ABCSociedade

Santo André tem aumento de 9% no volume da coleta de recicláveis

4 - Moeda Verde - Foto - Helber Aggio_PSA (4)

Dados são do último Estudo Gravimétrico dos Resíduos, que também revelou o comportamento do munícipe na separação dos materiais secos e úmidos

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentou o mais recente resultado do Estudo Gravimétrico dos Resíduos. Em resumo, é o “raio-x” do que há nos resíduos sólidos produzidos pelos andreenses. A atividade é parte das ações do Junho Verde, mês dedicado à conscientização ambiental.

A gravimetria é uma importante ferramenta para a gestão pública ligada à questão dos resíduos sólidos e o levantamento demonstra que entre 2021 e 2022 houve aumento de 9% no volume de recicláveis recolhidos, mas a separação ainda precisa melhorar em diversos locais. A apresentação dos dados contou com a participação de moradores, representantes de universidades e do poder público.

“O aumento da reciclagem em Santo André mostra na prática a aplicação de um conceito que seguimos desde o início da gestão, de aliar desenvolvimento com sustentabilidade. Iniciativas inovadoras como o Moeda Verde e o Moeda Pet, entre outras, impactam diretamente na preservação do meio ambiente”, afirma o prefeito Paulo Serra (PSDB).

De acordo com a NBR 10.007/2004, a caracterização gravimétrica é a “determinação dos constituintes e de suas respectivas percentagens em peso e volume, em uma amostra de resíduos sólidos, podendo ser físico, químico e biológico”.

No caso da análise apresentada pelo Semasa, os estudos foram realizados no ano passado, sendo analisadas 259 amostras provenientes da coleta porta a porta, de feiras livres, núcleos habitacionais, ecopontos, grandes geradores, hospitais, programa Moeda Verde, Craisa (Companhia Regional de Abastecimento de Santo André), entre outros. Pela primeira vez, os materiais provenientes da varrição manual foram contabilizados.

Em 2021, foram recolhidas 8.387 toneladas de resíduos secos e, em 2022, esse volume cresceu 9%, fechando o ano em 9.157 toneladas. Ao passo que a coleta seletiva registrou aumento, a coleta de resíduos orgânicos diminuiu. Em 2021, foram 220.063 toneladas e, em 2022, 218.293 toneladas.

Geração por habitante

Os resultados também indicam a produção per capita de resíduos para o último exercício, ou seja, cada um dos 723.889 habitantes de Santo André gera uma média de 0,86 kg de resíduos por dia, abaixo da média nacional, de 1,05 kg.

O comparativo da coleta porta a porta de resíduos úmidos, entre o último estudo, em 2017, e os dados atuais, de 2022, indicam que houve uma pequena melhora no volume de matéria orgânica coletada, mas ainda há quase metade de materiais que deveriam ser destinados à reciclagem misturados como rejeito.

Bairros que mais reciclam

Por permitir a análise de todos os setores da coleta porta a porta, o estudo demonstra quais bairros da cidade apresentam melhor índice de separação de resíduos para a coleta seletiva e quais aqueles piores, ou seja, que encaminham resíduos recicláveis misturados à coleta de resíduos orgânicos. Com presença de 93% de recicláveis na coleta de secos, os bairros Vila Floresta, Pinheirinho, Valparaíso, Vila Alice e Vila Scarpelli estão no topo do ranking da separação adequada. A tabela abaixo demonstra os cinco melhores setores da coleta seletiva.

Bairros que precisam melhorar

Já os locais com maior mistura de recicláveis junto à coleta de úmidos são encabeçados por Sítio dos Vianas e Jardim Cipreste, seguidos de Vila Guiomar, Vila Alpina, Jardim, Centro e Casa Branca. A tabela abaixo indica os bairros que apresentam mais mistura de resíduos.

1 - Moeda Verde - Foto - Helber Aggio_PSA (2)

Programas socioambientais do município, como o Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos em regiões mais carentes, tem impacto positivo na gestão dos resíduos

Especificamente na coleta seletiva, a gravimetria demonstra que a melhor qualidade de resíduos secos é proveniente do programa Moeda Verde, ação socioambiental de Santo André, conduzida pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e pelo Semasa, e que troca resíduos recicláveis por hortifrúti. No cálculo, 91% dos materiais recebidos dos participantes são de resíduos recicláveis, o que comprova que soluções como o Moeda Verde são importantes para incentivo à correta separação dos resíduos e aumento da reciclagem.

“Os dados demonstram claramente que os programas socioambientais têm efeito positivo no engajamento dos munícipes para as políticas de gestão de resíduos, o que mostra que Santo André está no caminho certo, quando lembramos que o Moeda Verde tem resultados tão positivos. Paralelamente, o estudo indica que locais com poder econômico mais elevado, formados majoritariamente por uma população que têm mais acesso às informações, ainda apresentam índice de separação muito aquém do ideal”, comenta o superintendente adjunto do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.

Outro indicador que traz essa comparação são os resultados das amostras do programa Meu Condomínio Recicla. Foram analisados três locais, sendo um condomínio de interesse social, um de médio padrão e um de alto padrão. Embora o Meu Condomínio Recicla colete apenas resíduos secos, há 24% de matéria orgânica nos resíduos encaminhados pelo condomínio de alto padrão. Na habitação de interesse social esse índice é de 2% e, no de médio padrão, o índice zerou.

De forma inédita, os resíduos de varrição também foram analisados, por meio de três amostras. Na área central da cidade, há maior predominância de materiais recicláveis. Em um ponto mais arborizado, a presença de vegetação e galhos foi mais predominante. E, na amostra da área mais periférica, a maior parte dos materiais é composta de rejeitos.

A análise das amostras traz ainda dados interessantes sobre a composição dos resíduos das feiras livres e da Craisa, que possuem 73% e 83%, respectivamente, de resíduos orgânicos, ou seja, têm grande potencial para ações de compostagem.

Coleta porta a porta de resíduos úmidos:umidos 2017 2022

Coleta porta a porta de resíduos secos:secos 2017 2022

Bairros com os melhores índices de coleta seletiva:

Vila Floresta, Pinheirinho, Valparaíso, Vila Alice, Vila Scarpelli

93% recicláveis

Vila Vitória, Vila Junqueira, Jd. do Estádio e Vila Linda

91% recicláveis

Jd. Ana Maria, Jd. Itapoan e Jd. Santo Alberto

90% recicláveis

Recreio da Borda do Campo

90% recicláveis

Jd. Guarará, Jd. Teles de Menezes e Vila Luzita

89% recicláveis

 Bairros com maior mistura de recicláveis:

Sítio dos Vianas e Jd. Cipreste

33% de recicláveis

Vila Guiomar, Vila Aquilino e Vila Alpina

32% de recicláveis

Jardim

32% de recicláveis

Centro e Casa Branca

31% de recicláveis

Cidade São Jorge

31% de recicláveis

(Fotos: Helber Aggio)

Leia também:

Celebração de Corpus Christi reúne 5 mil fiéis em Ribeirão Pires

 

COMPARTILHAR: