ABCSociedade

Procon Santo André realizará força-tarefa para munícipes lesados após chuvas e vendaval

Procon Santo André - Foto - Angelo Baima_PSA (2)

Objetivo é auxiliar moradores que tiveram prejuízos por conta da interrupção no fornecimento de energia elétrica e água

Diversos moradores de Santo André sofreram impactos relacionados às chuvas e à ventania da última sexta-feira (03). Falta de energia elétrica e de água foram os problemas mais comuns e que ainda seguem prejudicando alguns munícipes.

Para auxiliar as pessoas que tiveram algum prejuízo, o Procon Santo André vai promover nesta terça-feira (07) uma força-tarefa na sede do órgão, na Avenida José Caballero, 153, na Vila Bastos. O atendimento será realizado das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

“Faremos um mutirão atendendo munícipes que tiveram prejuízos como a perda de mantimentos e de eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos que eventualmente tenham queimado. Vamos procurar atender o mais rápido possível e prestar atendimento para todos aqueles que se sentiram lesados por falta de solução imediata, então entraremos com a reclamação”, explicou a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini.

A diretora reforçou ainda como os munícipes devem proceder antes de se dirigirem ao Procon. “Com relação a mantimentos que tenham estragado ou equipamentos queimados, o consumidor precisa ter minimamente uma noção do que tinha, o que perdeu, um valor aproximado, para abrirmos um pedido de indenização de danos. Se possível, é importante levar a nota do produto e a ordem de serviço de um técnico comprovando o motivo do problema.”

O Procon ainda auxiliará moradores para que também tenham desconto na conta, porque o serviço não foi prestado. Para isso, é necessário que o munícipe apresente uma conta da empresa fornecedora de energia ou água com o número da instalação. Para dar celeridade aos processos, o órgão vai disponibilizar pessoalmente ou por e-mail um formulário no qual deverá ser relatado todo o caso.

Desde a última sexta-feira, as equipes de infraestrutura, mobilidade, zeladoria e Defesa Civil trabalham para o restabelecimento da normalidade na cidade. O prefeito em exercício, Luiz Zacarias (PL), esteve neste domingo (05) na rua Mendes Leal, onde a queda de uma estrutura de uma construção causou a morte de um trabalhador e deixou outro ferido – que já teve alta do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA).

Ações temporal (8)

Mais de 110 ocorrências de queda de árvores foram registradas em Santo André desde sexta-feira

“Caíram muitas árvores, inclusive sobre a fiação, prejudicando a população como um todo, porque várias regiões da cidade ficaram sem luz”, afirmou Zacarias.

Cobranças

Diante das reclamações de munícipes sobre falta de energia elétrica, o prefeito em exercício destacou que a Prefeitura esteve em contato direto com a Enel, cobrando sistematicamente a concessionária para a solução do problema, além da Sabesp, já que muitas regiões da cidade ficaram sem água.

“As bombas da Sabesp sofreram com a falta de energia sem conseguir levar água para os bairros”, disse Zacarias. O fornecimento de água foi restabelecido nesta segunda-feira (06), mas pode levar até esta terça-feira (07) para estar normalizado nas torneiras das residências, dependendo da região da cidade.

Ações temporal (10)

Serviços de manutenção, desobstrução e limpeza de vias foram intensificados pela Prefeitura após a tempestade

Os ventos no município chegaram a alcançar 105 km/h, causando mais de 110 ocorrências de queda de árvores – sendo 98 em áreas externas e 12 em áreas internas. Pelas redes sociais, o prefeito Paulo Serra (PSDB) – que se licenciou por uma semana para participar de evento sobre cidades inteligentes em Barcelona, na Espanha – garantiu que todos os relatos de má prestação de serviço do fornecimento de energia serão encaminhados ao Ministério Público e órgãos fiscalizadores.

Leia também:

Auricchio acompanha início da operação da Tarifa Zero nos ônibus de São Caetano

 

COMPARTILHAR: