Coluna do Baena

Santo André: Moeda Verde alcança 1 milhão de quilos de recicláveis recebidos

1 - Moeda Verde Núcleo Apucarana - Foto - Helber Aggio_PSA (41)

O Moeda Verde, programa da Prefeitura de Santo André que troca material reciclável por alimentos, chegou à marca de 1 milhão de quilos de recicláveis recebidos. Desde 2017, quando a iniciativa foi criada pelo Fundo Social de Solidariedade e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram entregues mais de 200 toneladas de hortifrúti a famílias em situação de vulnerabilidade. “O Moeda Verde é uma das práticas que fizeram com que a nossa cidade se tornasse referência também na educação ambiental, na questão de manutenção e nas práticas criativas de baixo custo e alto impacto. No programa está presente um conceito muito especial que é a limpeza da comunidade, a cultura, a economia de recursos para a Prefeitura e, na outra ponta, quanto mais os moradores reciclam, mais empregos geramos nas cooperativas de reciclagem”, explica o prefeito Paulo Serra (PSDB). Nesta sexta-feira (28), o Moeda Verde chegou ao Núcleo Apucarana, onde residem aproximadamente 250 famílias. A comunidade, localizada no Jardim do Estádio, é o 25º local a ser beneficiado pela ação.

Referência

7 - Moeda Verde Núcleo Apucarana - Foto - Helber Aggio_PSA (31)

Criado em 2017 pela Prefeitura de Santo André, Moeda Verde chegou nesta sexta-feira (28) ao Núcleo Apucarana (Fotos: Helber Aggio)

Além de contribuir para o sustento de suas famílias, ao separar e descartar corretamente o material no Moeda Verde, os moradores colaboram para a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário de Santo André e permitem que as comunidades se tornem mais limpas. Como parte do Plano de Metas municipal, a expectativa é que o programa esteja em 30 comunidades até o final da atual gestão. Presente no Núcleo Apucarana, a deputada estadual e primeira-dama, Ana Carolina Serra (Cidadania) – que nesta semana foi eleita presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) – tem como proposta fazer com que a experiência exitosa seja expandida para outras regiões do Estado, assim como o Moeda Pet, que promove a troca de garrafas plásticas por ração para cães e gatos.

Futuro

1 - Lançamento Santo André 500 anos - Foto - Eduardo Merlino_PSA (1)

Prefeitura lança programa Santo André 500 anos, modelo inédito no planejamento e gestão do município (Foto: Eduardo Merlino)

Como parte das comemorações dos 470 anos da cidade, a Prefeitura de Santo André promoveu na noite desta quinta-feira (27) o lançamento oficial do programa Santo André 500 anos. O evento foi realizado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, com a presença de mais de 200 convidados. O objetivo é planejar o futuro para as próximas três décadas, a partir de um conjunto de estratégias de longo prazo, visando uma cidade mais inclusiva, moderna, solidária, sustentável e referência para outros municípios brasileiros. Durante o evento, o prefeito Paulo Serra apresentou a capa da publicação “Santo André 500 Anos”, que será entregue em abril de 2024 com as diretrizes dos quatro eixos que estruturam o programa (Humano, Econômico, Urbano e Ambiental e de Gestão e Inovação) para o desenvolvimento contínuo da cidade até o quinto centenário, em 2053.

Destinos top 1

Guarujá e São Vicente concorrem ao Prêmio Top Destinos Turísticos (Foto: Helder Lima)

São Vicente e Guarujá concorrem mais uma vez ao Prêmio Top Destinos Turísticos, que identifica e seleciona os melhores municípios para viajar no Estado de São Paulo. Premiada em 2022, na categoria Turismo de Compras, São Vicente – a primeira cidade do Brasil – concorre novamente na mesma categoria e em Turismo de Esportes. Já a “Pérola do Atlântico” disputa em três categorias neste ano: Turismo Náutico, Ecoturismo e Turismo de Sol e Praia. Na primeira e segunda edição, Guarujá foi premiada na categoria Turismo de Sol e Praia. Já na quarta edição o município venceu na categoria Turismo Náutico. Agora em 2023 o prêmio chega à quinta edição.

Destinos top 2

A votação é online e termina no dia 26 de maio. É possível votar em quantas categorias desejar e será computado apenas um voto por pessoa e categoria. Em 07 de junho serão apresentados três finalistas por categoria e, no dia 17 de junho, os vencedores – escolhidos por júri especializado – serão conhecidos em premiação a ser realizada no Parque da Uva, em Jundiaí. O Prêmio Top Destinos Turísticos é promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB ) e Skal Internacional São Paulo.

Rápidas do ABC

A programação do aniversário de 470 anos de Santo André chega ao Parque Central neste domingo (30), a partir das 10h. Entre as atrações, o concerto Elton John Sinfônico, com Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) e a banda Elton John Diamonds, às 11h, e o show “Sambablues”, com João Suplicy, às 14h. A organização sugere a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis na entrada.

Tradicional na região do ABC desde a década de 1980, a Missa de São José Operário, Padroeiro dos Trabalhadores, será realizada na segunda (1º), às 10h, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Basílica Menor), na Praça da Matriz s/n°, no Centro de São Bernardo. A celebração conta, em especial, com fiéis que buscam uma recolocação profissional.

A 85° Festa de Nossa Senhora do Pilar começa neste sábado (29), em Ribeirão Pires, e vai até segunda (1º), na Capela do Pilar (Rua Alecrim, 01 – Pilar Velho). Tradicional evento do Circuito Religioso da cidade, a festa contará com missas, bingo, procissões, passeio ciclístico, ação social, corrida, praça gastronômica e shows. Entrada gratuita.

Rápidas da Baixada Santista

Na segunda-feira (1º), acontece a 4ª edição da tradicional Corrida Maria dos Remédios. O evento faz parte calendário oficial de São Vicente, sendo realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer. A largada será às 07h30, na areia da praia do Itararé, no Ilha Porchat Clube.

Criado por alunas de Psicologia da Unimes (Universidade Metropolitana de Santos), o documentário “Flutuando, O Olhar Através da Escuta”, estreia neste sábado (29), às 18h, no Centro Cultural Patrícia Galvão, em Santos. A obra aborda questões de pessoas em situação de rua que estão na Baixada Santista.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

 

COMPARTILHAR: