Santos é a melhor avaliada da região no Programa Município Verde Azul
Iniciativa do Governo do Estado mede ações sustentáveis; Guarujá é o segundo município da Baixada Santista
Pelo segundo ano consecutivo, Santos foi a cidade da Baixada Santista melhor avaliada no Programa Município Verde Azul (PMVA), atingindo 87,5 pontos neste nono ciclo da iniciativa. O segundo município da região foi Guarujá, com 82,5 pontos. As certificações foram entregues às cidades pelo Governo de São Paulo.
O objetivo do programa é alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade. Agora anual, o ciclo de 2023 do programa teve a participação de 412 municípios, uma adesão de mais de 60% das cidades paulistas.
Santos participou da iniciativa sendo incluída no Grupo 4, que é a relação das cidades com população entre 100 mil e 499.999 moradores. Pela primeira vez, desde que participa do Programa Município Verde Azul, a cidade consegue 100% de aproveitamento em todas as 47 tarefas previstas na resolução.
Algumas destas tarefas, explica o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, são ter um Plano Municipal de Ação Climática, fazer o gerenciamento da iluminação pública do município e executar o plantio de mudas no território urbano, além de propor a articulação intermunicipal para criação de um Plano Regional de Resíduos Sólidos. A participação de Santos em 2022 resultou em nota máxima em quatro diretivas: município sustentável, qualidade do ar, conselho ambiental e uso do solo.
Libório comemora o fato de a cidade ter cumprido todas as diretivas propostas pela iniciativa. “Acabamos com pontuação de 87,5 e ficamos felizes por termos completado todas as metas. O que a gente vê é que estamos todos no caminho certo.” O fato de Santos ter ficado com a primeira colocação entre os municípios da região é, na visão do secretário, um reconhecimento do trabalho realizado pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e um reconhecimento também à população santista, que tem aderido aos programas ambientais. “Com este resultado, é hora de agregar e compartilhar esse mérito com todos da cidade”, completa.
Terceiro ano
Guarujá foi certificada, pelo terceiro ano consecutivo, com o selo ambiental Município Verde Azul. Em 11 anos, a cidade aumentou 18 pontos no ranking classificatório, saltando de 64,44 em 2012 para 82,5, em 2023.
Na classificação, Guarujá também foi colocada no Grupo 4, que inclui cidades com população entre 100 mil e 499.999 habitantes. Das 412 cidades participantes, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado.
Leia também:
Paraná Pesquisas: Rosana Valle aparece em 1º lugar para a Prefeitura de Santos