ABCSociedade

Paranapiacaba representa o Brasil em concurso internacional das Melhores Vilas Turísticas

Vila de Paranapiacaba SA

Vila inglesa de Santo André vai representar o país na competição promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), juntamente com a Vila de Cocanha, em Caraguatatuba

O Ministério do Turismo selecionou as candidaturas que vão representar o Brasil no concurso global Best Tourism Villages, das Melhores Vilas Turísticas, realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Dentre elas está a vila inglesa de Paranapiacaba, em Santo André. A iniciativa identifica vilas que tenham adotado abordagens inovadoras e transformadoras para o turismo nas áreas rurais e que estejam alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Paranapiacaba tem importante relevância turística, pois é tombada pelas três instâncias de preservação brasileiras como um patrimônio cultural. A vila possui diversos atrativos de turismo de natureza e de aventura, além de promover a história e a cultura ferroviária, por meio da revitalização de seus museus.

Outro fator levado em conta na escolha é a valorização do cambuci, a partir de feiras semanais e de um festival anual que conta com a participação de mais de dezenas de expositores e milhares de visitantes. O fruto local é oriundo da Mata Atlântica e muito apreciado em bebidas e pratos culinários.

“A nossa gestão colocou Paranapiacaba como uma das prioridades para a atração de investimentos, com melhoria da estrutura local, beneficiando os empreendedores e promovendo cada vez mais a visitação de turistas. Essa transformação é visível. A indicação para representar o país em um evento mundial só reforça que estamos no caminho certo. É um reconhecimento a todo o esforço que temos feito”, destaca o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Após a seleção interna de cada país, as candidaturas serão avaliadas por um conselho consultivo externo independente, composto por especialistas nas diferentes áreas, com base nos nove temas de avaliação que abrangem recursos naturais e culturais, bem como iniciativas nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental). O resultado do concurso será anunciado no final do ano.

Para escolher os projetos, o Ministério do Turismo levou em consideração três critérios: estar posicionado digitalmente e conseguir divulgar seus produtos turísticos; possuir ações de turismo de base comunitária ou produção associada a cadeias, como a de alimentos e de artesanato; dispor de um evento tradicional com visitação turística no calendário oficial (nota do Blog: não se pode esquecer do tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba).

“A participação da Vila de Paranapiacaba nesse concurso consolida Santo André como polo de atração turística, o que trará uma série de benefícios aos munícipes e moradores da vila, ajudando no desenvolvimento da economia local”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, como o turismo é uma mola propulsora para geração de emprego e renda, a gestão tem realizado uma série de ações para fortalecimento do segmento na cidade. Dentre elas estão o Programa Empreender no Turismo em Paranapiacaba, que oferece capacitação e consultoria para os empreendedores locais, em parceria com o Sebrae, bem como o lançamento do portal Turismo Santo André, que traz informações completas sobre atrativos e serviços para o visitante. A cidade ainda pleiteia, junto ao Governo do Estado, o selo de Município de Interesse Turístico (MIT), o que possibilitará o recebimento de recursos para investimentos em turismo.

“A seleção de Paranapiacaba pelo Ministério do Turismo para ingressar na lista das melhores vilas turísticas do mundo é um reconhecimento pelo empenho que está sendo feito e que Santo André merece. A cidade recentemente foi reconhecida no Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae, como uma das 20 melhores do País para empreender. Alçar o município no cenário nacional é muito importante e já recebemos os holofotes por ações de sucesso. Agora, com esse prêmio, a cidade poderá receber um reconhecimento ainda mais amplo”, aposta Banzato.

Litoral Norte 

Além de Paranapiacaba, a vila turística comunitária dos pescadores e maricultores da praia da Cocanha, em Caraguatatuba, no litoral paulista, vai representar o Brasil neste concurso internacional. O local tem um modo de vida baseado principalmente na pesca, utilizando meios de produção e trabalho quase sempre de forma coletiva.

A Vila de Cocanha trabalha de maneira ambientalmente responsável, utilizando os saberes culturais dos caiçaras do litoral brasileiro, a natureza exuberante e suas riquezas para conscientizar sobre a necessidade da preservação ambiental e para a continuidade dos fazeres originários que sustentam a identidade cultural de seu povo, enquanto gera complementação de renda.

O concurso

Lançado em 2021, o Best Tourism Villages promove e aprimora o papel do turismo na proteção de vilarejos rurais, juntamente com suas paisagens, diversidade natural e cultural, sistemas de conhecimento e valores e atividades locais, incluindo gastronomia. Ao mesmo tempo, a iniciativa também promove abordagens transformadoras para o desenvolvimento do turismo em destinos rurais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2021, dentre mais de 170 inscrições, 40 vilas de 30 países nas cinco regiões do mundo foram reconhecidas como Melhores Aldeias de Turismo e outras 20 vilas foram selecionadas para participar do Programa de Atualização. O Brasil teve destaque na primeira edição do concurso, no ano passado, quando a Rota do Enxaimel, em Santa Catarina, foi escolhida como uma das melhores vilas turísticas do planeta.

(Foto: Angelo Baima/PSA)

Leia também:

Auricchio presta contas do primeiro semestre em evento com mais de 1.500 pessoas em São Caetano

COMPARTILHAR: