ABCPolítica

Paulo Serra levará ações inovadoras de Santo André à COP28

1 - Usina fotovoltaica - 3-12-23 - Foto - Alex Cavanha_PSA (1)

Prefeito participa nesta semana da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, onde vai apresentar ações de sustentabilidade e resiliência hídrica que se tornaram referência

As ações da Prefeitura de Santo André voltadas ao desenvolvimento sustentável e à resiliência sobre as alterações do clima serão tema de palestra do prefeito Paulo Serra (PSDB) nesta semana na COP28, a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. O encontro teve início na última quinta-feira (30) em Dubai, nos Emirados Árabes, e seguirá até 12 de dezembro.

A palestra do chefe do Executivo andreense será realizada na quarta-feira (06), dentro do painel “Adaptação à Mudança: Percepção sobre a Resiliência Hídrica nas Cidades Brasileiras”. “Santo André tem atuado em várias frentes para se tornar uma cidade cada vez mais inteligente e resiliente em relação às mudanças climáticas. A participação na COP28 será uma oportunidade de divulgar as diversas iniciativas exitosas da cidade na área de sustentabilidade e prevenção de desastres”, afirma Serra.

Além de falar sobre os avanços no saneamento básico nos últimos anos, o prefeito vai apresentar iniciativas do município implementadas com o objetivo de torná-lo mais preparado para os eventos climáticos extremos que estão se tornado cada vez mais frequentes.

5 - Bueiro inteligente - Foto - Helber Aggio_PSA (13)

Bueiros inteligentes

Uma destas ações é a instalação de bueiros inteligentes, que têm contribuído na prevenção de enchentes. O equipamento possui um cesto com sensor que emite um sinal de alerta quando os dispositivos estão cheios. Desta forma, o sistema evita que os resíduos nas bocas de lobo obstruam o escoamento da água.

Outra iniciativa da cidade que será apresentada na COP28 é a construção, em andamento, de um complexo de usinas fotovoltaicas para geração de energia limpa, em uma área total de 56 mil metros quadrados. Quando as usinas estiverem em funcionamento, o município receberá créditos que serão utilizados na redução valor da conta de luz de prédios públicos.

3 - Centro de Resiliência às Emergências da Defesa Civil - Foto - Helber Aggio_PSA

Centro de Resiliência às Emergências da Defesa Civil

Também como parte dos esforços do município para se adaptar às mudanças climáticas destaca-se a inauguração do Centro de Resiliência às Emergências da Defesa Civil, que ocorreu no ano passado.

O prefeito Paulo Serra ainda falará sobre o programa Moeda Verde, iniciativa lançada há seis anos que une preservação do meio ambiente e segurança alimentar. A cada cinco quilos de recicláveis entregues, o morador recebe um quilo de frutas, legumes e verduras.

Esta será a primeira participação de Santo André na Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas. O painel em que a cidade vai participar é organizado pela Sabesp .

Moeda Verde - Foto - Angelo Baima_PSA

Caminhão de troca do programa Moeda Verde

As iniciativas de desenvolvimento sustentável promovidas pela Prefeitura Municipal têm sido reconhecidas por diversas premiações nos últimos anos. A mais recente foi entregue no mês passado – a cidade foi vencedora da etapa estadual do prêmio Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, na categoria “Sustentabilidade”. Santo André recebeu a maior nota entre os municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes nesta categoria.

(Fotos: Alex Cavanha, Angelo Baima e Helber Aggio)

Leia também:

Vila e Bosque encantam no Natal de São Caetano

 

COMPARTILHAR: