ABCSociedade

Santo André é destino recomendado em quatro guias da Secretaria Estadual de Turismo

Paranapiacaba - Angelo Baima_PSA (2)

Inclusão da cidade nas publicações representa que município está se consolidando como destino turístico relevante no Estado

Um dos principais pontos turísticos de Santo André, a vila inglesa de Paranapiacaba é destaque do Guia de Rotas Turísticas do Estado de São Paulo sobre a Capital e Entorno, lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo. A publicação tem o objetivo de mostrar o que há de melhor em cada região e ajudar o turista a descobrir um pouco mais sobre a cultura, gastronomia e natureza no território paulista.

Santo André também está presente em outros três guias turísticos temáticos produzidos pela pasta. No Guia do Cicloturismo no Estado, a região ABCTur – Rota da Natureza e da Indústria, a qual Santo André pertence, traz informações sobre as rotas Caminho do Sal e Rota da Madeira, também em Paranapiacaba.

O Guia do Turismo de Compras e Moda informa sobre os centros comerciais da cidade, com destaque para o Calçadão da Oliveira Lima. Já o Guia da Diversidade recomenda o Santuário Nacional da Umbanda como opção para o afroturismo. A Sabina – Escola Parque do Conhecimento, espaço de ciência e educação, é a sugestão para pessoas com mobilidade reduzida e o Espaço Aberto Music Bar para turismo LGBTQIA+

“Este resultado vem do esforço da equipe de turismo da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego na criação de vários projetos e no cumprimento de uma série de quesitos que vem consolidando Santo André como um destino turístico relevante no Estado”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Um exemplo do empenho da gestão municipal no desenvolvimento do setor é que, no final de 2022, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado deu parecer positivo para que Santo André se tornasse um Município de Interesse Turístico (MIT). Com o reconhecimento, a cidade poderá receber, futuramente, até R$ 700 mil oriundos do Fundo de Melhoria das Estâncias para realizar investimentos.

Banzato acrescentou ainda que, em abril, o Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, certificou Santo André como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, bem como o Conselho Municipal de Turismo foi reconhecido no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. As certificações indicam que a cidade está apta para a participação em ações, projetos e editais da Secretaria Estadual de Turismo e também do Ministério do Turismo.

“Apostar no turismo é apostar no desenvolvimento sustentável integrando nossa cidade a toda Região Metropolitana. O turismo é um dos grandes geradores de emprego e renda do nosso País. Somente a nível mundial, o turismo representa mais de 10% do PIB”, acrescenta o secretário.

Santo André recebe anualmente cerca de 550 mil turistas, segundo Estudo de Demanda Turística realizado pela Strong Business School, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. O levantamento detalhou o perfil do turista que visita Santo André e vai ajudar a desenvolver ações e políticas públicas específicas.

A criação do Portal Turismo Santo André, lançado em março do ano passado, é uma destas ações implementadas para contribuir para o fortalecimento do turismo na cidade. O portal reúne opções de lazer e programação cultural de Santo André, além de conter informações sobre onde se hospedar, centros de compras, locação de automóvel, alternativas de bares com música ao vivo, restaurantes e muito mais.

O Portal Turismo Santo André pode ser acessado aqui.

Todos os guias da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo podem ser acessados aqui.

(Foto: Angelo Baima)

Leia também:

12ª Entoada Nordestina atrai 97 mil pessoas em São Caetano

 

COMPARTILHAR: