ABCSociedade

Reforço escolar é um dos pilares da retomada das aulas presenciais em São Caetano

Educação EMEF Senador Flaquer-18

Ação visa compensar perdas no aprendizado em razão das mudanças de rotina ocasionadas pela pandemia e mantém a tecnologia como importante ferramenta de ensino no município

A retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de São Caetano do Sul por si só foi um marco na vida de crianças e jovens em idade escolar, após o período mais crítico da pandemia, que exigia atividades online, distanciamento dos professores e dos colegas de classe. Desde o início deste mês de abril, um novo passo foi dado para contribuir com os alunos que passaram a apresentar algum déficit no aprendizado: as aulas de recuperação no contraturno do período regular de estudos.

“Esse processo de retomada começou com revisão do conteúdo no primeiro mês de aulas e passou por uma avaliação diagnóstica na qual pudemos aferir como está a aprendizagem na rede municipal. Agora é o momento de pensar nos indivíduos, em como cada criança fará seu processo de recuperação para que, ao final do ano, todos tenham aprendido tudo o que precisam, em todos os anos de escolaridade”, relata a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

Aula na Silvio Romero

Retomada: aula em escola da rede municipal de São Caetano do Sul

Para Carla Francisco, diretora do CECAPE (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, o trabalho conjunto da família e da escola é essencial nesse momento. “Aos estudantes que têm dificuldades de aprendizagem iremos organizar ações de recuperação paralela e com aqueles que não apresentam dificuldade diagnosticada vamos trabalhar na perspectiva da consolidação desse aprendizado. Por isso, é importante que as famílias garantam a participação dos estudantes convocados para as aulas no contraturno e acompanhem as atividades que serão enviadas como lição de casa.”

Retomada Almoço na Escola - EMEF Ângelo Raphael Pellegrino - 29 março 2022 (2)

Programa “Almoço na Escola” permite ao aluno permanecer onde estuda para acompanhar as atividades de reforço no contraturno

Pilares

O processo de retomada das aulas presenciais na rede municipal de São Caetano do Sul sustenta-se sobre quatro pilares: as aulas de reforço escolar, o programa Almoço na Escola (que permite ao aluno permanecer na escola para acompanhar atividades no contraturno), o programa Saúde na Escola (que prevê ações conjuntas com as secretarias de Saúde e Assistência e Inclusão Social) e um programa de renda, ainda a ser implantado, direcionado a alunos em situação de vulnerabilidade.

“Esse é um projeto grande, que vai garantir os direitos de aprendizagem a todos os estudantes matriculados na rede municipal de São Caetano do Sul”, explica Minéa.

Retomada

O retorno às aulas presenciais em São Caetano – que estavam suspensas desde 24 de março de 2020 em virtude da pandemia do coronavírus – começou a ocorrer de forma escalonada a partir de junho de 2021, conforme cronograma definido pela Secretaria de Educação. Num primeiro momento momento, não foi obrigatório e alguns puderam optar pela manutenção das aulas online em casa, via elogiada plataforma Google for Education.

De todo modo, a rede municipal de ensino preparou as escolas para que os alunos pudessem retornar com os cuidados necessários à prevenção da Covid-19. As ações foram voltadas não apenas aos protocolos de segurança, mas aos aspectos pedagógicos e socioemocionais.

Transformação

Tão logo assumiu a Prefeitura, em dezembro de 2021, em pleno pico de casos de gripe e Covid-19, devido ao vírus H3N2 e à variante Ômicron do coronavírus, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) deixou claro que as questões educacionais do pós-pandemia seriam um grande desafio e uma de suas maiores preocupações como gestor. “Além de atender os casos não Covid na saúde, zerando fila de procedimentos ao longo do ano, se voltar à questão econômica para a geração de oportunidades, como geração de emprego e diminuição da vulnerabilidade social, o processo educacional pós-Covid é o que me preocupa profundamente.”

Prova São Caetano Digital _instrumento de avaliação diagnóstica

Uso da tecnologia continua presente no ensino municipal de São Caetano

O reforço escolar, que integra o programa de retomada das aulas presenciais, é uma das resoluções instituídas em curto prazo pela administração municipal para auxiliar no processo de compensação das perdas e das mudanças de rotina ocasionadas pela pandemia. É tempo de uma nova transformação e o uso da tecnologia continuará presente como importante ferramenta de ensino em São Caetano.

Agora, porém, complementando as aulas presenciais, por meio de atividades online para recuperação ou consolidações dos conteúdos. “Queremos, mais uma vez, reafirmar esse compromisso com a educação de nossos alunos. É um compromisso social, que extrapola os muros das escolas”, destaca Carla.

Leia também:

Centro Hospitalar Municipal de Santo André completa 110 anos

COMPARTILHAR: