Na primeira manhã de funcionamento do programa, número de passageiros na frota municipal registrou aumento de 50%
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), acompanhou nesta quarta-feira (1º) o início da operação do Tarifa Zero, programa que concede gratuidade nos ônibus das oito linhas municipais. O passe é livre para todos os passageiros, independentemente de idade e de residir ou não na cidade.
Na primeira manhã de operação, o Tarifa Zero gerou aumento de 50% no número de passageiros, dentro do que já era esperado pela VIPE (Viação Padre Eustáquio), empresa concessionária do sistema. Até outubro, a média era de 15 mil usuários por dia. Nenhuma dificuldade foi relatada pelos passageiros.
“A estabilidade econômica atingida nos permitiu chegar a este projeto positivo não só para a mobilidade urbana. Trata-se de uma ação social, sustentável e econômica, com ganhos para o meio ambiente, o empregador e o empregado”, ressalta Auricchio.
A Prefeitura projeta investimento de R$ 2,9 milhões por mês no Tarifa Zero. O valor exato será calculado mensalmente com base em georreferenciamento e pago diretamente à VIPE. Custos de manutenção, operação e de combustível, por exemplo, já estão incluídos neste montante e, para suportar a nova demanda prevista com a gratuidade, foram adicionados mais cinco ônibus à frota atual, que passou a contar com 54 veículos.
O subsídio foi incluído na previsão orçamentária para 2024 e será inserido também na peça orçamentária de 2025, seguindo exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. O investimento anual previsto (R$ 35 milhões) corresponde a 1,44% do orçamento total para 2024, de R$ 2,434 bilhões.
Os passageiros que possuem créditos no cartão do transporte serão ressarcidos pela VIPE. A forma de restituição e o canal que será utilizado para isso serão informados pela empresa nos próximos dias.
Sem novos impostos
Iniciativa inédita no ABC, o Tarifa Zero é realidade em São Caetano graças a um forte ajuste das contas públicas, iniciado em 2017. Não será criado nenhum imposto ou taxa para bancar a novidade.
O programa será custeado com recursos já previstos no orçamento municipal, como multas de trânsito, exploração de ações publicitárias envolvendo o sistema de transporte e dotações orçamentárias próprias de fontes relacionadas à mobilidade urbana e à sustentabilidade socioambiental.
Entre os 645 municípios de São Paulo, apenas 20 contam com a gratuidade. São Caetano é o de maior população no Estado a conceder o passe livre (possui 165.655 habitantes, de acordo com o Censo de 2022).
Modernização do Terminal Rodoviário
Na última sexta-feira (27), a Prefeitura de São Caetano lançou edital para contratação de empresa que realizará a modernização do Terminal Integrado Rodoferroviário Nicolau Delic (módulo 1), no Centro.
A empresa contratada fará obras de recuperação, melhorias e requalificação urbana do entorno do terminal, constantes no Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico de São Caetano do Sul), parcialmente financiado pela CAF (Corporação Andina de Fomento).
O investimento estimado é de R$ 20 milhões. O prazo para execução dos serviços é de 12 meses, contados a partir da assinatura da primeira ordem de serviço, após o término da licitação.
“Com esta remodelação teremos um local de fato mais agradável, com segurança, higiene e luminosidade. Assim, entregaremos mais conforto aos milhares de passageiros dos ônibus e dos trens”, salienta o prefeito Auricchio.
Em outras frentes de trabalho, a Prefeitura requalifica o módulo 2 (nível superior) e realizará intervenções na passagem de nível que liga o terminal de ônibus à Estação São Caetano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
As intervenções integram o Programa Novo Centro. Outros destaques do programa são a requalificação urbana da Praça Cardeal Arcoverde e da Rua Santa Catarina, e o Novo Viaduto Independência.
O Novo Centro está integrado ao Programa Avança São Caetano, o maior programa de obras da história da cidade – R$ 713 milhões investidos em mais de 90 obras.
Confira Projeto em 3D do novo Terminal Rodoferroviário Nicolau Delic (Terminal 1):
(Fotos: Eric Romero e Alexandre Yort/PMSCS)
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