Serviço foi inaugurado em agosto e expansão está prevista para janeiro, com evolução em tecnologia
O ano de 2022 termina com avanços na Saúde em São Caetano do Sul. A área, que mereceu atenção especial para compensar o número de consultas e exames represados durante o período crítico da pandemia de Covid-19, teve entre seus pontos altos a inauguração do Núcleo Municipal de Telemedicina, que começou a funcionar em agosto no Complexo Hospitalar de Clínicas. Até o momento, foram realizados 13.224 atendimentos e o serviço caminha para mais inovações. A prática foi regulamentada nesta quarta-feira (28) pelo governo federal.
Em janeiro de 2023, além da expansão do atendimento para o novo Atende Fácil Saúde e ampliação das especialidades atendidas, uma evolução nos serviços de Telemedicina chegará a São Caetano: o TytoCare. A tecnologia possibilita exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes.
“São Caetano foi pioneira na implantação dos atendimentos virtuais, melhoramos a capacidade de atendimento e agilidade na obtenção de diagnósticos. Hoje são mais de 13 mil atendimentos por Telemedicina em apenas quatro meses”, reforça o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).
A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, lembra que a experiência durante a pandemia foi o primeiro passo para os avanços observados hoje na cidade. “Trouxemos soluções tecnológicas como alternativa naquele momento, com o serviço de Teleorientação. Um investimento importante que, até o momento, atendeu 32.092 pacientes e tirou 95% dos moradores atendidos do nosso Pronto-Socorro. Neste ano, avançamos para a Telemedicina, com atendimento em diversas especialidades”, destaca.
A empresa que presta o serviço de Telemedicina na cidade, GMI (Gestão Médica Inteligente), vai adquirir aparelhos TytoCare que terão quatro funções: Otoscópio (utilizado para observar o interior da orelha), Oroscópio (exame que permite a visualização da cavidade oral e das estruturas que compõem essa região), Dermatoscópio (auxilia na avaliação das lesões de pele e visualização precisa de eventuais lesões cutâneas) e aparelho para ausculta cardíaca e pulmonar.
Fila Zero
Outra frente lançada em São Caetano com o objetivo de diminuir a fila de espera e agilizar exames, consultas e cirurgias represados pela pandemia, o programa ProSaúde Fila Zero atendeu 48.854 pessoas entre junho e dezembro. Além do início do serviço de Telemedicina, foram realizados nesse período diversos mutirões – também de fisioterapia -, reduzindo em 73% a demanda e equalizando os atendimentos nas especialidades.
Todos os atendimentos foram realizados por agendamento, respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias. Um planejamento minucioso estudou as especialidades com maior demanda e definiu prioridades para o programa, que até o momento realizou 1.890 cirurgias; 18.233 consultas; 11,5 mil exames; 4.007 atendimentos em fisioterapia e 13.224 atendimentos por Telemedicina, além dos procedimentos de rotina.
“Foi um ano de muito trabalho, investimento em tecnologia e resolutividade. Com a equipe empenhada, conseguimos ampliar horários de atendimento, realizar exames, consultas e cirurgias nos fins de semana. Realizamos diversos mutirões e conseguimos desafogar especialidades que tinham pacientes aguardando procedimentos há quase dois anos”, afirma Regina Maura.
Absenteísmo x tecnologia
Embora continue sendo um grande desafio lidar com absenteísmo, que chega perto dos 30%, o apoio de soluções tecnológicas tem facilitado o monitoramento dos agendamentos e a remarcação de consultas de forma mais dinâmica. “Em setembro, lançamos a Central Conectada, serviço de confirmação de consultas via WhatsApp. Os pacientes recebem uma mensagem pelo aplicativo que dá a opção de confirmar ou cancelar o agendamento. A iniciativa ampliou a capacidade de confirmação de agendamentos e agilizou a remarcação de horários vagos”, completa a secretária de Saúde.
O sistema tem capacidade para realizar em média 4,3 mil disparos por dia para a confirmação de consultas, número superior ao que é realizado pela equipe da Central de Agendamentos, que não ultrapassa 1,3 mil ligações diárias. Em janeiro terão início os testes para a confirmação de exames também. Até o momento, 18 mil pacientes receberam mensagens para confirmação de consultas, 14 mil retornaram confirmando os agendamentos e 900 negaram, liberando suas vagas.
Novo mutirão
As ações do ProSaúde Fila Zero continuarão em 2023 com os mutirões de consultas, exames e cirurgias, além da Telemedicina que será ampliada para o Atende Fácil Saúde e receberá novo equipamento, permitindo a realização de exames a distância e ampliando as especialidades atendidas. No dia 03 de janeiro, terá início o mutirão de ultrassonografia com mais de 5 mil vagas extras disponíveis.
Os exames serão realizados na Carreta da Saúde e em horários estendidos no Complexo Hospitalar de Clínicas e no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). Todos os exames estão sendo agendados respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelos exames.
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