ABCSociedade

Confira a programação completa da 12ª Entoada Nordestina de São Caetano

Luarada_Divulgacao2

Evento terá shows de Mano Walter, Anastácia e Lucy Alves, entre outras atrações e gastronomia variada dos nove estados do Nordeste

Entre sexta-feira (19) e domingo (21), São Caetano do Sul realiza sua 12ª Entoada Nordestina. A festividade, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece no Espaço Verde Chico Mendes (avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica): das 16h às 22h, na sexta; 12h às 23h, no sábado; e 12h às 22h, no domingo.

Para celebrar a cultura e a identidade dos nove estados que compõem o Nordeste brasileiro, o tradicional evento da cidade terá cada noite de atividades encerrada por um grande show com artistas de referência na música popular, sempre às 20h30. Como antecipado pelo #BLOGDOBAENATV, os destaques serão Mano Walter (19), Anastácia (20) e Lucy Alves (21).

Considerada um dos maiores e mais representativos eventos que comemora a cultura regional brasileira no Estado de São Paulo, a Entoada Nordestina é marcada pela pluralidade de manifestações artísticas e culturais. Além dos shows de grandes nomes da música brasileira, os visitantes contam com artesanato temático, gastronomia típica e muitas atrações de artistas do Nordeste e da região metropolitana de São Paulo.

Um dos objetivos principais é valorizar os movimentos culturais populares e prestar uma homenagem à comunidade de migrantes nordestinos em São Caetano e seus descendentes. O evento é aberta ao público de todas as idades, com entrada solidária: 1kg de alimento não perecível por pessoa, dentro do prazo de validade. O total arrecadado será destinado ao Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade do município.

Gastronomia e artesanato

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial, a variada cozinha nordestina será representada nesta edição da Entoada por cerca de 50 barracas e carrinhos gourmet que comercializarão iguarias como feijão tropeiro, baião de dois, caldo de mocotó, galinha caipira, sarapatel, buchada, jabá, bobó de camarão, acarajé, tapioca, além de chopes artesanais e doces (de abóbora, batata e figo, quebra-queixo, cocada, entre outros deliciosos sabores).

Espaços instagramáveis

A atual edição terá também áreas com decoração temática e adereços para fotografar ao lado da família e amigos. além de redário e brinquedos infláveis. A Tenda dos Milagres, por Carlos Galego, será ambientada com livros e cordéis de autores nordestinos e elementos aconchegantes, que sugerem uma pausa para descanso e conhecimento. Já no Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos, será possível fotografar ou filmar com personagens caracterizados com trajes típicos.

Programação*

19 de maio (sexta-feira)

Palco Dominguinhos
16h – Dj Alê
17h – Aulão de forró com membros dos Centros da Terceira Idade de São Caetano
18h – Cerimônia de entrega da medalha Cidadão Nordestino

Palco Gonzagão

Mano_Walter_divulgacao_7

Mano Walter

19h – “Elas Tocam Jackson”, com Nanda Guedes (sanfona, voz e arranjos), Graziela Campanha (voz e triângulo), Michelle Britto (guitarra, violão e viola), Naiara Perez de Oliveira (zabumba) e Caroline Oliveira (percussão)
20h30 – Mano Walter

20 de maio (sábado)

maracatu no balanço das águas

Maracatu Balanço das Águas

Intervenções rasteiras
Durante a festa: Moreira de Acopiara (cordelista)
A partir das 12h – Tenda dos Milagres, por Carlos Lopes Galego
A partir das 14h – Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos
13h – Cavalo Marinho, com Tropeiros da Serra
14h30 – Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro (repentistas)
16h30 – Peneira e Sonhador (repentistas)
17h – Maracatu Balanço das Águas
18h30 – Adão Fernandes (repentista)

Palco Dominguinhos
12h – Apresentação musical dos alunos da Fundação das Artes: Andrea Barcelos, Ernesto Gennari, Gustavo Costa e Letícia Pereira
12h30 – Dança, com a Escola Municipal de Bailado Laura Thomé
14h – Baile dos Coletivos: DJ Forró Di Patrão (Forró de Todos) + Dj Alê (Forró no Chico) + Tercio Gomes (Forró Pé de Calçada)
16h – Banda Sinfonia Pé de Serra
18h – Trio Praiano
Nos intervalos: Dj Alê

Palco Gonzagão

Anastacia_divulgacao_1

Anastácia

19h –  Luarada Brasileira (foto de capa) – Festa na Roça, com Cicinho Silva (voz e acordeon), Clebinho Santos (voz e triângulo), Ivan Rodrigo (voz e zabumba), Gilson Bass (contrabaixo), Lucas Percussão (percussão) e Digo Ferreira (guitarra)
20h30 – Anastácia

21 de maio (domingo)

Intervenções rasteiras
Durante a festa: Moreira de Acopiara (cordelista)
A partir das 12h – Tenda dos Milagres, por Carlos Lopes Galego
A partir das 14h – Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos
13h – Capoeira e Maculelê, com A.D.C. Capoeira Santa Izabel
15h30 – Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro (repentistas)
16h30 – Peneira e Sonhador (repentistas)
18h30 – Adão Fernandes (repentista)

Palco Dominguinhos

Trio da Lua + lampião e maria bonita

Trio da Lua; “Lampião” e “Maria Bonita”

12h – Influência de Jackson – Viva o Rei do Ritmo!, com Claudio Campos (voz, violão e viola caipira), André Soratti (contrabaixo) e Gustavo Surian (bateria e percussão)
13h30 – Trio da Lua “Na Trilha do Xaxado”, com Zé da Lua (Wagner Ufracker da Silva, voz e zabumba), Márcio Dedéu (sanfona e voz), Charlles Freire (voz e triângulo), Digo Ferreira (voz e contrabaixo), Ana Freire (personagem Maria Bonita) e Juarez Martins dos Anjos (personagem Lampião)
15h – Encantos de Elba, com coletivo Espalha Graça do Forró (Marlene Andrade, Juliana Freitas e Joana Assis)
16h30 – Tributo a Luiz Gonzaga “A Volta do Baião”, com Fabinho Zabumbão (voz e zabumba), Luiz Fernando (voz e acordeon), Jonny Eustáquio (voz e triângulo), Eduardo Nascimento (cavaquinho e violão) e José Joaquim de Marães (bateria)
18h – Fabrício Ramos canta suas raízes, com Fabrício Ramos, Francisco José da Silva, Samuel Antônio da Silva, Frank Lemos da Silva e William Pereira dos Santos
Nos intervalos: Dj Alê

Palco Gonzagão

Lucy_Alves_divulgacao_1

Lucy Alves

19h – Forró Pé de Serra: Rodrigo Souza (voz), Cicinho Silva (sanfona), Rodolfo Willame (zabumba), Gilvan Lima (triângulo e percussão) e Ric Bass (contrabaixo)
20h30 – Lucy Alves

* A Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano informa que a programação está sujeita a alterações

(Fotos: Divulgação)

Leia também:

Caixa assina contrato de R$ 40 milhões com Prefeitura de Mauá

 

COMPARTILHAR: