ABCSociedade

Festival do Chocolate: tudo que você precisa saber para curtir o último final de semana

paramotor rp

 Henrique & Diego, Gian & Giovani, Biquíni e Mundo Kaboo encerram a festa em Ribeirão Pires; evento recebeu na segunda semana mais de 70 mil pessoas

O último fim de semana do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires terá sertanejo, rock e atração para o público infantil, no Palco Família. Com apresentações de Henrique & Diego, nesta sexta (11), às 21h; Gian & Giovani, sábado (12), às 21h; Mundo Kaboo e Biquini (ex-Cavadão), domingo (13), às 15h e às 21h, respectivamente, o público se despede do evento, em sua 14ª edição, após três anos fora do calendário.

Em seu segundo fim de semana, o festival reuniu 72 mil pessoas que lotaram o Complexo Ayrton Senna e prestigiaram os shows de Demônios da Garoa, Ana Canãs, Paula Lima e Falamansa, além de Bob Zoom que agitou a criançada. Outro destaque ficou por conta da equipe Paramotor de Ribeirão Pires. Na tarde de domingo (06), quatro pilotos decolaram do Pico dos Esportes Radicais, ponto conhecido da Vila Gomes, e surpreenderam a todos com uma apresentação sobrevoando o Complexo Ayrton Senna e lançando doces e brindes para o público presente.

No final de semana inaugural, o público foi de 55 mil pessoas, que se empolgaram mesmo com tempo nublado e chuvoso.

demonios da garoa rp

Demônios da Garoa encerraram a primeira noite do segundo final de semana do Festival do Chocolate

ana cañas rp

Ana Cañas cantou repertório em homenagem ao Belchior

paula lima rp

Paula Lima se apresentou no Palco Família e cantou músicas de Rita Lee

Quem não conseguiu fazer a troca antecipada de ingressos para os shows do Palco Família – disponível até esta quinta-feira (10) em 14 pontos espalhados por Ribeirão Pires, Mauá e Santo André – poderá se dirigir exclusivamente ao Centro de Treinamento Vereador João Netto/SEJEL, nesta sexta-feira (11), das 8h às 17h30. A partir das 18h, apenas no Complexo Ayrton Senna. Ambos no mesmo endereço (avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Ribeirão Pires).

Os ingressos são necessários apenas para as atrações principais, no Palco Família/Espaço Multicultural. A área gastronômica, de artesanato e o Palco Futuro – com artistas regionais – têm acesso livre. Cada ingresso será trocado por 2kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), 2 litros de leite ou 2 litros de óleo, ou 2kg de ração para pet. Todos os donativos arrecadados serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Ribeirão Pires, que distribuirá os itens às entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

No caso das atrações infantis, os ingressos são necessários para crianças acima de dois anos de idade. No dia de cada show, há troca de alimentos na entrada do Complexo Ayrton Senna.

bob zoom rp

Bob Zoom colocou a criançada para dançar na semana passada; neste domingo a atração infantil será Mundo Kaboo

falamansa rp

Falamansa também já marcou presença na edição deste ano do festival ribeirão-pirense

Adoção e Vacinação

feira de adocao rp

Feira de Adoção de Cães e Gatos está sendo realizada aos domingos no Festival do Chocolate

Feira-de-Adoção (2)

20 animais foram adotados em dois domingos de festival (Foto: Pedro Ladeira)

Neste domingo (13), o 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires receberá mais uma edição da Feira de Adoção e Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. Das 11h às 14h, em tenda instalada próximo à entrada do Complexo Ayrton Senna, aqueles que desejam dar um passo importante em direção à adoção responsável serão bem-vindos. Desde o primeiro domingo do evento, 20 cães e gatos foram adotados e 70 receberam a imunização contra a raiva.

Com a tradicional feira, o festejo, conhecido pela variedade gastronômica e cultural, abre importante espaço para a agenda ambiental, proteção animal e sustentabilidade. O Festival do Chocolate é pet friendly e abre as portas para animais e seus tutores, refletindo a importância da convivência harmoniosa entre seres humanos e seus companheiros de quatro patas. Para tornar a experiência mais agradável, o evento ainda oferece o “Au Au Wash”, espaço disponibilizado para banhos rápidos de pets.

Quem deseja participar do processo de adoção deve ter mais de 18 anos e apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Todos os pets disponíveis passaram por castração e vacinação, assegurando que os novos lares proporcionem vida saudável e digna aos animais resgatados.

Feira-de-Adoção (6)

Todos os cães e gatos disponíveis estão castrados e vacinados (Foto: Pedro Ladeira)

Eclético

ribeirao chocolate 2

Palco Futuro recebe mais de 20 atrações no último fim de semana do Festival do Chocolate

O último fim de semana do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires promete agradar a todos os gostos e idades. Além das atrações principais, no Palco Família, o Palco Futuro recebe, entre os dias 11 e 13, bandas e grupos de dança regionais que sobem ao palco, em diversos horários, para trazer muita arte aos visitantes.

O show da dupla Roger & Rogério nesta sexta-feira, às 19h30, abre o cronograma de tradições sertanejas do Palco Futuro. No sábado, entre espetáculos de dança e apresentação da Orquestra de Violeiros de Mauá (17h), Lorena Alexandre fará grande show em tributo à rainha da sofrência, Marília Mendonça, às 19h30.

O domingo reserva espaço para atrações lúdicas espalhadas por todo o Complexo. Mágica, mímica, karaokê, oficinas, shows com contação de histórias e bolhas de sabão estão entre as atrações para a família.

ribeirao chocolate

Aos domingos, atrações lúdicas passeiam pela festa e garantem diversão de toda a família

Gastronomia

A festa, no quesito gastronomia, dá show à parte. Das novidades, como hambúrguer de chocolate, torresmo com chocolate e opções para veganos, aos queridinhos, como morango com chocolate no palito e strogonoff de chocolate, o público encontra variedade de itens.

Luciano Timóteo da Silva, veterano do evento, não esconde a felicidade da retomada do festival e do sucesso do carro-chefe de seu chalé: o strogonoff de chocolate. “Sempre nos perguntam sobre como surgiu a receita. Já havíamos provado algo semelhante, mas queríamos um equilíbrio do doce com o salgado. A castanha de caju foi o toque que faltava para que o nosso strogonoff de chocolate fosse um sucesso”, comenta.

Entre os salgados, há lanches, crepes, sopas e churrasco. Para equilibrar a oferta de produtos, o 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires reúne opções para agradar a todos os paladares, inclusive os apaixonados por chopes artesanais.

feira vegana no festival do chocolate

Chalé Feira Vegana do ABC é destaque do 14° Festival do Chocolate de Ribeirão Pires (Foto: Instituto Acqua)

Bolinho de jacalhau, coxinha de caju ou brigadeiro, açaí, sucos, hambúrgueres, churros, chocolates e cookies veganos estão entre as opções do chalé da Feira Vegana do ABC no 14⁰ Festival do Chocolate de Ribeirão Pires. O tradicional evento de empreendedorismo idealizado pelo Instituto Acqua visa estimular a economia criativa, hábitos saudáveis e o contato com produtos livres de ingredientes de origem animal.

“Veganismo vai além da alimentação, é um estilo de vida, já que envolve não consumir nada de origem animal, nem marcas que promovam a violência animal. E, vou além, a alimentação vegana é inclusiva porque serve para quem tem intolerância à lactose, por exemplo, ou ao glúten. Recebemos tantos retornos positivos de pais que se sentem acolhidos porque encontram opções que seus filhos podem comer, como o pastel com massa sem glúten, feito com farinha de arroz em vez de trigo”, explica a microempreendedora Silvia Gomes Passos.

Fortalecimento

marilia marton festival do chocolate

Secretária de Cultura e Economia Solidária do Estado, Marília Marton, durante visita ao Festival do Chocolate

Em visita à 14ª edição do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton, se comprometeu a abrir diálogo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que o principal evento da cidade receba apoio da gestão estadual – não necessariamente financeiro. Ela foi recebida pelo prefeito Guto Volpi (PL) e começaram uma conversa sobre possíveis parcerias.

Para o prefeito de Ribeirão, a ideia de um possível fortalecimento do Festival do Chocolate, por parte do Governo do Estado – já houve encontro como o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena -, é a certeza do sucesso do evento na região. “Nosso calendário anual é de 50 semanas de eventos. Então, é com essa intensidade que a gente pretende estabelecer o turismo em nossa Estância”, define Guto.

Leia também:

5º Meeting Empresarial reúne mais de 700 pessoas em Santo André e bate recorde

 

 

 

COMPARTILHAR: