ABCSociedade

Santo André realiza programação especial para celebrar Semana da Luta Antimanicomial

2 - Preparativos Mental Fahion Day -- Foto - Helber Aggio_PSA (8)

Dentre as atividades mais esperadas está o Mental Fashion Day, tradicional desfile que reúne profissionais, usuários e familiares de todos os serviços de saúde mental

A Semana da Luta Antimanicomial, que começa nesta segunda-feira (15), terá uma série de atividades em Santo André. O movimento faz lembrar que todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade e de receber todos os cuidados e tratamentos sem que tenham que abrir mão do lugar de cidadãos.

Para desconstruir qualquer forma de manicômio, seja por meio de instituição, pensamentos, ações ou conceitos, a Rede de Atenção Psicossocial vai iniciar a semana com atividades em todos os CAPS’s (Centros de Atenção Psicossocial) e residências terapêuticas da cidade.

“Travamos uma luta incansável contra a privação destas pessoas com sofrimento psíquico. As atividades programadas para esta semana são fundamentais para desconstruirmos qualquer tipo de preconceito que ainda exista na população. Toda a nossa equipe da saúde mental estará mobilizada para oferecer eventos onde os usuários dos CAPS’s e das residências terapêuticas possam se expressar livremente, assim como fazem rotineiramente nas unidades”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Nesta terça-feira (16), às 14h, serão lançados protocolos de enfermagem com o tema “Enfermagem e Saúde Mental”. O evento será realizado no Centro Universitário Fundação Santo André.

O Mental Fashion Day, evento que reúne profissionais, usuários e familiares, será realizado na quarta-feira (17), a partir das 9h30, na Universidade Federal do ABC (UFABC). A atração, muito esperada por todos, é mais uma oportunidade para o usuário se expressar da forma que se sentir confortável, seja por meio de uma poesia, música ou no tradicional desfile.

Preparativos Mental Fahion Day - Foto - Helber Aggio_PSA (1)

Preparativos para o evento Mental Fashion Day em CAPS de Santo André

Na última edição, o motoboy Ademilton Amaro Alves, de 45 anos, desfilou com fantasia de pirata e neste ano irá de astronauta. “Vou com roupa de motoboy e capacete personalizado. O CAPS vai me ajudar a customizar. Aqui no CAPS tem tudo: artista, amor, carinho. Estou empolgado para o desfile”, pontua o morador da Vila Palmares.

Além de ter poder terapêutico para os usuários da rede, os profissionais envolvidos em toda organização também se emocionam e aprendem muito com o trabalho.

Na quinta-feira (18), no Dia da Luta Antimanicomial, haverá uma grande manifestação dos CAPS’s, com ponto de encontro no Paço Municipal de Santo André, de onde o grupo seguirá para a Avenida Paulista.

Histórico

Desde o final da década de 1980, quando foi estabelecido o 18 de maio como Dia da Luta Antimanicomial, manifestações e atividades são realizadas nacionalmente durante todo mês com intenção de combater o estigma e o preconceito ainda presentes quando o tema é sofrimento psíquico, além de lembrar os horrores dos manicômios e as graves violações de direitos vividos por décadas pelas pessoas.

“Santo André segue historicamente e de forma belíssima colocando em pauta a importância desta data com uma semana de maravilhosas atividades culturais e artísticas produzidas pelos usuários, familiares e profissionais da rede de saúde mental. Neste ano, cada serviço pretende trazer para a passarela temas fortes e de grande representação na luta pelos direitos e liberdade de ser quem se é”, destaca a coordenadora de Saúde Mental de Santo André, Marines Santos de Oliveira.

(Fotos: Helber Aggio / PSA)

Leia também:

Confira a programação completa da 12ª Entoada Nordestina de São Caetano

 

 

COMPARTILHAR: