Coluna do Baena

Queda de arrecadação compromete finanças da Prefeitura de São Vicente

complexo de especialidades sv

Com situação de emergência financeira decretada, a Prefeitura de São Vicente, promoverá cortes de despesas em todas as secretarias municipais até o final deste ano. Segundo o prefeito Kayo Amado (Podemos), o esforço no momento é para manter os serviços básicos nas áreas de saúde, educação, assistência social e limpeza urbana, além do pagamento de salários do funcionalismo, diminuindo ou cortando medidas que precisem de dinheiro do Executivo.

Como exemplo, estão suspensos projetos extracurriculares na educação e o adiantamento de viagens a serviço da administração. Horas extras devem ter redução de 40% e a frota de máquinas pesadas e caminhões só funcionará em casos de extrema urgência (combustível também será racionado). A queda de 18% nas metas de arrecadação levou à decisão. “A situação financeira de São Vicente sempre foi um desafio. Vivemos em uma cidade que depende demais de repasses dos governos federal e estadual. Quando esses repasses diminuem é importante sermos prudentes”, descreve o prefeito.

Ele explica ainda que as obras que já estão em andamento não serão afetadas, pois recursos para investimentos são distintos de repasses para custeio da máquina pública. O que não anula a necessidade de a atual gestão se empenhar na busca de novos investimentos. “Desde o início do mandato estamos empenhados em melhorar a realidade de São Vicente”, garante Amado, que entregou nesta semana o novo Complexo de Especialidades Médicas (foto), no Centro. O serviço unifica o atendimento de dois centros médicos da cidade, um adulto e outro infantil.

Pré-eleitoral 1

pesquisa badra baixada santista

Eleições: pesquisa aponta favoritos para prefeito nas cidades da Baixada Santista em 2024 (Foto: Diário do Litoral)

Pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Badra aponta as preferências do eleitorado da Baixada Santista para as eleições municipais de 2024. E os favoritos já vêm tentando capitalizar em cima dos resultados com postagens de agradecimento nas redes sociais. Um deles é Kayo Amado, que seria reeleito prefeito de São Vicente com 45,5% contra 17,2% de Solange Freitas (União Brasil).

Pré-eleitoral 2

Em Praia Grande, onde em 2020 a disputa foi para o segundo turno pela primeira vez, a eleição promete novamente ser acirrada entre a atual prefeita Raquel Chini (PSDB), que tem 34,4% das intenções de voto segundo a Badra Pesquisas, contra 30,3% de Danilo Morgado (PL), seu adversário no turno passado. O mesmo instituto coloca a gestão Raquel como aprovada por 61,7% dos praia-grandenses, embora nos bastidores pairem incertezas quanto a disputa à reeleição. Vale lembrar que pesquisa é uma “fotografia do momento” e vários fatores influenciam o eleitorado.

Pré-eleitoral 3

Em Santos, os nomes dos deputados federais Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), ex-prefeito, e Rosana Valle (PL) foram os mais citados – 38,7% e 21,1%, respectivamente. Num cenário sem Barbosa, Rosana derrotaria o atual prefeito, Rogério Santos (PSDB), por 31,8% a 18,4%. Já em Itanhaém o panorama parece indefinido. Com 17,1% das intenções de voto, Cris Forssell (Podemos), segundo lugar em 2020, desta vez derrotaria o chefe do Executivo, Tiago Cervantes (sem partido), que aparece com 16,6%, seguido do ex-prefeito Marco Aurélio (PL), com 13,4%.

Racha

vice itanhaem rodrigo dias

Pelo PSB, vice de Itanhaém disputará a Prefeitura contra atual prefeito em 2024

O vice-prefeito de Itanhaém, Rodrigo Dias, agora filiado ao PSB, rompeu com Tiago Cervantes, e já anuncia que disputará a Prefeitura em 2024 com os apoios de Geraldo Alckmin, Márcio França e Caio França. Vereadores atualmente na base de apoio de Cervantes já vêm mudando de lado – o primeiro foi Wilson do RH (MDB), que se aliou a Dias.

No topo

praça dos imigrantes avenida kennedy - 09 agosto 2019 (8)

São Caetano ratifica posição de cidade mais desenvolvida e sustentável do Brasil (Foto: Letícia Teixeira)

São Caetano do Sul segue no topo do ranking das cidades sustentáveis do País, de acordo com o IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O estudo considera o cumprimento dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) pelos 5.570 municípios brasileiros. São Caetano, que já havia despontado no topo do ranking no levantamento realizado em 2022, atingiu a pontuação 63,42 e lidera uma lista de apenas 45 municípios brasileiros (menos de 1% do total) classificados como de alto desenvolvimento. Em todo o País, 3.970 cidades (71% do total) foram avaliadas com nível baixo ou muito baixo de desenvolvimento, não atingindo 50 pontos em uma escala de 0 a 100. A média nacional é de 46,85 (baixo desenvolvimento).

Resultados

“Despontamos no ranking, entre outros fatores, por seguirmos um plano de governo construído 100% articulado ao cumprimento dos ODSs e à Agenda 2030 da ONU. Reunimos os melhores técnicos em gestão da nossa cidade para elaborá-lo. Agora, durante o mandato, colocamos essas ações em prática. O resultado é uma cidade melhor, com o constante aprimoramento dos serviços públicos e que prioriza a qualidade de vida de seus moradores”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). Além de ser a cidade mais sustentável do País, São Caetano ostenta desde os anos 1990 o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.

Rápidas

A Câmara de São Caetano realizou sessão solene, na noite desta quinta (10), em comemoração ao Dia do Advogado (11 de agosto), e entregou títulos de cidadão sul-caetanense ao presidente da OAB na cidade, João Paulo Borges Chagas, e a João da Costa Faria, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de São Caetano…

… Em São Bernardo, a sessão solene na Câmara será promovida por iniciativa do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB), em parceria com o presidente da OAB no município, Luiz Bertanha, nesta sexta (11), às 19h.

Em processo de expansão, a marca de lingerie de luxo Loungerie chega no ABC Paulista, com nova loja no Grand Plaza Shopping, em Santo André.

O shopping Golden Square, em São Bernardo, promove neste sábado (12) um dia de conscientização sobre adoção de animais e posse responsável. A partir das 11h, haverá aulas de adestramento e evento de adoção pet.

As inscrições para o concurso Miss e Mister Terceira Idade estão abertas até 06 de setembro no Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André), localizado na rua Bernardino de Campos, 302, e na Secretaria de Assistência Social (no prédio da Prefeitura).

O edital para a construção da UBS-Escola, no Campus Centro da USCS, em São Caetano do Sul, é o primeiro da região do ABC lançado de acordo com a nova Lei de Licitações. A lei (nº 14.133/2021) trará celeridade ao processo de contratação da empresa responsável pela obra…

… O prazo de implantação obrigatória das regras da nova Lei de Licitações pelos municípios foi prorrogado pelo governo federal para até 30 de dezembro deste ano.

Positiva para o bem-estar animal a proibição de venda de animais em pet shops aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A lei, fruto de projeto do deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil), passará agora pela sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Na próxima quinta-feira (17) o movimento Livres promove no Campus Centro da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) debate sobre a importância da abertura comercial para o desenvolvimento econômico do País. Abertura de Leandro Prearo, reitor da universidade, e mediação do empresário Alan Camargo.

Uma boa pedida para curtir o fim de semana do Dia dos Pais: a Festa Italiana de São Caetano segue neste sábado (12) e domingo (13), a partir das 18h, no Bairro Fundação. Um Feliz Dia dos Pais!

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

COMPARTILHAR: