ABCSociedade

Professora de Diadema vence Prêmio Professores do Brasil

EMEB Albino de Freitas_Prêmio Professores do Brasil_Adriana Horvath_16

Em sua 11ª edição, o Prêmio Professores do Brasil teve como um dos vencedores de 2018 a professora Lucimar Izabel Faria, da EMEB Albino Freitas, no bairro Serraria, em Diadema. A educadora venceu a etapa estadual na categoria Creche com a prática “Estética Musical na Primeira Infância”.

O Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação, reconhece, divulga e premia o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem nas salas de aula. Neste ano, foram avaliadas práticas pedagógicas aplicadas na educação básica.

Há 22 anos na rede municipal de Diadema, a professora Lucimar desenvolveu o trabalho vencedor ao longo de dois meses, mas garante que o exercício musical é uma constante durante as aulas. “Ouvir, cantar e brincar com música é uma prática contínua e faz com que as crianças ampliem o gosto musical e identifiquem suas preferências. As preferências estão relacionadas ao ambiente musical ao qual estão inseridas”, destacou.

Segundo ela, o objetivo do trabalho foi oferecer um repertório amplo, com manifestações culturais locais e universais. “Assim surgiu a oportunidade de uma vivência musical qualitativa, com estratégias variadas aplicadas de maneira lúdica, com um repertório cuidadosamente selecionado, amplo e variado, capaz de sensibilizar os alunos musicalmente e aguçar a percepção estética musical. A exposição a este ambiente fez com que, gradativamente, os alunos se tornassem ouvintes mais sofisticados, desenvolvendo a capacidade de realizar suas próprias escolhas.”

A professora Lucimar Izabel Faria definiu um cronograma de dois meses de aulas para desenvolver a prática vencedora. “As crianças ampliaram o gosto pela música e identificaram suas preferências a partir de um repertório amplo.”

Por contribuir de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil, o vencedor de cada categoria do Prêmio Professores do Brasil é contemplado com certificado e troféu. Além de ganhar visibilidade, as experiências pedagógicas exitosas – como a conduzida pela professora Lucimar – podem ser adotadas por outros docentes e pelos sistemas de ensino. “A estética musical, além de estar relacionada com o prazer e o belo, tem a ver com a qualidade. As crianças respondem positivamente aos estímulos. É possível que, desde pequenas, elas atuem como protagonistas e se tornem ouvintes mais sensíveis e perceptivos à música”, completou a educadora de Diadema.

“Este prêmio mostra que temos professores que acreditam na educação de qualidade e dão o melhor para a formação dos alunos. Gostaria de parabenizar a professora Lucimar pelo empenho e a todos que contribuíram para este resultado”, disse o secretário municipal de Educação, Cacá Vianna.

(Fotos: Adriana Horwath / PMD)

Leia também:

Atila Jacomussi retoma o comando da Prefeitura de Mauá

 

COMPARTILHAR: