCS recebe até esta sexta-feira (07), inscrições para o seu processo de vestibular para ingresso no segundo semestre deste ano. São mais de 40 cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Computação, Comunicação Social, Direito, Educação, Engenharia, Formação de Professores, Negócios e Saúde, incluindo a modalidade a distância.

Mais USCS

Comcipas 5

Reitor da USCS, Leandro Prearo, destaca serviços oferecidos à população de São Caetano (Foto: Ana Paula Lazari/USCS)

O reitor da universidade, Leandro Prearo, apresentou a estrutura do Campus Centro aos membros do Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social de São Caetano do Sul (Comcipas), durante reunião mensal. Dentre cursos e principais projetos, Prearo destacou os serviços oferecidos à comunidade, em especial, na área da saúde. “Além das clínicas do curso de Medicina, visitamos o laboratório de simulação realística, que é um grande investimento da USCS na área e que, certamente, contribui para a formação de grandes médicos para São Caetano e para a nossa região”, explicou o reitor.

Bateu…

entrega habitacional sv

“Torta de climão” entre prefeitos de Santos e São Vicente durante entrega de unidades habitacionais repercute (Foto: Divulgação)

Aconteceu no início da semana, mas ainda repercute no meio político da Baixada Santista a “cutucada” do prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), ao chefe do Executivo santista, Rogério Santos (PSDB), durante entrega das chaves de 640 unidades habitacionais em território vicentino (no bairro Cidade Náutica) a famílias que viviam em palafitas em Santos. “É importante reforçar que estes cidadãos estão saindo de Santos, onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Estado é o terceiro, sendo o sexto no Brasil, e vindo para São Vicente, 121ª colocada em São Paulo, e 249ª no Brasil. Uma cidade com apenas 10% da população no mercado formal de trabalho, a 590ª colocada no Estado, enquanto Santos é a 22ª”, cutucou Amado em seu discurso.

… Levou

“A nossa UPA (Unidade de Pronto Atendimento), prefeito Kayo, atende mais de 50% da população de São Vicente”, retrucou o prefeito de Santos. A fala de Rogério Santos irritou o prefeito vicentino, que deixou o palco. Tudo na presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Por sinal, ambos foram cobrados por mais apoio a São Vicente. Kayo Amado apontou que o índice de pobreza registrado no município ultrapassa 18%, enquanto na cidade vizinha a taxa é de 8%. Ele ainda afirmou que, até o final de junho, Santos já arrecadou mais capital do que São Vicente arrecadará até o final do ano de 2023. “Hoje estamos aqui cumprindo um contrato assinado há dez anos. As pessoas são muito bem-vindas, mas as cidades não podem ter essa condição de desigualdade como têm hoje. Quem nasce em São Vicente não tem menos direitos de acesso a serviços públicos”, completou.

Panos quentes

O governador de São Paulo garantiu que vai estreitar o diálogo do Estado com o poder público municipal, a fim de disponibilizar mais recursos para São Vicente. “O prefeito nos fez cobranças. E ele está certo. Quero garantir ao Kayo que não faltará suporte do Estado na infraestrutura, na saúde, entre outros. É importante o prefeito fazer essa cobrança na frente do vice-presidente e da bancada federal”, pontuou Tarcísio de Freitas. Alckmin foi na mesma direção sobre o apoio da União. Entre as autoridades presentes, o deputado estadual Tenente Coimbra (PL) saiu em defesa de Kayo Amado e definiu a atitude do prefeito de São Vicente como “um ato de amor pela cidade”. Por outro lado, houve quem apontasse a saída de cena como falta de traquejo para lidar com a situação e de coragem para “ouvir verdades” do prefeito vizinho. Por mais que tentem disfarçar, ainda não está tudo bem.

Rápidas

A Prefeitura de São Caetano publicou a lei que cria o Nosso Prato, primeiro restaurante popular da cidade. O equipamento tem previsão de entrar em funcionamento em setembro, na esquina das ruas Manoel Coelho e Conde Francisco Matarazzo, no Centro.

Mais de 60 atrações, envolvendo cerca 300 artistas de Santo André e do ABC, vão passar pelo 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que será realizado nos dois últimos finais de semana deste mês (dias 22, 23, 29 e 30). Todas as atrações e atividades são gratuitas, apenas é sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.

Desta sexta (07) até domingo (09), a 8ª edição do Festival Santos Café promete fazer a alegria dos coffee lovers no Centro Histórico santista. Serão mais de 80 atrações em nove locais, com direito a workshops, gastronomia variada, espaço instagramável, lazer para pets e degustação da bebida que é a atração principal do evento. Cerimônia de abertura às 19h, no Museu do Café (rua XV de Novembro, 95).

Destaque da 15ª Campanha Metropolitana do Agasalho, que envolve os nove municípios da Baixada Santista, o Bazar Solidário Metropolitano será realizado na próxima quarta (12), no Palácio das Artes, em Praia Grande.

O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, recebe neste sábado (08), a partir das 10h, a 16ª Feira de Brechós do ABC. O local também será palco, a partir das 14h, do já tradicional “Forró Pé de Calçada – Cada um Belisca um Pouco”.

Já no Parque Central, também em Santo André, tem o Festival do Morango, Churros e Chocolate, sábado (08) e domingo (09), das 10h às 21h. A entrada é solidária (1 kg de alimento não perecível) e, além das opões gastronômicas, o evento contará com extensa programação musical.

O vice Luiz Zacarias segue tocando os trabalhos na Prefeitura de Santo André. Mesmo em período de rápidas férias (15 dias), o prefeito Paulo Serra (PSDB), se mantém ligado nos acontecimentos da cidade.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: