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São Caetano ultrapassa 13 mil consultas por Telemedicina

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Serviço foi inaugurado em agosto e expansão está prevista para janeiro, com evolução em tecnologia

O ano de 2022 termina com avanços na Saúde em São Caetano do Sul. A área, que mereceu atenção especial para compensar o número de consultas e exames represados durante o período crítico da pandemia de Covid-19, teve entre seus pontos altos a inauguração do Núcleo Municipal de Telemedicina, que começou a funcionar em agosto no Complexo Hospitalar de Clínicas. Até o momento, foram realizados 13.224 atendimentos e o serviço caminha para mais inovações. A prática foi regulamentada nesta quarta-feira (28) pelo governo federal.

Em janeiro de 2023, além da expansão do atendimento para o novo Atende Fácil Saúde e ampliação das especialidades atendidas, uma evolução nos serviços de Telemedicina chegará a São Caetano: o TytoCare. A tecnologia possibilita exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes.

“São Caetano foi pioneira na implantação dos atendimentos virtuais, melhoramos a capacidade de atendimento e agilidade na obtenção de diagnósticos. Hoje são mais de 13 mil atendimentos por Telemedicina em apenas quatro meses”, reforça o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, lembra que a experiência durante a pandemia foi o primeiro passo para os avanços observados hoje na cidade. “Trouxemos soluções tecnológicas como alternativa naquele momento, com o serviço de Teleorientação. Um investimento importante que, até o momento, atendeu 32.092 pacientes e tirou 95% dos moradores atendidos do nosso Pronto-Socorro. Neste ano, avançamos para a Telemedicina, com atendimento em diversas especialidades”, destaca.

A empresa que presta o serviço de Telemedicina na cidade, GMI (Gestão Médica Inteligente), vai adquirir aparelhos TytoCare que terão quatro funções: Otoscópio (utilizado para observar o interior da orelha), Oroscópio (exame que permite a visualização da cavidade oral e das estruturas que compõem essa região), Dermatoscópio (auxilia na avaliação das lesões de pele e visualização precisa de eventuais lesões cutâneas) e aparelho para ausculta cardíaca e pulmonar.

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O prefeito Auricchio e a secretária de Saúde, Regina Maura, conversam com munícipes durante ações do ProSaúde Fila Zero que em seis meses realizou quase 49 mil atendimentos

Fila Zero 

Outra frente lançada em São Caetano com o objetivo de diminuir a fila de espera e agilizar exames, consultas e cirurgias represados pela pandemia, o programa ProSaúde Fila Zero atendeu 48.854 pessoas entre junho e dezembro. Além do início do serviço de Telemedicina, foram realizados nesse período diversos mutirões – também de fisioterapia -, reduzindo em 73% a demanda e equalizando os atendimentos nas especialidades.

Todos os atendimentos foram realizados por agendamento, respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias. Um planejamento minucioso estudou as especialidades com maior demanda e definiu prioridades para o programa, que até o momento realizou 1.890 cirurgias; 18.233 consultas; 11,5 mil exames; 4.007 atendimentos em fisioterapia e 13.224 atendimentos por Telemedicina, além dos procedimentos de rotina.

“Foi um ano de muito trabalho, investimento em tecnologia e resolutividade. Com a equipe empenhada, conseguimos ampliar horários de atendimento, realizar exames, consultas e cirurgias nos fins de semana. Realizamos diversos mutirões e conseguimos desafogar especialidades que tinham pacientes aguardando procedimentos há quase dois anos”, afirma Regina Maura.

Absenteísmo x tecnologia

Embora continue sendo um grande desafio lidar com absenteísmo, que chega perto dos 30%, o apoio de soluções tecnológicas tem facilitado o monitoramento dos agendamentos e a remarcação de consultas de forma mais dinâmica. “Em setembro, lançamos a Central Conectada, serviço de confirmação de consultas via WhatsApp. Os pacientes recebem uma mensagem pelo aplicativo que dá a opção de confirmar ou cancelar o agendamento. A iniciativa ampliou a capacidade de confirmação de agendamentos e agilizou a remarcação de horários vagos”, completa a secretária de Saúde.

O sistema tem capacidade para realizar em média 4,3 mil disparos por dia para a confirmação de consultas, número superior ao que é realizado pela equipe da Central de Agendamentos, que não ultrapassa 1,3 mil ligações diárias. Em janeiro terão início os testes para a confirmação de exames também. Até o momento, 18 mil pacientes receberam mensagens para confirmação de consultas, 14 mil retornaram confirmando os agendamentos e 900 negaram, liberando suas vagas.

Novo mutirão

As ações do ProSaúde Fila Zero continuarão em 2023 com os mutirões de consultas, exames e cirurgias, além da Telemedicina que será ampliada para o Atende Fácil Saúde e receberá novo equipamento, permitindo a realização de exames a distância e ampliando as especialidades atendidas. No dia 03 de janeiro, terá início o mutirão de ultrassonografia com mais de 5 mil vagas extras disponíveis.

Os exames serão realizados na Carreta da Saúde e em horários estendidos no Complexo Hospitalar de Clínicas e no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).  Todos os exames estão sendo agendados respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelos exames.

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