ABCSociedade

São Caetano implanta período integral em todas as escolas municipais a partir de 2024

Entrega de Projeto de Lei ao Poder Legislativo - 30 novembro 2023 (56)

Prefeito Auricchio considera a universalização do ensino em tempo integral uma das conquistas mais importantes dentre todas as suas gestões à frente da cidade

Nesta quinta-feira (30), o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) fez um importante anúncio à comunidade escolar, em encontro realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns: a entrega de um projeto de lei à Câmara para a instituição de período integral em todas as escolas do município.

“Estamos universalizando a escola de tempo integral em 2024. É uma das decisões mais importantes de todas as minhas gestões em São Caetano do Sul, uma conquista inquestionável para a Educação da cidade. Estamos deixando um legado às próximas gerações”, declarou o chefe do Executivo.

Auricchio lembrou de algumas das melhorias conquistadas para a Educação, como a municipalização do ensino, a implantação de educação tecnológica, os programas voltados à segurança alimentar, como o Almoço na Escola, e o plano de carreira do magistério. “Mas, não estaríamos completos se não implantássemos o período integral em todas as escolas. Não tenho dúvidas de que vamos deixar um grande avanço.”

Entrega de Projeto de Lei ao Poder Legislativo - 30 novembro 2023 (23)

O presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB), recebe Projeto de Lei referente à Educação das mãos do prefeito José Auricchio Júnior

A secretária de Educação, Minéa Fratelli, explicou que as escolas municipais terão ampliação de 25 para 35 horas semanais de aulas, o que trará aos alunos mais segurança alimentar (com a possibilidade de realizar mais refeições na escola) e mais possibilidade de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a partir de diferentes oficinas.

A rede municipal está preparada para a mudança. Hoje, São Caetano já tem todas as escolas da educação infantil funcionando em período integral (são 46 no total). No Fundamental I são oito as escolas de tempo integral, totalizando 54 das 66 escolas.

As 12 escolas restantes adotarão a ampliação de carga horária a partir de dois modelos possíveis: 7 horas diárias (das 7h às 14h) ou 35h divididas na semana da seguinte forma: um dia todo na escola (por exemplo, das 7h às 17h) e os demais no horário convencional. As escolas terão autonomia para decidir o melhor modelo para a sua comunidade.

O período integral será obrigatório nas escolas municipais. Mas os alunos que tiverem impedimentos como participação em programas como Patrulheiros Mirins, realização de terapias, esportes de alto rendimento e trabalho (estágio, Jovem Aprendiz etc.) poderão ser dispensados das aulas, apresentando o devido comprovante.

Mais aulas

Com o período integral, os alunos da rede municipal de ensino poderão participar de oficinas esportivas e culturais no contraturno das aulas, graças à parceria entre as secretarias de Educação; Esportes, Lazer e Juventude; e Cultura.  Hip hop, música, dança, fotografia, esportes coletivos, tênis de mesa, xadrez, tecnologia, street dance, conversação de inglês, circo, desafios matemáticos, laboratório de ciências são algumas das opções consideradas; os alunos deverão consultar na escola quais oficinas estão disponíveis.

Além disso, todas as escolas integrais de Fundamental I de São Caetano terão mais três matérias na matriz curricular: Educação Empreendedora, Convivência Ética e Linguagens Artísticas. As disciplinas serão ministradas pelos próprios professores da rede.

Para dar apoio à mudança, a Prefeitura planeja a ampliação do programa Mães Acolhedoras. Hoje, 420 mães trabalham na rede, dando suporte ao programa ProNutri e à implantação de hortas escolares. O plano é contratar mais 200 mães para atuarem especificamente nas escolas, que se tornarem de tempo integral.  No momento, as secretarias estão analisando a viabilidade orçamentária para a contratação.

(Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS)

Leia também:

Ribeirão Pires Digital: Prefeitura lança aplicativo com serviços municipais

COMPARTILHAR: