Baixada SantistaPolítica

Paraná Pesquisas: Rosana Valle aparece em 1º lugar para a Prefeitura de Santos

rosana valle e rogerio santos paraná pesquisas

Em um dos cenários, a deputada federal amplia vantagem e aparece 11,3 pontos à frente do prefeito Rogério Santos; sem o atual chefe do Executivo na disputa, Paulo Alexandre Barbosa lidera

Novo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (18) sobre o atual cenário político em Santos mostra que a deputada federal Rosana Valle (PL) ampliou para 11,3% sua vantagem na corrida eleitoral sobre o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos). Num dos cenários da pesquisa estimulada, a parlamentar aparece com 35,7% das intenções de voto, enquanto o ex-tucano, que deve tentar a reeleição com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), pontua 24,4% – na sondagem anterior, em setembro, a vantagem de Rosana era de 9,7%.

Completam a lista, abaixo de Rogério Santos, as vereadoras Telma de Souza (PT), com 20,9% das intenções de voto, e Débora Camilo (PSOL), com 3,5%. Não sabem ou não responderam a pesquisa somam 6,6%. Brancos e nulos totalizam 8,8%.

Para Rosana, o levantamento revela que o eleitorado santista segue uma tendência de alternância de poder. “Analiso este levantamento com felicidade e gratidão ao povo santista. Isso significa que a população de Santos e região está acompanhando e referendando o nosso trabalho na Câmara Federal. Como deputada, venho ajudando não só Santos, mas toda a Baixada Santista em várias áreas, com a viabilização de projetos e a destinação de emendas”, analisa.

Cenário 2

Em outro cenário estimulado, sem Rogério Santos na disputa, Rosana – que cola sua imagem na do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – fica atrás do ex-prefeito e atual deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB): 40,2% a 27,8%. Na comparação com a pesquisa de setembro, Barbosa subiu 0,2% enquanto Rosana caiu 1,1%. Na sequência, aparecem Telma, com 17,5% (12,6% no levantamento anterior), e Débora, com 2,6% (oscilou 0,1% para baixo).

Espontânea

Já no cenário espontâneo da pesquisa – quando não são apresentados nomes de possíveis candidatos ao cargo de prefeito aos entrevistados – 73% afirmam não saber em quem votar para o pleito de 2024. A deputada do PL surge com 6,6% das intenções de voto nesta perspectiva – empatada numericamente com o atual mandatário santista. Em seguida vêm Paulo Alexandre Barbosa, com 5,6%, e Telma de Souza, com 1,4%. Débora Camilo e Ivan Sartori (Avante) figuram com 0,2% cada.

Avaliação

Ainda segundo o Paraná Pesquisas, 31,2% do eleitorado desaprova a condução dos trabalhos de Rogério Santos à frente da Prefeitura. Em setembro, 29% dos entrevistados rejeitavam a atual administração. A taxa de aprovação do governador Tarcísio de Freitas também caiu na cidade e está atualmente em 61,9%. Em setembro  68,8% dos eleitores ouvidos aprovavam a condução dos trabalhos na esfera estadual, enquanto em julho eram 70,9%. A desaprovação a Tarcísio está numa crescente: 23,6% (julho), 26% (setembro) e 32.3% (setembro).

Já a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue estável no maior município da Baixada Santista, desta vez com mais eleitores que aprovam (48,6%) do que desaprovam (48,1%). Em setembro, a taxa de aprovação da gestão federal era de 47,3 (com rejeição de 48,5%), enquanto em julho de 49,4% (rejeição de 46,2%).

O instituto de pesquisas ouviu 622 eleitores santistas, presencialmente, entre os dias 08 e 11 de dezembro. Os entrevistados foram estratificados por gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia também:

Santos criará aceleradora para negócios de turismo

 

 

 

COMPARTILHAR: