ABCPolítica

Três municípios deixam Consórcio ABC após prefeito de Mauá ser eleito presidente

marcelo oliveira consorcio abc

Prefeituras de São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires publicaram nota conjunta oficializando a saída; além de Marcelo Oliveira como presidente, pleito definiu Filippi, de Diadema, como vice

Nesta terça (20), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC elegeu, em assembleia geral do colegiado com a presença dos sete prefeitos da região, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), como novo presidente, a partir de 1º de janeiro. O também petista José de Filippi Júnior, chefe do Executivo de Diadema, será o vice-presidente. Logo após o pleito, que terminou em 4 votos a 3, as prefeituras de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Ribeirão Pires oficializam o desligamento da entidade regional.

Em nota conjunta, os três municípios, comandados respectivamente por Orlando Morando (PSDB), José Auricchio Júnior (PSDB) e Guto Volpi (PL) – que foram voto vencido na eleição -, alegam que a decisão foi tomada “após inúmeras tentativas em devolver o protagonismo ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC”. O prefeito de São Caetano concorria com Oliveira. Confira a íntegra:

“Diante de um modelo obsoleto e da pouca produtividade do Consórcio, as prefeituras acreditam que os recursos empenhados mensalmente à entidade serão melhor aplicados diretamente nos municípios, com mais investimentos em saúde, educação e segurança pública. Os altos custos da mensalidade do Consórcio não são compatíveis com a realidade dos municípios. E, além disso, o Consórcio não conseguiu suprir os anseios das cidades perante ao Governo do Estado e Federal. Desta forma, o posicionamento é para viabilizar ações concretas, com economicidade do dinheiro público. Prefeitura de São Bernardo do Campo / Prefeitura de São Caetano do Sul / Prefeitura de Ribeirão Pires”

Regresso

Com o resultado da eleição, Mauá volta a assumir a presidência do órgão intermunicipal pela segunda vez e após 22 anos. Oliveira vai suceder o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), cuja gestão foi marcada pela retomada do protagonismo do Consórcio ABC (leia abaixo).

“O Consórcio Intermunicipal Grande ABC é o mais importante órgão representativo da nossa região. Agradeço aos prefeitos das cidades vizinhas pelo apoio confiado a mim. Juntos vamos lutar pelas sete cidades, buscando protagonismo e desenvolvimento para o Grande ABC”, afirmou Oliveira, após a reunião, na sede da entidade, em Santo André.

marcelo oliveira e filippi consorcio abc

Petistas à frente: eleição realizada na manhã desta terça (20) colocou Filippi ao lado do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, novo presidente

Vice

Esta será a segunda vez que Filippi ficará como número dois da instituição regional: a outra foi em 2002, quando o Consórcio foi presidido por Luiz Olinto Tortorello (1937-2004), então chefe do Executivo sul-caetanense. O prefeito de Diadema presidiu o Consórcio em 2003.

“Primeiramente, quero desejar muita sorte ao prefeito Marcelo Oliveira nesta nova empreitada. E que ele saiba que pode contar comigo para fortalecermos a região do Grande ABCD ainda mais”, disse Filippi. “O Consórcio teve um papel fundamental durante a pandemia de tratar os assuntos de forma regional. Unidos, os municípios têm muito mais força”, completou.

Balanço

A atual gestão foi marcada pela retomada do protagonismo do Consórcio ABC, reforçando o pioneirismo da entidade como órgão de governança e com papel central de atuação regional nas mais diversas áreas, em especial durante o combate à pandemia de Covid-19.

A ação do Consórcio ABC auxiliou o município de Rio Grande da Serra – hoje administrado por Penha Fumagalli (PTB) – durante a pandemia por meio da liberação de recursos para aquisição de insumos e medicamentos. Além disso, graças à atuação da entidade, a região conquistou novos leitos de UTI e respiradores, reforçando a capacidade de atendimento e preservando vidas.

Outra conquista foi o programa Acolhe Grande ABC, uma parceria com a iniciativa privada para o acolhimento temporário de mulheres e meninas em situação de violência doméstica nas sete cidades, bem como seus filhos e filhas menores de 18 anos.

A entidade termina o ano reafirmando seu protagonismo em projetos importantes para os municípios consorciados, tirando do papel demandas históricas da região. Somente de recursos estaduais, foram conquistados cerca de R$ 2 bilhões, que serão destinados a intervenções como a recuperação da Avenida dos Estados, a construção do piscinão Jaboticabal, o custeio do Hospital Nardini, em Mauá, a retomada das obras do Hospital Santa Luzia, em Ribeirão Pires, entre outros investimentos.

Em 2019, no primeiro ano do prefeito de Santo André, Paulo Serra, à frente da entidade, um dos principais desafios foi reunificar a entidade regional. Na época, Diadema tinha deixado o órgão regional e São Caetano e Rio Grande da Serra estavam prestes a sair. Com um novo modelo de gestão, o colegiado se uniu e foi fortalecido. Também a partir daquele ano, houve redução da contribuição mensal dada por cada cidade ao Consórcio, que passou de 0,17% para 0,15% do orçamento.

O atual formato de estrutura do Consórcio ABC está em vigor desde fevereiro de 2010, quando a entidade passou a ser o primeiro consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do país, durante a gestão do então presidente do colegiado e prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (hoje no PL).

A entidade retomará os trabalhos em 02 de janeiro, após período de recesso, quando será realizada a primeira assembleia geral do ano sob a nova gestão.

(Fotos: Evandro Oliveira/PMM)

Leia também:

Hotéis da Baixada Santista já somam 70% de reservas para o Natal e 75% para o Réveillon

COMPARTILHAR: