Baixada SantistaSociedade

Santos é a melhor avaliada da região no Programa Município Verde Azul

whatsapp_image_2023-03-29_at_17.03.47 santos

Iniciativa do Governo do Estado mede ações sustentáveis; Guarujá é o segundo município da Baixada Santista

Pelo segundo ano consecutivo, Santos foi a cidade da Baixada Santista melhor avaliada no Programa Município Verde Azul (PMVA), atingindo 87,5 pontos neste nono ciclo da iniciativa. O segundo município da região foi Guarujá, com 82,5 pontos. As certificações foram entregues às cidades pelo Governo de São Paulo.

O objetivo do programa é alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade. Agora anual, o ciclo de 2023 do programa teve a participação de 412 municípios, uma adesão de mais de 60% das cidades paulistas.

Santos participou da iniciativa sendo incluída no Grupo 4, que é a relação das cidades com população entre 100 mil e 499.999 moradores. Pela primeira vez, desde que participa do Programa Município Verde Azul, a cidade consegue 100% de aproveitamento em todas as 47 tarefas previstas na resolução.

marcelo_martins_1284 santos

Município deu um salto qualitativo, obtendo nota máxima em todas as diretivas (Foto: Marcelo Martins)

Algumas destas tarefas, explica o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, são ter um Plano Municipal de Ação Climática, fazer o gerenciamento da iluminação pública do município e executar o plantio de mudas no território urbano, além de propor a articulação intermunicipal para criação de um Plano Regional de Resíduos Sólidos. A participação de Santos em 2022 resultou em nota máxima em quatro diretivas: município sustentável, qualidade do ar, conselho ambiental e uso do solo.

Libório comemora o fato de a cidade ter cumprido todas as diretivas propostas pela iniciativa. “Acabamos com pontuação de 87,5 e ficamos felizes por termos completado todas as metas. O que a gente vê é que estamos todos no caminho certo.” O fato de Santos ter ficado com a primeira colocação entre os municípios da região é, na visão do secretário, um reconhecimento do trabalho realizado pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e um reconhecimento também à população santista, que tem aderido aos programas ambientais. “Com este resultado, é hora de agregar e compartilhar esse mérito com todos da cidade”, completa.

Terceiro ano

Guarujá foi certificada, pelo terceiro ano consecutivo, com o selo ambiental Município Verde Azul. Em 11 anos, a cidade aumentou 18 pontos no ranking classificatório, saltando de 64,44 em 2012 para 82,5, em 2023.

guaruja municipio verde azul 1 helder lima

Certificado coloca o município na evolução do desenvolvimento da gestão ambiental (Foto: Helder Lima)

Na classificação, Guarujá também foi colocada no Grupo 4, que inclui cidades com população entre 100 mil e 499.999 habitantes. Das 412 cidades participantes, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado.

Leia também:

Paraná Pesquisas: Rosana Valle aparece em 1º lugar para a Prefeitura de Santos

COMPARTILHAR: