Coluna do Baena

Reforma da Ponte Pênsil, cartão-postal de São Vicente, é concluída

PONTE PENSIL REFORMADA (SEICOM SV)

Importante ligação viária de São Vicente e cartão postal da cidade, a Ponte Pênsil está restaurada. A reforma, que durou dez meses, finalmente foi concluída. Os trabalhos, iniciados no final de outubro de 2022, incluíram a recuperação do piso e dos gradis.

No patrimônio centenário, foi feita substituição total do guarda-corpo e das pranchas de madeira, além de manutenção preventiva e corretiva de seus elementos estruturais, incluindo os cabos de sustentação. A última revitalização havia ocorrido há sete anos. As obras, sob responsabilidade da Concrejato – empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo -, tiveram investimento de R$ 5,2 milhões.

A Ponte Pênsil foi registrada como patrimônio histórico em 30 de abril de 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). O equipamento foi uma proposta da Comissão de Saneamento de Santos, liderada por Saturnino de Brito (1864-1929), em 1910, para dar suporte a um duto de esgoto de Santos e São Vicente até o Oceano Atlântico, sendo inaugurada em maio de 1914 pelo ex-prefeito de São Paulo, Washington Luís (1869-1957), posteriormente governador do Estado e presidente do Brasil.

Equidade de gênero

mulheres em construção patriani

Construtora Patriani lança projeto Mulheres em Construção para fortalecer presença feminina no canteiro de obras

A Construtora Patriani se uniu à ONG Mulher em Construção para lançar o projeto Mulheres em Construção. O objetivo é capacitar mulheres que estão em busca de oportunidades de trabalho no setor, pois o déficit de profissionais do sexo feminino em atividades de execução é notável na construção civil. A iniciativa é pioneira no Grande ABC e foi apresentada na terça-feira (22), no canteiro de obras do empreendimento Spettacolo Patriani, em São Bernardo. Inicialmente, 20 mulheres serão capacitadas para atuar como ajudantes de instalações hidráulica e elétrica – as que desejarem, serão contratadas pela construtora. A primeira turma passará por um programa de 11 dias e 88 horas de treinamento.

Esgotado!

Além de empoderar mulheres por meio de aulas e oficinas, a Patriani comemora o sucesso absoluto de vendas do Splendor Patriani, no bairro Jardim, em Santo André. O empreendimento de alto padrão, com três torres e 162 apartamentos de 165 m², foi totalmente vendido em apenas quatro dias de estande aberto. Apesar do otimismo e da confiança na qualidade de seus produtos, o CEO da construtora, Bruno Patriani, definiu o tempo recorde de comercialização como “surreal”. Em entrevista recente ao #BlogdoBaenaTV, ele falou sobre este e os próximos projetos. Ainda neste ano, serão lançados dois empreendimentos em São Caetano (nos bairros Jardim São Caetano e Santa Paula) e dois em São Bernardo (ambos no Nova Petrópolis).

Anúncio ao mercado

christovao da gama dasa

Dasa anuncia André Covre, com passagem relâmpago pela Americanas, como novo CFO

Maior rede de saúde integrada do Brasil, responsável no ABC pelos hospitais Christóvão da Gama de Santo André e Diadema e por laboratórios como Lavoisier e Delboni, a Dasa (DASA3) anunciou que André Covre será seu novo CFO (diretor financeiro), a partir de segunda-feira (28). O executivo possui mais de 25 anos de experiência em liderança nas áreas financeira e de gestão, sendo 15 deles no Grupo Ultra, onde ocupou cargos de diretor financeiro e de relações com investidores e CEO da Extrafarma. Ele substitui Felipe da Silva Guimarães, que ficou no cargo por mais de quatro anos.

Relâmpago

Covre teve passagem relâmpago pela diretoria financeira da Americanas em janeiro deste ano, mas saiu diante da divulgação de fraudes na empresa, apenas dez dias após ter tomado posse.

Rápidas

A 5ª edição do Festival Vocacional da Diocese de Santo André será realizada neste domingo (27), das 7h às 19h, no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires. Jovens de paróquias das setes cidades do Grande ABC terão um dia de atividades de lazer e espiritualidade, além de shows de música católica.

Neste domingo (27), no Brisamar Shopping, em São Vicente, tem mais um “Música no Brisa”, com o show Tributo ao U2. O cover ficará a cargo da banda Venon, com participação do músico Murilo Lima, ex-vocalista do Capital Inicial.

O PL de Mauá reuniu nesta semana cerca de 60 apoiadores, incluindo os vereadores Wiverson Santana e Zé Carlos Nova Era, em torno do projeto de Clóvis Volpi, pré-candidato a prefeito em 2024. No encontro, Volpi falou da importância de planejar Mauá para o futuro com foco na Educação.

Domingo (27), às 10h, tem “Eu Amo, Eu Adoto”, com 120 cães e gatos para adoção, no Parque Central, em Santo André. No Cine Theatro Carlos Gomes, sábado (26), 19h30, e domingo, 11h, a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) apresenta o concerto “Quando os Violinos não Tocam”. Grátis.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: