ABCSociedade

Fundação do ABC antecipa troca de comando e elege Carlos Maciel presidente

fuabc

Diante da decisão das prefeituras mantenedoras da Fundação do ABC de antecipar em três meses a troca de comando da entidade (uma estratégia política) , o Conselho de Curadores elegeu na manhã desta terça-feira (19),  o advogado Carlos Roberto Maciel como novo presidente. Ele substitui a médica Maria Bernadette Zambotto Vianna, que assumiu a FUABC em fevereiro deste ano, indicada por Santo André.

Teoricamente indicado por Santo André e empossado para período tampão (até o final de 2017), Maciel deve continuar à frente da instituição, com apoio do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). O novo presidente exerce atualmente o cargo de secretário da Coordenadoria de Assuntos Governamentais de São Bernardo e caberá justamente ao município a indicação à presidência para o mandato 2018-2019 (cada prefeitura se reveza na administração da entidade a cada dois anos).

No início deste mês, Morando questionou se Maciel aceitaria assumir a FUABC. “O prefeito garantiu esse apoio e agora estou aqui, com objetivo de fazer o melhor para que a Fundação mantenha os princípios que foram as razões de sua constituição em 1967”, afirmou.

Após assinar o termo de posse, o novo presidente reforçou a necessidade de resgatar o protagonismo da entidade, que gerencia equipamentos de saúde em cidades do ABC, Grande São Paulo e litoral do Estado. “A Fundação precisa retomar o equilíbrio econômico-financeiro para que possa cumprir sua finalidade e recuperar o protagonismo nos serviços de saúde, o que vai demandar enorme sacrifício de todos (cortes e redução de despesas não estão descartados para equacionar a gestão).”

Representante de São Bernardo, Wagner Kuroiwa, permanece como vice-presidente, assim como Adriana Berringer, de São Caetano, continua à frente da Secretaria-Geral. No próximo dia 28, o Conselho de Curadores fará sua primeira reunião sob o comando do novo presidente.

Leia também:

Márcio França define Guti, de Guarulhos, na vice-presidência do PSB e “promove” prefeitos do ABC

COMPARTILHAR: