ABCGrande SPPolítica

Márcio França define Guti, de Guarulhos, na vice-presidência do PSB e “promove” prefeitos do ABC

frança guti

O prefeito de Guarulhos, Guti, foi definido como 2º vice-presidente do PSB paulista. O anúncio foi feito durante o 11º congresso da sigla, realizado no final de semana.

O líder socialista em São Paulo, Márcio França – vice-governador do Estado -, aproveitou a ocasião para se fortalecer entre os prefeitos do partido na Região Metropolitana. Tanto que, durante o encontro, Atila Jacomussi, de Mauá, e Kiko Teixeira, de Ribeirão Pires, ambos municípios da região do ABC, foram contemplados com cargos na executiva estadual.

Kiko Teixeira e Atila Jacomussi (ao fundo): Grande ABC na executiva estadual do PSB

Trata-se de uma estratégia de França para impulsionar sua candidatura ao governo de São Paulo em 2018, uma vez que já é um nome de expressão na Baixada Santista (foi prefeito de São Vicente) e, garantidos os apoios na Grande São Paulo, o próximo passo seria a conquista do interior do Estado – onde o PSDB, do governador Geraldo Alckmin, tem força. Jonas Donizette, prefeito de Campinas, segue na 1ª vice-presidência (no início do ano, ele manifestou simpatia por uma chapa PSB/PSDB para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes, ideia rejeitada pelos tucanos).

França, que segue na presidência do partido, anunciou oficialmente, no sábado (16), diante de 2.350 delegados do PSB (número recorde em congressos da legenda), sua candidatura ao governo de São Paulo. A surpresa foi a presença do prefeito da Capital, João Doria, do PSDB, na Assembleia Legislativa lotada. Ele exaltou França como uma importante liderança estadual.

Outro chefe de Executivo do ABC que já declarou apoio ao projeto do atual vice-governador é Lauro Michels – desde 2016 rompido com o grupo de Orlando Morando, prefeito de São Bernardo e um dos nomes ventilados no ninho tucano à disputa pelo governo paulista. Nos bastidores, o nome de Michels, prefeito de Diadema, chegou até mesmo a ser ventilado para o cargo de vice de França numa futura chapa. Embora no PV, ele se aproxima cada vez mais do PSB.

Leia também:

Poupatempo amplia serviços com hora marcada em Santo André

 

 

COMPARTILHAR: