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Santo André lança aplicativo Poupatempo da Saúde

Aplicativo Poupatempo da Saúde - Foto - Alex Cavanha_PSA (2)

Munícipes terão diversos serviços de saúde na palma da mão para ganhar tempo e evitar deslocamentos desnecessários

 Os usuários da rede municipal de saúde de Santo André ganharam importante ferramenta para agilizar a marcação de consultas com médicos especialistas. Nesta quarta-feira (06), o prefeito Paulo Serra (PSDB) e o secretário municipal de Saúde, Gilvan Junior, lançaram o aplicativo Poupatempo da Saúde, que vai colocar na palma da mão dos andreenses o acesso a diversos serviços como histórico de agendamentos, carteira de vacinação, localização de farmácia para retirada de medicamentos por meio da geolocalização, entre outros.

“Esse aplicativo simboliza algo que no início da gestão, em 2017, parecia impossível, que era ter uma saúde não só humanizada, de ponta, com estrutura melhor, mas totalmente informatizada. É um recurso que traz para as pessoas mais agilidade no atendimento, além de aumentar a transparência. Faz muita diferença e evita que as pessoas se desloquem para a unidade sem necessidade. Estamos muito felizes por poder dar mais esse passo no nosso sistema de saúde”, comentou o prefeito.

Para ter acesso às consultas no aplicativo, o paciente deve passar primeiro pela sua unidade básica de saúde de referência (a mais próxima de sua residência) para ser avaliado e encaminhado. Após esse processo, em até 72 horas será liberada no aplicativo do usuário a especialidade que o paciente tem permissão para marcar a consulta, podendo escolher data e horário mais apropriado. Os atendimentos serão realizados no recém-inaugurado Poupatempo da Saúde, que fica dentro do Atrium Shopping, na Rua Giovanni Battista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon.

2 - Aplicativo Poupatempo da Saúde - Foto - Alex Cavanha_PSA (3)

Segundo o secretário de saúde, Gilvan Junior, objetivo é agilizar marcação de consultas médicas e, por tabela, diminuir o absenteísmo

“Esse é mais um sonho que tínhamos e que estamos tirando do papel, literalmente. O aplicativo vem ao encontro de outras ações que colocamos em prática na Secretaria de Saúde para desburocratizar a vida das pessoas, trazer agilidade ao serviço público e otimizar os recursos técnicos e financeiros. É uma ferramenta muito importante e que vai facilitar o acesso da população às consultas e a outros serviços da rede de saúde”, destacou Gilvan Junior.  Segundo o secretário, caso algum paciente desmarque uma consulta pelo aplicativo, será possível que outro faça o agendamento naquela data e horário, evitando o absenteísmo – 30% dos usuários ainda faltam às consultas na rede andreense.

A implementação do aplicativo Poupatempo da Saúde só foi possível graças à reorganização da rede de saúde de Santo André, que foi intensificada em 2023 com o programa Saúde Fila Zero. Por meio de dezenas de mutirões, a cidade bateu recordes na oferta de consultas e exames para acabar com as filas represadas durante a pandemia da Covid-19. No ano passado, foram 189.284 consultas e 312.413 exames, números equivalentes aos que haviam sido disponibilizados em 2021 e 2022 somados, quando foram ofertados 160.807 consultas e 336.396 exames.

A plataforma já está disponível para ser baixada no Android  e no iOS .

Poupatempo da Saúde

4 - Inauguração Poupatempo da Saúde - Foto - Alex Cavanha_PSA (13)

Maior centro de especialidades dentro de empreendimento comercial no Brasil, equipamento conta com 53 salas de atendimento, sendo mais de 40 consultórios

Inaugurado no dia 02 de fevereiro, o Poupatempo da Saúde, referência municipal para consultas com a rede especializada, tem se tornado exemplo pela agilidade no atendimento aos usuários do SUS. O equipamento, que ocupa dois andares do Atrium Shopping, é o maior do gênero no País dentro de empreendimentos particulares, e disponibiliza mais de 30 especialidades em espaço de 1,6 mil metros quadrados.

Com funcionamento em horário estendido, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 9h às 16h, o Poupatempo da Saúde finalizou o primeiro mês de atividades com números expressivos. Mesmo fevereiro sendo um mês mais curto e com a pausa do Carnaval, foram 16.770 serviços executados, entre eles 6.675 consultas realizadas e 8.434 agendadas.

(Fotos: Alex Cavanha / PSA)

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