Baixada SantistaSociedade

Praia Grande conquista o Prêmio Top Destinos Turísticos

Praia do canto do Forte - Praia Grande - SP

Cidade foi a grande ganhadora na categoria Turismo de Sol e Praia na edição 2022

A cidade Praia Grande, na Baixada Santista, foi a vencedora do Prêmio Top Destinos Turísticos, em sua 4ª edição, na categoria Turismo de Sol e Praia. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quarta-feira (07), no Memorial da América Latina, em São Paulo – os municípios de Santos e Guarujá também foram premiados (leia abaixo).

Praia Grande concorria com as litorâneas Ubatuba e Peruíbe e também disputava na categoria Turismo de Esportes. Os três destinos finalistas são definidos a partir de votação pela internet. Em 2021, a cidade foi finalista nas categorias Turismo de Sol e Praia; Turismo de Negócios e Eventos; e Turismo Cultural.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB) comemorou o título inédito e que “demonstra o protagonismo do município na região”. “Nossa Cidade foi escolhida pelas diversas atrações oferecidas. São 22 quilômetros de praias, com ciclovia e calçadão revitalizado em toda a extensão, modernos quiosques e os Espaços Kids. São algumas das opções dos milhares de turistas que visitam Praia Grande e querem curtir a praia. Esse título inédito também é daqueles que votaram. Obrigada a todos”, comentou a chefe do Executivo, que foi representada no evento pelo secretário de Cultura e Turismo, Maurício Petiz.

praia grande top destinos turisticos 1

Secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Maurício Petiz, durante evento de premiação

Localidade mais procurada do litoral paulista, Praia Grande é a quarta cidade mais visitada do Brasil durante a temporada de verão, atrás de São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro, segundo dados da Embratur e do Ministério do Turismo. Na alta temporada recebe cerca de 2 milhões de turistas – mais de cinco vezes a sua população fixa, que é de 336.454 habitantes (IBGE/2021).

Vista aérea da Praia Grande - São Paulo

Vista aérea da cidade de Praia Grande com seus 22,5 km de extensão de costa

Um dos 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo governo paulista, Praia Grande teve uma rápida expansão, com crescimento de 56 mil habitantes entre os anos 2000 e 2009, recebendo o título de “a cidade que mais cresce no Brasil”, em 2015. Para a próxima temporada de verão, já estão sendo preparadas as tendas do projeto Estação Verão Praia, que oferece atividades físicas, esportivas, culturais e musicais para todas as idades.

Os shows do projeto Estação Verão serão realizados de 06 de janeiro a 04 de fevereiro de 2023. A pré-venda de ingressos terá início na segunda-feira (12), a partir das 21h.

Santos e Guarujá

O município de Santos foi premiado no Top Destinos Turísticos na categoria Turismo de Esportes – a final foi disputada com Boituva e Praia Grande. Entre as competições disputadas na cidade, muitas com destaque nacional, estão o Triathlon Internacional de Santos e o Troféu Brasil de Triatlo, além dos campeonatos santistas de pedestrianismo e de águas abertas.

O Prêmio Top Destinos Turísticos é realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB) e pela Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional São Paulo, com auditoria da Russel Bedford. Conta com votação popular via internet e avaliação de júri técnico formado por especialistas.

A inciativa contribui com a estratégia de regionalização turística e tem apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo. Entre as entidades parceiras estão a Associação Paulista de Municípios (APP); a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP); a Associação dos Municípios de Interesse Turístico (AMITESP); a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) e o São Paulo Convention and Visitors Bureau – Visite São Paulo.

As 16 categorias em disputa na edição 2022 e os municípios paulistas vencedores foram: Turismo de Pesca (Presidente Epitácio); Turismo de Parques Temáticos (Indaiatuba); Turismo de Esportes (Santos); Ecoturismo (Ilha Comprida); Turismo Náutico (Guarujá); Turismo de Estudos e Intercâmbio (Araçatuba); Turismo de Sol e Praia (Praia Grande); Turismo de Aventura (Socorro); Turismo de Negócios e Eventos (Atibaia); Turismo de Compras (Jaú); Turismo Gastronômico (São Roque); Turismo de Parques Naturais (Cananéia); Turismo Cultural (Botucatu); Turismo Social (São Sebastião); Turismo de Saúde (Águas de São Pedro) e Turismo Rural (Vinhedo).

Vencedora na categoria Turismo Náutico, Guarujá concorria com Itanhaém e Bertioga, também da Baixada Santista. Outras cidades da região foram finalistas. Além de Turismo Náutico, Itanhaém disputou na categoria Turismo Cultural. As demais foram São Vicente (Turismo de Compras), Peruíbe (Turismo de Sol e Praia) e Mongaguá (Turismo de Pesca).

(Fotos: Marcelo Guedes)

Leia também:

Aos 63 anos, Diadema avança sem perder sua essência

COMPARTILHAR: