ABCSociedade

12ª Entoada Nordestina atrai 97 mil pessoas em São Caetano

Primeiro dia Festa Nordestina - 19 maio 2023 (204)

Durante três dias, festa uniu cultura e gastronomia dos nove estados do Nordeste e recebeu shows de estrelas da música regional como Mano Walter, Anastácia e Lucy Alves

A Entoada Nordestina de São Caetano do Sul vem se solidificando a cada ano como uma das maiores celebrações da cultura popular do nosso País. Prova disso é que em sua 12ª edição, realizada no último fim de semana, no Espaço Verde Chico Mendes, o evento reuniu cerca de 97 mil pessoas em seus três dias, ou quase 30 horas de programação. Além disso, foram 652 pessoas trabalhando, sendo 123 artistas.

“Os nordestinos são fundamentais na história da nossa cidade, assim como de todo o estado de São Paulo. A Entoada é um reconhecimento por tudo isso dentro de um ambiente festivo e de compartilhamento cultural”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

A programação artística contou com cultura de raiz, com repentistas, emboladores, forrozeiros e cordelistas, e também grandes shows de sucessos do momento. As três grandes apresentações noturnas foram de Mano Walter, na sexta (19), Anastácia, a Rainha do Forró – que também recebeu tributo em sua homenagem -, no sábado (20) e Lucy Alves, no domingo (21).

21052023 Entoada Nordestina-150

Show de Lucy Alves atraiu público de 21 mil pessoas

“É minha primeira vez em São Caetano e espero que de muitas. Adorei essa festa linda, muito organizada”, disse Lucy Alves. Já Mano Walter fez um agradecimento: “Muito obrigado, São Caetano, por fazer uma festa dessa para meu povo.”

Homenagens

Na sexta-feira, a Prefeitura homenageou nordestinos que residem na cidade. Foram nove pessoas presenteadas com medalha e diploma: Ivanice Inonete da Silva, Tereza Vieira de Souza, Wiula Moreira, Adilson Gomes de Sá, João Batista Lopes, José da Cruz Santos, José Ferreira da Silva, Pedro Ferreira de Lima e Silviano Araújo Souto. “Eu amo esta cidade”, disse o homenageado Pedro Ferreira de Lima.

Organização

Neste ano, a Entoada Nordestina lançou uma nova forma de disposição das atrações. O número de barracas de comida típica subiu para 40, e foram instaladas duas grandes praças de alimentação. O resultado foi menos filas e mais conforto para quem foi se alimentar.

Também foram distribuídas várias atrações de solo, como áreas para fotografia, redário, literatura e artesanato. Só no domingo, por exemplo, o parque recebeu 55 mil pessoas, do meio-dia até o fim da noite. Apenas o show de Lucy Alves reuniu 21 mil espectadores.

Apesar do grande público, a festa foi tranquila. Segundo a GCM (Guarda Civil Municipal), não houve nenhuma ocorrência de briga ou confusão. Além da GCM, Polícia Militar, Defesa Civil e SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana) trabalharam em conjunto.

21052023 Entoada Nordestina-51

Prefeito Auricchio em dois momentos: com os artistas Juarez Martins dos Anjos (personagem Lampião) e Ana Freire (Maria Bonita)…

21052023 Entoada Nordestina-Lucy Alves 3

… e no camarim cumprimentando a atriz e cantora Lucy Alves

Economia

A 12ª Entoada Nordestina também gerou trabalho e renda para muita gente. Diretamente, foram 652 pessoas atuando no evento, sendo 123 artistas, 248 na alimentação, 103 no artesanato e 178 técnicos. “A cultura gera empregos e movimenta a economia. A Entoada é uma grande força nesse sentido, além desses trabalhadores diretos, muitos trabalhadores são beneficiados ao redor da festa”, explicou o secretário de Cultura, Erike Busoni.

Aprovação

Gustavo Chefer, estudante do Colégio USCS, esteve no show de Lucy Alves e fez elogios à festa. “A qualidade é muito boa, bem do nível de São Caetano. A alimentação está bem variada, a música é muito boa e a infraestrutura do evento está melhor que a de anos anteriores. Tem mais espaço, as filas estão mais distribuídas, tudo muito organizado.”

Quem também curtiu a Entoada, assistindo ao show de Anastácia, no sábado, foi Érica Nascimento, acompanhada do namorado Reginaldo Gregório. “Está tudo muito bacana e a estrutura montada é muito boa. Estão todos de parabéns.”

(Fotos: Eric Romero / PMSCS)

Leia também:

Com UBASA, São Caetano completa sistema de atendimento para pets

COMPARTILHAR: