ABCSociedade

Ribeirão Pires coleta e destina 1,7 tonelada de materiais recicláveis gerados no 14º Festival do Chocolate

coleta reciclaveis fest chocolate rp

Parceria entre Cooperpires e Prefeitura resultou na coleta de materiais recicláveis durante o grande evento da Estância

Durante os três finais de semana do 14º Festival do Chocolate, a parceria entre a Cooperpires (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires) e a Prefeitura fortaleceu as ações voltadas à sustentabilidade. Nos nove dias de festa, os cooperados – com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano – recolheram e destinaram 1,7 tonelada de materiais para reciclagem.

A aliança entre a cooperativa e o poder público vem de longa data, sendo responsável não somente pela coleta seletiva em toda a cidade, mas pela gestão do ecoponto e da participação nos eventos turísticos, como é o caso do Festival do Chocolate. “A parceria entre a Cooperpires e a Prefeitura é uma peça-chave em nossos esforços ambientais. A união da causa sustentável ao turismo na Estância reforça nosso compromisso com um futuro mais verde e consciente”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo.

Entre os materiais recolhidos, destaque para 756 kg de papelão, 332 kg de garrafas PET, 228 kg de latas de alumínio, 165 kg de sacolas plásticas, 62 kg de caixas de leite, 58 kg de isopor, além de 146 kg de outros materiais.

Há sete anos cooperada, Maria das Dores, carinhosamente conhecida como Dora, também aprova a parceria. “É uma experiência muito boa trabalhar no Festival do Chocolate. Nossa arrecadação cresce consideravelmente, pois aproveitamos ao máximo para separar e vender”.

Donativos

arrecadação de alimentos fest chocolate rp

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires arrecada 60 toneladas de alimentos que serão destinados a instituições solidárias e famílias em situação de vulnerabilidade

Com mais de 60 toneladas de alimentos arrecadados, o 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, que retornou ao calendário de eventos do Estado após três anos com aposta em novo modelo sustentável, também foi destaque no quesito solidariedade. Os donativos recebidos durante a festa serão agora destinados às instituições cadastradas junto ao Fundo Social.

“Ribeirão Pires é solidária, assim como as pessoas que vieram de longe nos visitar”, ponta a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi. “Que venham mais festivais e mais eventos para que juntos possamos fazer o melhor para a cidade e pelas pessoas em situação de vulnerabilidade”, completa.

Atualmente, seis entidades já estão aptas a receber os donativos. Mas, a fim de ampliar o alcance das doações, o Fundo Social de Solidariedade abre cadastro, até 1º de setembro, para novas instituições interessadas em receber os alimentos. O cadastro poderá ser realizado por meio de formulário online ou presencialmente na sede do Fundo Social (avenida Francisco Monteiro, 2.940 – Santa Luzia) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O evento, que destacou a doação de uma tonelada de ração pet, também foi marcado pelo lançamento do Programa de Apoio ao Protetor Independente (PAPI). Com a nova iniciativa, instituições que atuam com a causa pet serão inseridas em programa conjunto entre o Fundo Social e Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano para identificar aquelas com atuação comprovada no setor (leia mais abaixo).

selo papi rp 2

Durante o Festival do Chocolate foi arrecadada uma tonelada de ração que será distribuída através do selo PAPI

O prefeito de cidade, Guto Volpi (PL), ressaltou que o calendário de eventos, que prevê mais de 50 semanas de atrações, será baseado na solidariedade. “Isso vai ser muito importante para a criação de otimismo na cidade, para a consolidação de calendário cultural e turístico.”

O 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires reuniu, ao longo de três fins de semana, 170 mil visitantes que consolidaram o festejo como um reduto cultural e gastronômico, com 32 chalés. Dentre as mais de 80 atrações, somente 13 precisaram de ingresso, equivalente a 2kg de alimento não perecível ou 2 kg de ração para pets.

PAPI

selo papi rp 1

Selo lançado em apoio aos protetores independentes reforça compromisso com a causa animal e valoriza trabalho de resgate realizado com instituições parceiras

Ao anunciar o lançamento do Programa de Apoio ao Protetor Independente, na última terça-feira (22), a Prefeitura de Ribeirão Pires deu mais um passo em prol dos animais. A iniciativa nasce a partir de colaboração entre a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano e o Fundo Social da Solidariedade do município.

O PAPI surge como parte das ações para fortalecer a causa animal, que já é notável por meio das atividades da equipe ambiental da cidade. Ribeirão Pires é reconhecida por seu trabalho exemplar no cuidado com a fauna local, sendo esse um dos pilares da atual gestão municipal.

O programa tem como objetivo principal oferecer apoio direto aos protetores independentes, ONGs e instituições que desempenham um papel fundamental no resgate, cuidado e doação de animais na Estância. O selo busca reconhecer e valorizar a dedicação desses agentes, que muitas vezes atuam de forma voluntária, contribuindo para o bem-estar animal e para a promoção da conscientização sobre a importância da proteção animal.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo, o selo PAPI é um passo significativo para avançar na causa animal. “O programa reforça nosso compromisso com os animais e com aqueles que dedicam seu tempo e esforço para protegê-los. Estamos empolgados em oferecer esse suporte e reconhecimento aos protetores independentes e parceiros que desempenham um papel tão crucial.”

Marcus Leap, diretor de Proteção à Fauna da equipe ambiental, destaca a relevância do apoio recebido. “Desde a criação do departamento, em 2021, nós sempre tivemos um amplo apoio do Fundo Social e nos eventos da Prefeitura sempre tivemos o apoio fundamental da gestão para recebermos a ração doada para distribuição a quem presta esse serviço de resgate de animais abandonados.”

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi, ressaltou o papel determinante do esforço conjunto. “As parcerias são essenciais para atingirmos um maior número de pessoas e animais. O PAPI demonstra nosso compromisso em unir forças para melhorar a qualidade de vida dos animais em nossa cidade”, conclui.

Leia também:

Prefeitura de Ribeirão Pires impulsiona ações ambientais no 1º Empreenda Tur

 

COMPARTILHAR: