ABCSociedadeVídeos

Santo André recebe parecer para se tornar Município de Interesse Turístico

Paranapiacaba - FOTO Angelo Baima (5)

Cidade entra em seleto grupo e poderá receber R$ 700 mil do Governo do Estado para investir em obras de infraestrutura no turismo

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo deu parecer positivo para que Santo André se torne um Município de Interesse Turístico (MIT). Com o reconhecimento, a cidade do ABC pode receber até R$ 700 mil oriundos do Fundo de Melhoria das Estâncias para realizar investimentos no setor, a depender da classificação a ser publicada.

O parecer foi emitido no final do ano passado pelo Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT) da Secretaria Estadual de Turismo. Os próximos passos são a publicação da Lei por parte da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e a sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

MIT

Na prática, 140 municípios serão de interesse turístico. Para que um município tenha o reconhecimento, deve preencher critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo instituído, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de Turismo e expressivos atrativos turísticos.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o selo MIT se soma a uma série de ações que vem sendo desenvolvidas pela pasta no setor. “Apostar no turismo é apostar no desenvolvimento sustentável integrando nossa cidade a toda Região Metropolitana. O turismo é um dos grandes geradores de emprego e renda do nosso País. Somente a nível mundial, o turismo representa mais de 10% do PIB”, diz o secretário.

“É muito importante ressaltar a importância do setor em Santo André. A cidade tem uma das maiores empresas de turismo da América Latina, que é a CVC, com mais de 50 anos de mercado e que gera emprego e renda na nossa cidade. Temos também que agradecer a parceria com o Governo do Estado, que nos orientou para sermos credenciados com este importante reconhecimento, que é o de Município de Interesse Turístico”, completa Banzato.

Além de CVC e Governo do Estado de São Paulo, Santo André também contou com outras parceiras nos últimos anos para o setor de turismo, como Aextour, Eureka, Sebrae, Strong Business School e CPTM.

Cartão Postal

Com seus mais de 723.889 habitantes (estimativa IBGE/2021) e sua história de 469 anos, Santo André passou a ter a atividade turística como preponderante em decorrência da ascensão de Paranapiacaba como patrimônio histórico e ambiental, tombado na esfera estadual pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), em 1987; federal, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2002; e municipal, pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), em 2003. A vila inglesa e ferroviária foi incluída entre os 100 monumentos mais importantes do mundo pelo World Monuments Fund, organização não governamental que atua na área de preservação de sítios históricos e, em 2022, foi selecionada para representar o Brasil no Best Tourism Villages, da Organização Mundial do Turismo.

Dessa forma, tendo a vila de Paranapiacaba como principal atrativo, outras vocações turísticas altamente relevantes foram sendo desenvolvidas, como a gastronômica, referência na Região Metropolitana de São Paulo, e a do turismo de negócios, contando com uma ampla rede hoteleira preparada para receber trabalhadores, técnicos e especialistas que visitam as inúmeras empresas de alta tecnologia instaladas no local.

Turismo em Santo André

Lançado há menos de um ano, o Portal de Turismo de Santo André ultrapassou a marca de 250 mil acessos. O site reúne as opções de lazer e programação cultural da cidade, além de conter informações sobre onde se hospedar, centros de compras, locação de automóveis, alternativas de bares com música ao vivo, restaurantes e muito mais.

Desde 2019, o turismo de negócios também vem sendo fortalecido pela atuação do Parque Tecnológico de Santo André, que fomenta a inovação na cidade, e pelo programa Turismo Industrial e de Inovação, que realiza visitas guiadas em grandes empresas.

Atrações

Além disso, o município possui uma série de atrações de lazer, educacionais e religiosas, que o qualificam para o recebimento do título de Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.

Santo André conta com 12 parques, sendo oito localizados na parte urbana e duas unidades de grande porte situadas em áreas de proteção ambiental – o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e o Parque Natural Municipal do Pedroso, este banhado pela Represa Billings -, possibilitando o turismo ecológico e de aventura.

Sabina - Foto - Alex Cavanha_PSA (2)

Sabina – Escola Parque do Conhecimento

Como referência do turismo na área educacional, a Sabina – Escola Parque do Conhecimento, com o Planetário Johannes Kepler, um dos mais modernos da América Latina, atrai milhares de visitantes todos os anos. E o local acaba de ganhar novos moradores muito especiais.

Cinco pinguins-de-magalhães nasceram em dezembro para encantar ainda mais os visitantes – o espaço passou a contar com 30 aves marinhas dessa espécie, sendo nove andreenses. Os pinguins-de-magalhães da Sabina vivem em um tanque de água salgada com capacidade para 110 mil litros e 33 metros quadrados de parte seca, com cenografia que simula o ambiente natural da Patagônia, local de origem destes animais.

Filhotes de pinguins na Sabina - Foto - Angelo Baima_PSA (1)

Filhotes de pinguins que nasceram na Sabina

Sabina - Foto - Alex Cavanha_PSA (3)

Local simula o ambiente natural da Patagônia, de origem dos pinguins-de-magalhães

Veja vídeo dos filhotes de pinguim nascidos na Sabina:

O município ainda possui mais de dez instituições de ensino superior, dentre elas Universidade Federal do ABC (UFABC), Senai, Senac, FGV Strong, Fatec e Etec, que despertam o interesse de cientistas e pesquisadores em decorrência dos cursos, eventos e palestras oferecidos.

Santo André também é referência nacional no turismo religioso, em especial por conta do Santuário Nacional da Umbanda, reconhecido em 2019 como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. Trata-se de uma referência nacional e internacional para os seguidores da Umbanda e Candomblé, recebendo anualmente milhares de visitantes de diversas cidades e estados brasileiros.

Soma-se a tudo isso, o fato de a cidade estar em localização privilegiada, no centro da Região Metropolitana de São Paulo, maior mercado consumidor do Brasil, facilmente acessada por transportes públicos (trem e ônibus) e servida diretamente por rodovias como Anchieta e Imigrantes – muito próxima ao Rodoanel. Além disso, está perto do Aeroporto de Congonhas, do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do Porto de Santos.

(Fotos: Alex Cavanha e Angelo Baima / PSA)

Leia também:

Santo André conclui 65% das obras do Hospital Veterinário Municipal

Câmara de Ribeirão Pires aprova suspensão da taxa do lixo por 60 dias

COMPARTILHAR: