ABCSociedade

14º Festival do Chocolate recebe mais de 170 mil visitantes em três finais de semana

14º Festival - Público

Biquini (Cavadão) fechou o festejo gastronômico em Ribeirão Pires cantando sucessos da carreira de mais de 30 anos

O 14º Festival do Chocolate recebeu em três semanas cerca de 172 mil pessoas após três anos de ausência no calendário de eventos da cidade por conta da pandemia. Com mais de 75 atrações e apresentações gratuitas, o maior evento gastronômico de Ribeirão Pires apostou em um modelo sustentável de valorização cultural, diversidade e numa festa voltada para a família. Neste domingo (13), a banda Biquini (ex-Cavadão) levou o rock clássico para o Palco Família e agitou o público com sucessos da carreira como “Vento Ventania”, “Tédio” e “Janaína”.

O vocalista do Biquini, Bruno Gouveia, falou sobre os futuros projetos da banda. “Estamos gravando diversas músicas com outros artistas que não são da seara do rock como Péricles e Matheus & Kauan. Tem muita coisa boa vindo. Lançamos um clipe com o Fagner, foi espetacular e um projeto que vai crescer”, explicou.

Biquini - 14º Festival

Biquini (Cavadão) fechou o Festival do Chocolate 2023, neste domingo (13)

Alice Ângela da Silva, 63 anos, moradora de Rio Grande da Serra, prestigiou o show do Biquini e elogiou o festejo do chocolate. “Sou fã há mais de 30 anos deles, amo tudo na banda e sou muito fã da música ‘Vento Ventania’. A festa está incrível, vim também no show do Roupa Nova, Atitude 67 e Gian & Giovani”, descreveu.

11-08 - Festival do Chocolate Henrique e Diego

Henrique e Diego agitaram o Palco Família do 14° Festival do Chocolate na sexta-feira (11)

Com grande show da dupla Henrique & Diego, que agitou o público com sucessos como “Suíte 14”, “Raspão” e “Zoar e Beber”, a última sexta-feira (11) do Festival do Chocolate foi marcada pela moda sertaneja. Além da atração principal, teve apresentação de Carol Melo & Karla e Roger & Rogério no Palco Futuro. O Grupo de dança do Ribeirão Pires Futebol Clube também foi destaque na programação.

O sertanejo continuou no sábado (12) no 14° Festival do Chocolate com show da dupla Gian & Giovani, que levou os clássicos da carreira à Estância Turística. No Palco Futuro, Lorena Alexandre fez um tributo à Marília Mendonça. “Há quatro anos trabalho o legado da Marília Mendonça. Ela deixou muita saudade e muitas mensagens, entre elas a do empoderamento feminino, e será sempre nossa estrela maior”, comentou a artista, emocionada por se apresentar pela primeira vez no festival.

lorena alexandre choc rp

Lorena Alexandre se apresentou no Festival do Chocolate de Ribeirão Pires pela primeira vez com tributo a Marília Mendonça

gian e giovani choc rp

Dupla Gian e Giovani encerrou a noite de sábado (12) no Festival do Chocolate

Diversidade

Ao longo de três semanas, o 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires teve no leque diversificado de atrações uma de suas principais marcas. Do rock ao samba, com série de espetáculos de dança e todas as linguagens artísticas, talentos da região se apresentaram no Palco Futuro e empolgaram o público.

Palco Futuro

O Palco Futuro reuniu mais de 60 atrações durante os três finais de semana

Com a Parada Chocolate, a Corporação Musical Lyra de Mauá foi destaque em cortejo ao lado do Grupo Experimental de Dança da EMARP (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires), que deixou sua marca no festival com oficinas, espetáculos de palhaçaria e apresentações com combos de música.

O Festival do Chocolate reservou ainda espaço para atrações lúdicas. Aos domingos, o festejo foi banhado de arte com intervenções de mágica, contação de histórias, pintura de rosto e oficinas para crianças. O Reino Doce com a Princesa do Chocolate, Jennifer Rodrigues, foi opção instagramável para os visitantes registrarem aquele momento em família.

A secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi de Marco, ressaltou a importância da valorização à arte promovida e celebrou o retorno do evento ao calendário oficial do Estado. “A nossa festa promove uma atmosfera gastronômica e cultural única e os artistas, juntos com os visitantes, são os verdadeiros protagonistas. O retorno do Festival do Chocolate é a consolidação de um trabalho de fomento ao lazer, à cultura e à atividade turística. Ribeirão está de volta ao mapa.”

emarp choc rp

Intervenções artísticas da EMARP integraram programação da festa

Delícias

gastronomia

Parte gastronômica foi atração principal no 14° Festival do Chocolate

A parte gastronômica da festa foi o grande destaque com mais de 30 barracas que entregaram variedades, novidades e clássicos do Festival do Chocolate. A festividade contou com alimentos veganos, lanches e também o clássico strogonoff de chocolate, marca registrada de quem já conhece o evento.

Marlene do Santos, 42 anos, moradora de Diadema curtiu o último dia do 14° Festival do Chocolate ao lado da família. “É nossa primeira vez aqui, aproveitamos a oportunidade de vir no Dia dos Pais, pois é um evento bacana para a família”, explicou.

Retrospecto

Iniciado no dia 28 de julho, o 14º Festival do Chocolate também reuniu no Palco Família shows de Roupa Nova, Atitude 67, Isabella Taviani, Demônios da Garoa, Ana Canãs, Paula Lima Falamansa. As atrações para a criançada foram Show da Luna, Bob Zoom e Mundo Kaboo.

“O Festival do Chocolate voltou depois de três anos com uma energia incrível. Mais do que números, o que nos move são as histórias de quem veio curtir o evento, de quem leva boas lembranças de nossa cidade. Tivemos uma festa tranquila, marcada pela agenda cultural, sustentável e pelo melhor da gastronomia. Agradecemos a cada uma das pessoas que tornou este retorno tão especial e ao público do festival”, descreveu o prefeito Guto Volpi (PL) durante o encerramento desta edição.

Choco Run

choco run rib pires

Corrida e caminhada Choco Run reuniu 1.400 esportistas; ação faz parte da programação do 14º Festival do Chocolate (Foto: Gabriel Mazzo)

No domingo de encerramento da festa, Ribeirão Pires também recebeu a 4ª Edição da corrida e caminhada Choco Run, que reuniu cerca de 1.400 amantes do esporte no Dia dos Pais. Mesmo com a manhã chuvosa, a emoção e a adrenalina tomaram conta dos participantes.

A prova contou com categorias PCD, também classificação por idade e gênero, garantindo boa disputa por parte dos corredores. Todos os participantes receberam medalhas, além da entrega de troféu para os primeiros colocados em cada categoria.

O destaque na colocação geral no masculino dos 7km e no Desafio do Coelho de 1km foi Cícero Vieira de Andrade, de 37 anos, da equipe F. Bonaro Engenharia, que obteve primeira colocação nas provas. O atleta de São Bernardo do Campo fez o tempo de 22 minutos e 6 segundos na corrida dos 7km.

No feminino, o destaque foi a corredora Adriana Rabelo dos Santos, de 37 anos, da equipe A. Alcateria, que pela terceira vez participou da Choco Run. A atleta, que conquistou o 1º lugar no ranking geral nos 7Km e no Desafio do Coelho, fez o tempo de 27 minutos e 54 segundos na corrida dos 7km.

Empreenda Tour

Com o fim do Festival do Chocolate, Ribeirão Pires se prepara para receber o Empreenda Tour, neste sábado (19). Com shows, treinamentos, capacitação e palestras, a Estância será a primeira cidade do Estado a receber o evento realizado em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo.

Leia também:

Queda de arrecadação compromete finanças da Prefeitura de São Vicente

Grupo Muffato abrirá até dezembro em Santo André sua primeira unidade do ABC

 

 

 

 

COMPARTILHAR: