ABCSociedade

Santo André realiza força-tarefa de vacinação contra sarampo neste sábado

Vacina Sarampo Santo André 1

Ação ocorrerá em dez equipamentos de saúde, das 08h às 17h; imunização é voltada para crianças de 06 a 12 meses e jovens entre 15 e 29 anos

A Prefeitura de Santo André realizará neste sábado (27) uma força-tarefa de vacinação contra o sarampo. A vacinação ocorrerá em nove unidades de saúde e no Centro Médico de Especialidades do CHM (Centro Hospitalar Municipal), das 08h às 17h. A campanha tem como público-alvo crianças de 06 a 12 meses e jovens entre 15 e 29 anos de idade.

“Nos últimos anos não houve casos de sarampo no país, deste modo estes indivíduos mais jovens não tiveram contato com o vírus do sarampo, o que seria um reforço vacinal natural. No caso das crianças, a transferência dos anticorpos maternos vai se perdendo com o tempo e o risco de aquisição do sarampo, assim como suas complicações aumentam”, explica a médica infectologista Elaine Monteiro Matsuda.

O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa, transmitida de forma semelhante à gripe, por meio do espirro e tosse. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de cerca de 15 dias, mas a transmissão da doença ocorre antes do aparecimento dos sintomas e se estende até o quarto dia depois que surgirem as manchas vermelhas na pele.

Os sintomas iniciais da doença também são semelhantes aos da gripe (febre alta, acompanhadas de coriza e tosse), além de irritação nos olhos e, na evolução, manchas na pele. As principais complicações são pneumonia, otite (infecção no ouvido) e meningite.

A única forma de prevenção contra o sarampo é a vacina. A tríplice viral é uma vacina segura que garante a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba e é contra-indicada para gestantes e imunodeprimidos, como  pessoas em quimioterapia, radioterapia, uso de imunossupressores ou corticóide por longo período.

Além da ação deste sábado, a campanha continuará em todas as unidades básicas de saúde de Santo André até o dia 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

A única forma de prevenção contra o sarampo, doença grave e altamente contagiosa, é a vacina

Pontos de vacinação da força-tarefa:

US Centro – R. Campos Sales, nº 575 – Centro

US / USF Vila Guiomar – R. das Silveiras, nº 73 – Vila Guiomar

US / USF Jardim Alvorada – R. Dr. Almenor J. Silveira, s/nº – Jd. Alvorada

US / USF Utinga – Alameda México, s/nº – Vl. Metalúrgica

US Parque João Ramalho – R. Maragogipe, s/nº – Pq. João Ramalho

USF Jardim Carla – R. José de Alencar, s/nº – Jd. Carla

US Cidade São Jorge /Esp. Santo – Av. São Paulo, 800 – Cidade São Jorge

US / USF Vl Luzita – Av. Dom Pedro I, nº 4197 – Vl. Luzita

USF Parque Miami – Estrada do Pedroso, nº 5151 – Pq. Miami

Centro Médico de Especialidades do CHM – Travessa Apeninos, s/nº – Vila Assunção

(Fotos: Alex Cavanha / PSA)

Leia também:

Paranapiacaba recebe quase 60 mil pessoas no primeiro final de semana do Festival de Inverno

 

COMPARTILHAR: