Coluna do Baena

Pesquisas revelam favoritos dos eleitores da Baixada Santista

eleições 2024 baixada santista

Ano eleitoral e os institutos de pesquisa já intensificam os trabalhos para identificar a preferência do eleitorado para o comando dos executivos municipais na Baixada Santista. O mais recente levantamento, do Instituto Paraná Pesquisas, coloca a deputada federal Rosana Valle (PL) à frente do prefeito Rogério Santos (Republicanos), com vantagem de 9,1 pontos na disputa pela Prefeitura de Santos.

Na estimulada, Rosana aparece com 36,1% e Rogério com 27%. Na terceira posição está a vereadora e ex-prefeita Telma de Souza (PT), com 19,8%. O resultado da sondagem, realizada entre os dias 08 e 13 de março, animou o entorno da congressista, que nesta semana travou um embate com o atual mandatário nas redes sociais em razão dos episódios de violência registrados na cidade enquanto a Operação Verão ainda está em vigor na região e é motivo de muitos questionamentos.

Praia Grande

O Paraná Pesquisas também questionou a preferência do eleitorado praia-grandense. Mesmo diante da possibilidade ventilada de não concorrer à reeleição, a atual prefeita Raquel Chini (PSDB) tem 45,6% contra 32,1% de seu principal adversário, Danilo Morgado (Solidariedade) na pesquisa estimulada. Dr. Lissandro (podemos) registra 2,5%.

Já na espontânea a liderança é do ex-chefe do Executivo e atual deputado federal Alberto Mourão (MDB), com 15,6%. Neste cenário, Raquel surge com 10% e Morgado com 3,9%. Outro instituto, o Badra Comunicação, já havia apontado preferência pela continuidade do grupo político de Mourão à frente da cidade de Praia Grande.

Região

O mesmo Badra trouxe em janeiro resultados de pesquisas em cidades como Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e São Vicente, único município onde há segundo turno que o atual prefeito – Kayo Amado (Podemos) – venceria na primeira rodada. Ele apareceu na liderança com 57,1% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito Pedro Gouvêa somou 4,2%.

Será?

Auricchio-e-Tite-Campanella

Tite Campanella ainda pode contar com apoio de Auricchio, apostam nos bastidores políticos de São Caetano

Diante das recentes pesquisas eleitorais realizadas em São Caetano do Sul – as divulgadas e as que são encomendadas pelos partidos -, há quem aposte que o prefeiturável Tite Campanella (Cidadania) tem chances, sim, de receber o apoio do chefe do Executivo, José Auricchio Júnior (PSDB), que não pode concorrer à reeleição. Os mais palpiteiros falam em Regina Maura (PSDB) como vice na chapa.

E como ficaria o reitor da USCS, Leandro Prearo (PSD)? Cotado também para vice de Tite ou tentaria vaga na Câmara Municipal? Poderia herdar uma secretaria num futuro governo? O tempo dirá! Fato é que, em meio a isso tudo, há grande possibilidade de algum desses nomes migrar para o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado estadual Thiago Auricchio.

Rápidas

– Ribeirão Pires comemora 70 anos na próxima terça (19) com show de Edson & Hudson, às 20h, no Complexo Ayrton Senna.

– O presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PSDB), parabenizou com voto de congratulação a docente do curso de Direito da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) Débora Vanessa Caús Brandão, nomeada desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

– Além de participar do anúncio de um Instituto Federal para São Vicente, o prefeito Kayo Amado (Podemos) aproveito agenda em Brasília nesta semana para apresentar outras demandas da cidade a deputados e ministros do governo Lula (PT)…

… Entre essas demandas, a elaboração do projeto de engenharia do Porto das Naus, que será viabilizado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e custeios para a Saúde.

– Já preparadas para a Páscoa, as unidades da Coop projetam para este ano crescimento de 8% nas vendas de produtos alusivos à data, sem esquecer da Sexta-Feira Santa.

– Em Santo André, 5 mil profissionais da educação compareceram ao ginásio Laís Elena Aranha, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, nesta sexta (15), para acompanhar palestra de Leandro Karnal. A atividade integrou programação do 1º Congresso de Educação do município, que termina neste sábado (16).

– São Caetano recebe a primeira exposição de motorhomes da Grande São Paulo neste fim de semana (dias 15, 16 e 17), no Parque Espaço Verde Chico Mendes. A entrada é solidária: 1 kg de alimento não-perecível, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.

– Foi um sucesso o 1º Campeonato de Natação de Verão do Hospital Veterinário e Pet Shop Dr. Hato. O evento reuniu cães, seus tutores e familiares na piscina da unidade Campestre, em Santo André…

… Com três unidades no ABC, o Dr. Hato se destaca atualmente por contar com tomógrafo, único na região, com tecnologia diagnóstica de última geração para salvar a vida dos pets.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: