Coluna do Baena

Câmara de Ribeirão Pires aprova suspensão da taxa do lixo por 60 dias

Câmara de Ribeirão Pires aprova suspensão da taxa do lixo

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (12), projeto de lei de autoria do Executivo que suspende a cobrança da taxa do lixo na cidade. Conforme o projeto, fica estabelecida a isenção de 60 dias, em caráter geral e irrestrito, da taxa de coleta, remoção, transporte, destinação e disposição final de resíduos sólidos no município. Ainda segundo a matéria, a medida foi tomada em virtude da existência de dúvidas quanto à execução da cobrança, gerando insegurança e infortúnios aos munícipes. Conforme a justificativa encaminhada pelo prefeito Guto Volpi (PL) à Câmara, a medida visa “evitar prejuízo à população e também à própria municipalidade, além de fornecer tempo hábil para dirimir eventuais problemas e garantir a eficiência na prestação do serviço público”. A taxa do lixo foi um dos temas que pautou a eleição suplementar para o Executivo do município em 2022, com promessas de campanha – inclusive do prefeito eleito – visando a revisão e suspensão da tarifa.

Revisão

Após o término da sessão, o presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Professor PC (PL), informou que a medida permitirá que o município reveja formas de cobrança da taxa. “Com a taxa suspensa, será possível buscar caminhos para definir novos cálculos e propor possíveis novas faixas de cobrança. O Legislativo participará desta construção junto ao Executivo, buscando o melhor para a população”, comentou o presidente.

Novos secretários

O prefeito Guto Volpi anunciou três novos secretários que farão parte da administração. Marisa da Casas Próprias assumiu a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (SAPIS); Helenice Arruda – que foi secretária de Educação e candidata a vice-prefeita em Rio Grande da Serra -, a Secretaria de Turismo; e Raphael Volpi, a Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA). Os três já foram apresentados às equipes das respectivas pastas.

Reorganização

Embora tenha dito que manteria a equipe que vinha colaborando na gestão de seu pai, Clóvis Volpi (PL), Guto decidiu recompor parte do secretariado uma vez que Rubão Fernandes (PL), ex-ZEMA, agora é vice-prefeito e ajudará na execução do planejamento municipal. Já a SAPIS vinha sendo comandada interinamente por Christian Moranza, após o ex-secretário Leonardo Biazi (PL) ter assumido cadeira de vereador na Câmara, a exemplo da Secretaria de Turismo, que estava com o chefe de gabinete, Samuel Boss, como interino.

Posse

O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, dá posse nesta sexta-feira (13), às 10h, ao novo presidente da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), o ex-juiz de Direito João Veríssimo Fernandes. A cerimônia acontece no auditório da sede da instituição, na Capital. Juiz João, como é popularmente conhecido, foi candidato a prefeito de Mauá pelo PSD em 2020 e atuou como assessor jurídico especial da Prefeitura de Santo André. Ele é um dos representantes do ABC na gestão estadual, a exemplo de Marília Marton (secretária de Cultura), que trabalhou com o ex-presidente da Câmara e ex-prefeito interino de São Caetano Tite Campanella (Cidadania). Nos últimos cinco anos, Fernandes é o primeiro a assumir exclusivamente a presidência da Fundação CASA.

Mais segura

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Segurança, divulgou balanço da operação São Caetano Mais Segura. Em 2022, 8.129 pessoas foram abordadas e 7.879 veículos vistoriados em 661 bloqueios realizados mensalmente por todos os 15 bairros da cidade. Dos veículos que foram vistoriados, 415 foram apreendidos de forma irregular e 120 que haviam sido furtados ou roubados foram recuperados. Chama atenção ainda o número de pessoas detidas em flagrante (323), a captura de 31 foragidos da Justiça e 23 armas apreendidas.

Pela democracia

Prefeita em exercício de Diadema, Patty Ferreira (PT) participou da elaboração de carta da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que exige investigação e punição rigorosa dos participantes, financiadores e incentivadores dos atos antidemocráticos e dos ataques ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, no último domingo (08). “A união dos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil é essencial neste momento. O poder executivo municipal também é eleito pelo povo, então defender a democracia também é defender nossa legitimidade”, argumentou Patty, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, além de vice-prefeita. É a terceira vez que ela exerce o cargo de prefeita durante recesso de José de Filippi Júnior (PT).

patty_fnp_reuniao_divulgacao

Patty Ferreira enaltece união de prefeitos para preservar a democracia e exigir investigação dos fatos após assinar carta da FNP contra atos antidemocráticos (Foto: João Gabriel)

Lembrete

No documento, a FNP lembra que o momento atual do Brasil é de reconstrução de políticas públicas e que os esforços deveriam ser canalizados para acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Porém, os atos antidemocráticos, com depredação de prédios públicos e de obras de arte, atrasam o planejamento de construção de políticas públicas sociais no Brasil.

Dois hambúrgueres, alface…

mongaguá reunião mcdonalds

Reunião na Prefeitura de Mongaguá: em pauta, desenvolvimento e estudos para instalação de um McDonald’s (Foto: Divulgação)

Marcio Cabeça (Republicanos) e Rafael Redó (União Brasil), respectivamente prefeito e vice de Mongaguá, estiveram reunidos com representantes do McDonald’s para discutir a possibilidade de instalação de um restaurante da rede na cidade. Segundo Cabeça, o saldo do encontro foi positivo e são animadoras as possibilidades de investimento em uma nova loja, uma vez que Mongaguá tem se tornado atrativa para as grandes empresas.

Reivindicações

metalurgicos do abc com lula (ricardo stuckert)

Metalúrgicos do ABC com Lula em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, e o diretor administrativo da entidade, Wellington Messias Damasceno, estiveram em Brasília e levaram na bagagem pautas dos trabalhadores, com foco em propostas, direitos e justiça social. Damasceno destacou que o sindicato tem demandas nas áreas de desenvolvimento técnico-científico, geração de empregos e fortalecimento da indústria nacional que “são transversais aos ministérios”. Eles estiveram reunidos com os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o vice-presidente Geraldo Alckmin; além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Impossível não lembrar

As questões relacionadas às forças políticas em defesa da democracia brasileira, após os lamentáveis episódios envolvendo os terroristas bolsonaristas, claro, não ficaram de fora das conversas dos dirigentes do SindMetal ABC com a equipe do presidente Lula. “Os metalúrgicos do ABC trabalhando em defesa da luta da classe trabalhadora e dos direitos do povo brasileiro”, defendeu Selerges.

Para cima

Com a volta às aulas, a partir de fevereiro, a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) estima aumento de 10% nas vendas de itens especializados em relação ao ano passado. A maior demanda é registrada em papelarias, livrarias, magazines, lojas de bairro perto de estabelecimentos de ensino, além das compras online. A retomada da rotina letiva também é positiva, já que a tendência é a de que o consumo seja maior em relação ao período em que prevaleceu o ensino virtual, como nos anos anteriores, levando menos consumidores às lojas.

Inauguração 

Para celebrar os 162 anos da Caixa Econômica Federal, 12 novas agências foram inauguradas nesta quinta-feira (12) pelo Brasil, entre elas, a vigésima segunda da cidade de Guarulhos, no bairro Ponte Grande, onde foi instalada uma unidade de varejo. Municípios do Amazonas, Pará e Mato Grosso ganharam unidades especializadas em agronegócio.

Música boa

jorge aragão

Projeto Conexão Cultural começa neste final de semana, em Guarujá, com shows de Ivan Lins e Jorge Aragão (foto) / Divulgação

Neste final de semana, Guarujá será palco do melhor da música popular brasileira, com o início do Projeto Conexão Cultural, uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. No sábado (14), tem show de Jorge Aragão na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, a partir das 17h30. Já no domingo (15), Dia de Santo Amaro, padroeiro do município, Ivan Lins será a atração nas areias da Praia de Pitangueiras, entre o Restaurante Avelinos e o edifício Sobre as Ondas, às 20 horas. Os shows são gratuitos, mas munícipes e turistas podem colaborar com o Fundo Social de Solidariedade doando um quilo de alimento não perecível. O mesmo Aragão se apresenta nesta sexta (13), às 21h, no projeto Monga Verão 2023, em Mongaguá.

BBB Oz

A Rede Globo anunciou nesta quinta (12) os nomes dos 22 participantes do Big Brother Brasil 23, que começa na próxima segunda (16) e Osasco tem três representantes: o cantor MC Guimê e Key Alves – nascida em Bauru, mas jogadora de vôlei na cidade -, no Camarote, além da psicóloga Sarah Aline, no grupo Pipoca. A representatividade inédita, claro, rendeu burburinho e até o prefeito Rogério Lins (Podemos) pegou carona no reality, que mobiliza as atenções nas redes sociais nesta época do ano. “Osasco vai dominar o mundo!”, publicou, ao desejar sorte para o time do “BBB Oz”.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: