ABCPolítica

Consórcio inaugura escritório em Brasília, nesta quarta

Consórcio Grande ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugura, nesta quarta-feira (28), sua sede na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O escritório na capital federal foi uma das bandeiras do novo presidente da entidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).

Na visão de Morando, o espaço vai facilitar a viabilização de projetos em benefício da região. Já o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), que pleiteia a saída do município do consórcio, sediado em Santo André (foto), teceu duras críticas à proposta, para ele um gasto “sem necessidade”.

A inauguração do escritório será realizada no Windsor Brasília Hotel, a partir das 20h, com presença de prefeitos que compõem o colegiado, caso de Kiko Teixeira (PSB), de Ribeirão Pires, que aproveitará a viagem para cumprir agenda de visitas a ministérios e parlamentaes em busca de recursos. Vereadores de São Caetano, por exemplo, irão em comitiva acompanhar o evento. Já confirmaram o embarque Pio Mielo (PMDB), presidente do Legislativo; Ubiratan Figueiredo e César Oliva (ambos do PR); Maurício Fernandes (DEM); Sidão da Padaria (PMDB); e Edison Parra (PPS).

“Uma base administrativa do Consórcio em Brasília trará mais agilidade na busca de recursos para a região, especialmente a São Caetano. Muitos projetos poderão ser viabilizados junto aos ministérios, garantindo a chegada de recursos federais ao Grande ABC”, projeta Pio, defendendo a necessidade de os gestores buscarem alternativas para enfrentar a crise, agravada pela queda de arrecadação e de repasses aos municípios.

Desde março deste ano, o consórcio passou a contar oficialmente com um representante do governo do Estado em suas assembleias mensais. Trata-se do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

Leia também:

Prefeitura anuncia retomada do Festival do Chocolate e garante que será a versão mais “enxuta” do evento

COMPARTILHAR: