ABCSociedade

São Caetano 140 anos: ParkShopping é um dos símbolos de transformação da cidade

psc-nova-aerea

A cidade de São Caetano do Sul está completando 140 anos de sua fundação nesta sexta (28). Sem dúvida, uma história de muito progresso que fez desse pequeno município do ABC – um dos menores em extensão territorial do Brasil (com apenas 15 km²) – um gigante, com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. 

São vários os empreendimentos que contribuíram – e ainda contribuem – para o desenvolvimento da cidade. General Motors e Casas Bahia (que tem em São Caetano sua matriz), por exemplo, tem papel decisivo nas áreas econômica e social. No final de 2011, porém, a cidade ganhou um outro incontestável símbolo de avanço: o ParkShopping São Caetano.

Desde uma tentativa mal-sucedida de se emplacar um centro comercial na região central da cidade, os sul-caetanenses aguardavam ansiosamente um empreendimento do gênero. O ParkShopping, da rede Multiplan, é tido hoje como mais um “presente” para São Caetano. “Foi um acontecimento muito importante. São Caetano realmente precisava de um shopping desse porte”, diz a dona de casa Lucy Simão.

Referência em moda, lazer e gastronomia

Com foco nos públicos das classes A e B, o shopping acabou atraindo moradores de outras cidades do ABC, como Santo André e São Bernardo, e de bairros próximos da vizinha São Paulo (Ipiranga, Mooca, Vila Prudente, Saúde etc.). Além das 218 lojas, incluindo operações até então inéditas na região, o empreendimento aposta no aperfeiçoamento constante do mix moda, serviços, lazer e alimentação.

“Antes nós é que precisávamos ir para Santo André, São Bernardo ou São Paulo. Agora São Caetano tem um shopping à altura de sua população”, opina o empresário Osmar Martins. “São Caetano precisava de uma área de lazer boa, com lojas boas. Agora a gente encontra essa variedade”, comenta o estudante Rafael Garzin. “É uma opção não só para as pessoas que moram aqui, mas para quem vem visitar e encontra grifes e marcas do exterior. Foi um presente para a cidade, sem dúvida”, destaca a estudante Larissa Rosin.

Entorno ganhou

Com o sucesso do ParkShopping São Caetano, que vai completar 06 anos de atividades em outubro, todo o entorno se beneficiou. O Bairro Cerâmica ganhou o Espaço Cerâmica (um bairro planejado dentro do bairro), complexo multiuso com edifícios comerciais, residenciais e condomínio de casas em uma área de 300 mil m². Além do shopping, uma unidade da rede Cobasi está no local e, recentemente, foi inaugurado o Hospital e Maternidade São Luiz, da Rede D’or, resultando em melhorias no viário e no paisagismo dos arredores, também em benfeitorias como a reforma da EMI (Escola Municipal Infantil) Cláudio Musumeci, uma contrapartida estabelecida com o poder público.

Atualmente com 158.825 habitantes (em 2010 eram 149.263), São Caetano passa por adequação a uma nova realidade e está prestes a se transformar em Cidade 4.0 (com perfil focado em tecnologia, criatividade e sustentabilidade). Ao mesmo tempo, vive os desafios típicos dos municípios brasileiros diante da escassez de recursos federais e estaduais: ajustar as contas públicas para investir em áreas como Saúde, Educação, Mobilidade Urbana e Segurança, sem descuidar dos setores comercial, industrial e de serviços, que precisam ser estimulados ainda mais em tempos de crise política e econômica no país.

Especialistas não tem dúvidas: a retomada do crescimento passa pelo Grande ABC, onde São Caetano está inserida e com papel importante. Parabéns!

Leia também:

São Caetano fecha parceria com a Comgás e pode ser a primeira cidade com 100% de gás encanado no país 

 

COMPARTILHAR: