ABCSociedade

Centro Hospitalar Municipal de Santo André completa 110 anos

1 - CHM 110 anos - Foto - Helber Aggio_PSA (1)

Carinhosamente conhecido como Santa Casa, equipamento é referência regional para Bucomaxilofacial, Oftalmologia e Neurocirurgia

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) “Dr. Newton da Costa Brandão” completou 110 anos no dia 08 de abril, data de aniversário da cidade – que está comemorando 469 anos. Para celebrar, o departamento de Qualidade e a Diretoria promoveram um evento no auditório do hospital, aberto aos profissionais da saúde, na manhã desta terça-feira (12).

“O CHM completa 110 anos em um momento que traz significado ainda mais especial a este equipamento de saúde. Depois de nos ajudar a resistir à pandemia de Covid-19, o hospital retoma suas especialidades e cirurgias. O local, que passou por diversas intervenções e modernizações, está preparado para atender a nossa gente com infraestrutura e humanização”, pontuou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

O evento contou com a participação de lideranças religiosas, representando católicos, evangélicos e as religiões de matriz africana. Também estavam presentes profissionais da rede de saúde da cidade, representantes do Conselho Municipal de Saúde, do Comitê da População Negra, os grupos de voluntariado Sorrir é Viver, Naninhas do Riso e as populares e queridas “Rosinhas”, da Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André  (AVSSA).

A diretora geral do hospital, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, realizou a abertura do evento e, emocionada, falou sobre a importância de fazer parte desse momento histórico. “Fui aluna da Faculdade de Medicina do ABC e passei um longo período aqui, fiz residência de Clínica Médica no hospital e, em 1989, comecei a trabalhar no CHM após ter passado em concurso. Em 1995 saí, voltei em 2017 e encontrei um hospital muito profissional, oferecendo vários serviços. Presenciei um progresso muito grande. O CHM é referência regional em Bucomaxilo, Oftalmologia e Neurocirurgia. Além disso, nós fazemos aqui importantes cirurgias que os grandes hospitais da região, inclusive os estaduais, não fazem. Temos ótimos resultados em cirurgia vascular, cirurgia plástica e inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas internacionais”, explicou.

CHM 110 anos - Foto - Helber Aggio_PSA (14)

A médica Maria Odila Gomes Douglas, diretora geral do hospital, e o novo secretário de Saúde de Santo André, José Police Neto, conduziram o evento comemorativo

 “É motivo de grande satisfação estar à frente da Secretaria de Saúde no momento em que este importante equipamento público completa 110 anos de serviços prestados à população”, disse o novo secretário de Saúde andreense, José Police Neto.

Revitalização

Desde 2017, o Centro Hospitalar Municipal vem recebendo diversas intervenções. Logo no início da atual administração, foi entregue o Hospital Dia, fechado na gestão anterior. O local realiza cirurgias de baixa complexidade que permitem que o paciente passe pelo procedimento e tenha alta sem a necessidade de permanecer internado em observação. Posteriormente, os pacientes retornam ao serviço para curativos e novas avaliações.

Em 2018, foi entregue a reforma do Centro de Diagnósticos, que possibilitou o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro. O antigo tomógrafo foi substituído por um moderno equipamento que faz imagens 3D e foram revitalizadas as salas de raio-x, ressonância e do espaço onde são realizados os exames de ecocardiograma adulto, ecocardiograma infantil e doppler vascular. O CHMSA também ampliou a capacidade de exames laboratoriais e de imagem, aumentando o leque de tipos de tomografia, por exemplo.

Em 2019, dentre os espaços revitalizados e novos que foram entregues estão a Farmácia Satélite, o Centro Médico de Especialidades, auditório e prédio administrativo, além da nova ala de Psiquiatria, o que proporcionou aumento de leitos do local. O serviço oferece atendimento 24 horas por dia e é referenciado para casos de urgência e emergência, onde os usuários permanecem em observação por até 72 horas.

Em 2020, entre as intervenções entregues estão a ampliação do Pronto-Socorro e a criação de uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o que ampliou o número de leitos em todo os hospital, além de reformas no térreo, novos consultório e alas de internação. As obras ainda estão em curso, sem causar prejuízo no serviço prestado aos usuários.

“Como hospital municipal que mais realiza atendimentos no ABC e líder em procedimentos em todo o Estado, entre cirurgias, internações, consultas e exames especializados, nossa responsabilidade é honrar toda essa tradição centenária e seguir inovando para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado”, completa o secretário adjunto de Saúde, Victor Chiavegato.

CHM ARQUIVO

Fundado em 1912 e originário da antiga Santa Casa de Misericórdia, o CHMSA é um dos mais importantes da cidade e o mais antigo equipamento hospitalar de toda a região do ABC (Foto: Arquivo)

 Atendimento oferecido

Além de prestar atendimento de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia e Psiquiatria, o hospital oferece atendimento em outras oito especialidades. Também são realizados exames de imagem e laboratoriais.

No Centro Médico de Especialidades, são disponibilizados atendimento em Anestesiologia (Pré-Operatório), Cardiologia (Pré-Operatório), Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo (Gastrocirurgia), Cirurgia Geral, Cirurgia Ginecológica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Toráxica, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Ginecologia Oncológica (Oncogineco), Neurocirurgia, Nutrição, Oncologia, Ortopedia, Proctologia e Urologia.

Ampliação de serviços

Novos serviços ainda foram incorporados ao Centro Médico de Especialidades do hospital, como o Ambulatório de Cuidados Paliativos, que integra a linha do cuidado humanizado que vem sendo implantada no município, e a Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade, por meio do Núcleo de Obesidade.

(Fotos: Helber Aggio / PSA)

Leia também:

Encenação do “Drama da Paixão” completa 25 anos em Santana de Parnaíba

COMPARTILHAR: