ABCSociedade

Prefeitura de Ribeirão Pires impulsiona ações ambientais no 1º Empreenda Tur

empreenda tur rp 1

Evento no Complexo Ayrton Senna teve doação de mudas, feira de adoção e educação ambiental, alinhando a Estância à Agenda 2030 da ONU

No último sábado (19), a cidade de Ribeirão Pires viu florescer um compromisso com o meio ambiente no 1º Empreenda Tur, realizado no Complexo Ayrton Senna. Durante o evento, a Prefeitura promoveu a doação de 260 mudas de árvores e conseguiu um novo lar para sete animais na Feira de Adoção, além de ações de conscientização e educação ambiental para turistas e munícipes, um passo significativo rumo à adequação dos objetivos da Agenda 2030 da ONU na Estância.

No estande da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, centenas de pessoas participaram de sessões educativas que abordaram temas cruciais. A Educação Ambiental de Animais Silvestres ressaltou a importância da coexistência harmoniosa entre humanos e a fauna local. Já a exploração das Abelhas Nativas e Sem Ferrão, através do projeto “Condomel – Abelhas da Mata”, provocou reflexões sobre a vitalidade desses polinizadores para a biodiversidade.

empreenda tur rp 2

A prefeitura conseguiu lar para mais sete animais durante o evento (Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP)

Andreza Araújo, secretária de Meio Ambiente, destacou a relevância dessas ações ambientais integradas a eventos turísticos na cidade. “Estamos unindo o prazer do turismo à conscientização ecológica, criando experiências enriquecedoras para moradores e visitantes”, disse.

As 260 mudas distribuídas – 200 de espécies nativas da Mata Atlântica e 60 de condimentos aromáticos – materializaram a preocupação da Prefeitura em estimular a agenda de debates sobre a natureza local e promover um ambiente mais saudável.

Referência

empreenda tur rp 3

Recebido pelo prefeito Guto Volpi, o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo aprovou a primeira edição do evento, que servirá de exemplo para outras cidades do Estado

Durante visita ao 1º Empreenda Tur, o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, afirmou que pretende reproduzir o formato elaborado pelo município em outras cidades. O evento foi organizado pela Prefeitura e pela Fenae (Federação dos Empreendedores do Brasil), com apoio do Governo do Estado.

Ao lado do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), Lucena afirmou que o Empreenda Tur nasce com a missão de fomentar o debate no setor e que Ribeirão Pires é o ponto de partida do evento de turismo em todo o estado de São Paulo.

“O que vimos aqui é o projeto piloto do Empreenda Tur e esse formato, adotado em Ribeirão Pires, deverá ser reproduzido em outras áreas do Estado. Na região, somente Ribeirão Pires é estância turística, então faz sentido que a cidade seja palco das discussões do empreendedorismo de turismo”, declarou Lucena.

Guto Volpi enalteceu a parceria com o Governo de São Paulo e afirmou que realizar o lançamento de um programa como este consolida ainda mais a imagem de Ribeirão Pires como polo turístico. “O turismo é nosso principal fator econômico e que faz gerar trabalho e renda na cidade e na região. Temos uma força turística por aqui, com a rota do Cambuci, em Rio Grande da Serra; Paranapiacaba, em Santo André; o circuito industrial com as cidades de São Bernardo, Diadema e São Caetano. Já aqui em Ribeirão temos o circuito religioso, gastronômico.”

O evento destinado ao turismo mobilizou grande conferência voltada ao debate do setor e contou com palestra magna da jornalista Giuliana Morrone, especialista em turismo sustentável e ESG. “Quero atingir corações e mentes durante minhas palestras. Eu realmente acredito nas questões que envolvem sustentabilidade no setor”, disse a profissional, que viajou de Boa Vista, em Roraima, diretamente para Ribeirão Pires.

Projeto

Os participantes também tiveram acesso a cursos elaborados pelo Sebrae, assim como rodadas de negócio e palestras. Os empreendedores puderam conhecer linhas de microcrédito com o Banco do Povo e a agência Desenvolve SP.

“Assim que descobri o evento, quis logo visitar para pegar algumas informações com o Sebrae. Acho que eles podem me indicar o que fazer”, contou Mário Carlos, de 59 anos. Morador de Ribeirão Pires e trabalhando atualmente com transporte escolar, ele esteve no Empreenda Tur porque tem plano de montar, junto com a irmã, uma pousada em sua chácara, em Ouro Fino.

Leia também:

14º Festival do Chocolate recebe mais de 170 mil visitantes em três finais de semana

 

 

COMPARTILHAR: