ABCGrande SPSociedade

Prefeito Paulo Serra fala sobre a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos

pauloserra_Alex_Cavanha_5122ok_rgb-1024x683

Presidente do Consórcio Grande ABC, chefe do Executivo andreense defende que, por enquanto, o acessório de proteção siga obrigatório em locais fechados

Alinhadas com anúncio do Governo de São Paulo, as cidades do Grande ABC decidiram, nesta quarta-feira (09), flexibilizar o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. Segundo o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a flexibilização ocorrerá de maneira gradual e cuidadosa e está mantida a obrigatoriedade da proteção em locais fechados.

“Graças aos cuidados e à vacinação podemos, agora, liberar o uso de máscara em espaços abertos, mas quem preferir pode continuar a usar o acessório de proteção. Por enquanto, em locais fechados, como salas de aula, shoppings e escritórios, o uso permanece obrigatório. Estamos avançando na superação da pandemia. Falta pouco para vencermos esta guerra. E faremos isso juntos, como foi desde o início”, destacou o chefe do Executivo andreense.

Prefeito_Paulo_Serra_008_Helber_Aggio_rgb-1024x683

Paulo Serra destaca decisão conjunta dos municípios da região com base na melhora dos indicadores da pandemia e lembra que quem quiser pode seguir usando máscara ao ar livre

A decisão acompanha a melhora dos indicadores da pandemia no Grande ABC. Nas últimas quatro semanas, a média móvel de casos caiu 80% na região. Até 08 de fevereiro, a média de casos por dia era de 1.361. Em 08 de março, caiu para 275.

Já a ocupação média de leitos de UTI na região é de 24%, bem abaixo da ocupação aferida na capital, de 43%. Os óbitos tiveram redução de 66% no mesmo período.

O tema foi deliberado em assembleia do Consórcio Grande ABC, realizada por videoconferência.

Estado

O Governador João Doria (PSDB) confirmou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (09). O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.

51928725734_a0217d9415_k

Decreto que libera o uso máscaras em locais abertos foi assinado pelo governador João Doria e tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória em espaços fechados

“A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida”, afirmou Doria. “É um novo momento na vida e no trabalho. Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com esta importância e dimensão”, reforçou o governador.

O decreto assinado por Doria tem efeito imediato, pois já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.

A decisão é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês.

Além da melhora nos indicadores da pandemia, São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O Estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Nós estamos muito além da vacinação de muitos países. Temos hoje uma taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de 37,6%. Nos últimos 30 dias, nós tivemos queda de 54% no número de casos, as internações caíram 76% e o número de óbitos foi 56% menor”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn. “É com segurança que vamos continuar protegendo a vida, mas precisamos que as pessoas continuem se vacinando”, acrescentou.

Escolas

A proteção deixa de ser exigida também em todas as áreas externas de escolas do Estado. Segundo o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, a máscara não será exigida, por exemplo, nas quadras esportivas, mesmo naquelas que são cobertas mas têm aberturas nas laterais – cada município pode ter seu próprio entendimento sobre a aplicação da medida nos colégios.

A expectativa é que, dentro de duas semanas, seja decretado o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em definitivo em ambientes fechados, incluindo o transporte coletivo. Como os desfiles de Carnaval de São Paulo foram transferidos para abril, os componentes das escolas de samba poderão desfilar sem máscaras.

Exceções

Para os imunossuprimidos e as pessoas que não se vacinaram, a recomendação importante é que continuem usando máscaras. Aqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal também devem procurar postos de vacinação para receber novas doses de imunizantes contra a Covid-19.

Atualização (às 22h15):

Após a divulgação desta matéria, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC emitiu nota para esclarecer que a decisão de flexibilização do uso de máscaras em local aberto foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária nesta quarta-feira (09) por seis dos sete municípios consorciados, tornando-se decisão regional.

“Cabe informar que o Estatuto da entidade aponta a necessidade de aprovação por maioria simples dos consorciados, portanto, quatro votos. Em atenção à nota divulgada hoje pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC informa que tem como padrão a convocação de representantes de todas as prefeituras, mesmo as inadimplentes com o colegiado”, cita o texto.

Leia também:

No Dia da Mulher, Auricchio anuncia distribuição de absorventes às escolas de São Caetano

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR: