ABCEconomia

Ford anuncia fechamento da fábrica de São Bernardo

fabricacaminhoesford

A Ford anunciou nesta terça-feira (19) que vai fechar sua fábrica em São Bernardo do Campo, que emprega atualmente cerca de 3 mil trabalhadores. A companhia também sairá do mercado de caminhões na América do Sul.

Em balanço referente a 2018, a Ford apresentou prejuízo de US$ 678 milhões na região. O encerramento da produção no ABC e a saída do mercado de caminhões seriam “passos para o retorno à lucratividade sustentável de suas operações”.

Além de caminhões, a unidade de São Bernardo, a mais antiga da montadora no Brasil (onde o primeiro modelo nacional pesado foi fabricado em 1957), produz o hatch Fiesta, que sairá de linha. O fechamento ocorrerá ao longo de 2019 (não foi definida uma data).

“Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre nossos funcionários de São Bernardo do Campo. Por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, disse o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, em nota.

As vendas dos modelos produzidos em São Bernardo continuarão até o fim dos estoques. A marca lançou um plano de reestruturação global e acaba de estabelecer uma parceria com a Volkswagen para a fabricação de veículos utilitários.

Plenária

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC havia convocado os trabalhadores para cobrar, nesta quinta (21), melhorias na unidade da Ford em São Bernardo.

O ABC

Recentemente, a General Motors ameaçou encerrar suas atividades em São Caetano. Pelo visto, uma turbulência ronda o berço da indústria automobilística.

Leia também:

Paulo Serra remodela Consórcio e restabelece diálogo com os prefeitos do ABC

 

COMPARTILHAR: