ABCSociedade

Fiocruz visita Santo André e troca experiências sobre o projeto Consultório na Rua

Visita Fiocruz - Foto - Helber Aggio_PSA (5)

Instituição carioca vai produzir um livro e um documentário sobre as práticas realizadas no serviço, que foi premiado nacionalmente em 2022 

A Secretaria de Saúde de Santo André recebeu um grupo de profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interessados em conhecer mais sobre o projeto Consultório na Rua, iniciativa da equipe de Saúde Mental que deu ao município premiações nacionais em 2022. Durante a visita, na sexta-feira (16), os funcionários da instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas recolheram informações do programa para a elaboração de capítulo de um livro, além de um documentário que será exibido no canal Futura. 

A visita da Fiocruz começou pelo gabinete da Secretaria de Saúde, onde os profissionais foram recepcionados pela equipe da Saúde Mental e pelo secretário da Pasta, Gilvan Junior. Depois, o grupo partiu para conhecer as dependências da República Infantojuvenil, na Vila Guiomar, e trocou experiências com as equipes que atuam no Consultório na Rua. Essa foi a segunda visita presencial da instituição à cidade, sendo que a primeira ocorreu em março.  

“Satisfação imensa saber do interesse da Fiocruz no projeto do Consultório na Rua. Tivemos uma conversa muito produtiva, com troca de informações e experiências que certamente trarão bons frutos para Santo André. Não é de hoje que os trabalhos realizados pelas nossas equipes da Saúde Mental têm despertado interesse de outras cidades e instituições e isso mostra a seriedade com que tratamos esse tema. As diversas premiações que recebemos ao longo dos últimos anos comprovam tudo isso”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior. 

Visita Fiocruz - Foto - Helber Aggio_PSA (4)

Curadoras da Fiocruz com profissionais do Consultório na Rua de Santo André

A visita da Fiocruz faz parte da curadoria oferecida pela instituição para Santo André em razão dos prêmios recebidos pelo Consultório na Rua em 2022 por meio do trabalho “Reduzindo Danos e Protegendo Vidas: Cuidado às Gestantes em Situação de Rua, Usuárias de Substâncias Psicoativas na Cidade de Santo André/SP”.  A iniciativa ficou em primeiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho Para a Saúde Universal, promovido pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), dentro da 17ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”.  

O projeto também conquistou, em 2022, o Prêmio David Capistrano, organizado pelo Cosems/SP (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo), como parte da 18ª Mostra “Experiências Exitosas”. Por fim, ainda levou o “IdeiaSUS – Fiocruz é SUS: Direito Universal à Saúde, Equidade e Democracia”, importante prêmio oferecido pela instituição carioca 

“Estamos no período de curadoria que Santo André teve direito graças ao prêmio IdeiaSUS que conquistou em 2022. Tivemos alguns encontros virtuais e agora esse presencial. Conversamos com o secretário de Saúde e com a equipe para conhecermos os facilitadores e dificultadores do Consultório na Rua. Temos como princípio que esse trabalho de Santo André seja replicado em outras cidades. Foi uma visita muito produtiva, vimos um secretário de Saúde muito interessado no projeto e isso é muito importante, traz ganho para a cidade”, comentou Claudia Beatriz Le Cocq, coordenadora da curadoria, que esteve acompanhada de Marta Gama de Magalhães, também coordenadora, Carolina Chaccur Abou Jamra, curadora, e Laiane de Lima Martins, assistente. 

Coordenadora da Saúde Mental de Santo André, Marinês Santos de Oliveira enalteceu a parceria com a instituição. “O prêmio vem desdobrando encontros potentes com a Fiocruz, aprimorando e fortalecendo o conhecimento da equipe e reconhecendo toda trajetória histórica do Consultório na  Rua de Santo André. A produção editorial será de suma importância para que seja apresentado o projeto de cuidados das pessoas em situação de rua, mas principalmente que sirva como norteador para outros municípios”, pontuou. 

Consultório na Rua

A unidade de Consultório na Rua foi implantada em 2013, sendo oriunda da equipe de Redução de Danos. Atualmente, conta com uma equipe de Modalidade III, composta por médicos clínicos, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem e agentes redutores de danos. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, sob gestão da coordenação da Saúde Mental do município. 

O projeto visa acolher de forma humanizada e ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O Consultório na Rua realiza atividades de modo itinerante. Entre elas, estão o acolhimento e o atendimento integral das demandas – como abordagens, orientações, trabalho de desenvolvimento de vínculos, cadastramento, consultas, curativos, medicações e encaminhamentos, em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

(Fotos: Helber Aggio)

Leia também:

Auricchio autoriza início das obras de complexo educacional, esportivo e cultural no Bairro Mauá

Santo André e FMABC assinam acordo para estágios nas unidades de saúde

 

COMPARTILHAR: